Saiba quais são as hamburguerias que estão participando do Tour Gastronômico Esquenta Curicaca 2025 e os inéditos combos criados por eles
- Rodrigo Carvalho
- há 3 dias
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A Petrobras e o Ministério da Cultura - Governo Federal realizam o Tour Gastronômico Esquenta Curicaca 2025, uma iniciativa da Brasil Restaurant Week, viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e integrada à programação do Festival Internacional Curicaca.
O projeto começa nesta sexta-feira, 3 de outubro, e, em especial, 13 hamburgueiras estão participando com combos com preços até R$ 59,90, são eles: Chapa Sanduberia, Geléia Burger (Asa Sul, Sudoeste e Águas Claras), Inforno (Asa Sul, Asa Nortes e Águas Claras), Páprica Burger (Asa norte, Asa Sul, Iguatemi Shopping e Lago Sul), T.T Burger e Vila Tarego.
Ao todo 55 estabelecimentos estão participando incluindo 25 restaurantes, 7 bares e 10 cafés, que criaram receitas inéditas a partir de insumos típicos do Cerrado — como pequi, araticum, baru, buriti, mangaba, maracujá-do-cerrado e cajuzinho-do-cerrado.
Vamos as criações
A criativa Chapa Sanduberia (406 Norte), criou dois “sandubas” que são a verdadeira representação do cerrado! O primeiro combo é Baguete de fermentação natural, maionese de pequi, Iscas de frango crocante, requeijão com milho, cheiro verde e batata palha artesanal + Batata frita especial com maionese de pimenta de cheiro + bebida (suco, refrigerante ou água) - R$ 59,90; enquanto o segundo também uma Baguete de fermentação natural, geleia de mangaba, linguiça cuiabana, queijo coalho, vinagrete e maionese picante + batata frita especial com maionese de pimenta de cheiro + bebida (suco, refrigerante ou água) - R$ 59,90.
Recentemente premiada como melhor hamburgueria da capital por uma premiação local, o Páprica Burger vai servir em suas quatro unidades (Asa Sul, Asa Norte, Iguatemi Shopping, além da operação do Lago Sul exclusiva para delivery e take out), o Kombo Pequizeiro: Blend de frango orgânico grelhado e gratinado com queijo mussarela, molho de pequi e cebola crispy no pão brioche com gergelim. Acompanha batata palito ou chips de mix de raízes (R$ 59,90 e R$ 69,90 pelo iFood).
Já a Inforno Burger (Asa Sul, Asa Norte e Águas Claras), conhecido pelo seu Burger envolto na massa de pizza criou o Infornazzo Curicaca com Massa de fermentação natural por 48h envolta no blend angus de 210g da melhor carnes, muito cheddar e toque de aioli da casa + batata chips (R$ 59).
Enquanto a Villa Tarego tradicional hamburgueria em Águas Claras/Park Way, criou o Combo Quadradim em homenagem a Brasília. Ele vem com Pão de brioche com gergelim representando o nosso céu estrelado inigualável de Brasília, com Burger angus em formato quadrado homenageando ao nosso quadradinho territorial, com queijo prato derretido, com anéis de cebola crocantes em alusão às famosas tesourinhas do eixo, farofinha de bacon e saladinha de alface frisee com tomate, finalizado com Mayo de baru do nosso cerrado. Acompanha batata frita (R$ 59);
O T.T Burger (202 Sul) está com o Goiabacon com Blend 180g black angus premium, pão brioche, geleia de goiabada, ketchup com cebola caramelizada, bacon crocante e queijo cheddar, além de batata frita por R$ 59,90.
Por fim a marca brasiliense Geléia Burger (Asa Sul, Águas Claras e Sudoeste), está com o Pão brioche com hambúrguer 180g, + 80g de costela bovina desfiada e defumada, queijo cheddar, vinagrete e molho barbecue com toque do cerrado para trazer um sabor exclusivo, acompanhado de Batatas rústicas fritas, temperadas com sal, páprica defumada levemente picante e alecrim fresco, além de maionese especial de alho + refrigerante (R$ 49,90).
Demais estabelecimentos participantes
Restaurantes: Baco Pizzaria, Benita Paninoteca, Blás, Casa Baco (Brasília Shopping e CasaPark), Caminito Parrilla (Asa Sul, Asa Norte, Sudoeste e Águas Claras), Cerratto - Oscarito, Doma Rooftop, Dudu Bar, Iacina (Aliança Francesa), Kay Pacha, Le Vin, Mezanino da Torre de TV, Nazo Japanese Food (Asa Sul, Asa Norte, Sudoeste e Águas Claras), Rio Bistrô, Rota do Vinho, Verona, Villa Tevere e Zante.
Bares: 313 Drinks, Caju Limão (Asa Norte e Sudoeste), Cambuí, Jamburita, O Canto e SS Gastrobar.
Cafés: Antonieta, Café Castanho, Casa de Chás, Ernesto Café (Asa Sul, Asa Norte e Caixa Cultural), Glória Café, Sesi Lab Café, Vert Café (Asa Sul e Águas Claras).
“Queremos dar visibilidade ao talento local e mostrar que a gastronomia de Brasília é tão inovadora quanto qualquer outra indústria. Esse movimento não só celebra a riqueza do Cerrado, como também projeta o DF no mapa da inovação gastronômica”, destacam os organizadores do Festival Curicaca.
Sobre o Festival Curicaca
Em outubro, Brasília vai receber o Festival Curicaca, o maior encontro internacional de inovação e tecnologia da indústria que o Brasil já viu. Promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em sintonia com diversos parceiros nacionais e internacionais, setor produtivo e instituições públicas, Curicaca vai conectar o Brasil no cerrado, tendo o Distrito Federal (DF) como um grande palco.
O festival vai acontecer de 7 a 11 de outubro, na Arena BRB Mané Garrincha, e contará com grandes palestrantes, shows, experiências imersivas, e gastronomia.
Mas por que Curicaca?
Essa ave típica do Cerrado é símbolo de mudança e renovação – canta para anunciar novos tempos. É justamente isso que o festival representa: transformação, criatividade, desenvolvimento e oportunidades.
Mais que sabores: identidade e capacitação
“A proposta do Tour vai além de destacar sabores regionais. É também uma oportunidade de refletir sobre a construção de uma identidade gastronômica brasiliense. Com criações ousadas, a iniciativa abre caminho para que, no futuro, receitas com cajuzinho, baru e pequi se consolidem como símbolos de Brasília para o Brasil e o mundo”, destacam os organizadores da Brasil Restaurant Week, Matheus Dantas e Fernando Reis.
Além da experiência para o público, o projeto também investe no fortalecimento do setor, oferecendo capacitação gratuita aos participantes em áreas como: Atendimento, gestão de equipe e experiência do cliente; Noções de harmonização de vinhos; Noções de harmonização de coquetéis.
Serviço
Tour Gastronômico Esquenta Curicaca
Quando: 3 a 23 de outubro de 2025
Para mais informações: https://curicaca.abdi.com.br/ e restaurantweek.com.br
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