Retirantes: uma visão futurista sobre a fome e violência
top of page

Retirantes: uma visão futurista sobre a fome e violência


Assim como o quadro Os Retirantes de Cândido Portinari, a ficção pós-apocalíptica do escritor Daniel Pedrosa é um reflexo da migração de nordestinos que deixam o lugar de origem em busca de melhores condições de vida. Primeiro de uma trilogia, Retirantes: o legado das sombras retrata os desafios de uma família retirante frente ao desconhecido.


No enredo, 90% da população mundial já foi dizimada por seres batizados popularmente de “sombras”. A busca por lugares seguros e protegidos é a única saída para aqueles que foram deixados para trás. Ao mesmo tempo em que o protagonista Joaquim e os dois filhos estão cercados por medo e morte, dois grandes grupos de sobreviventes travam uma guerra não declarada por um dos últimos paraísos habitados pela raça humana.


A esperança de serem salvos é encontrada junto a uma caixa de metal, um código para abri-la e um bilhete. O recado é claro: entregar o objeto para a Colônia, um lugar de oportunidades para todos e onde a vida ainda é possível. Com as direções e orientações, a família inicia uma jornada perigosa em direção a uma terra desconhecida.


A mensagem escrita pelo militar naquele pedaço de papel continha mais do que um pedido: evidenciava claramente a existência de um lugar diferente, onde tinham descoberto como se proteger das sombras. Aquela mensagem era, talvez, a melhor notícia que havia recebido em meses e trazia uma última esperança para ele e sua família. Talvez nesse lugar existisse segurança, oportunidade e comida abundante. Um lugar onde a vida seria novamente possível, onde todo o sofrimento e a luta por sobrevivência se tornariam apenas lembranças. (Retirantes, p. 25).


Retirantes: o legado das sombras carrega muito mais que fantasia. A ficção pós-apocalíptica transcreve o medo e o desespero pelo qual passam muitos daqueles que enfrentam o desconhecido em busca de um futuro melhor. O segundo livro está previsto para ser publicado em 2023, também pela editora Novo Século.

Livro: Retirantes: o legado das sombras Autor: Daniel Pedrosa ISBN: 655561269X Formato: 16 x 23 cm Páginas: 256 Preço: R$ 49,90 Link de venda: Amazon


Sobre o autor: Daniel Pedrosa é engenheiro e escritor. Iniciou a trajetória literária em 2007, com oito livros publicados. Atualmente vive na cidade de São José dos Campos, onde divide seu tempo entre o trabalho de engenheiro e a criação de histórias. É membro da Academia Joseense de Letras.


bottom of page