Senado aprova lei que inclui representantes comerciais em tabela de tributação com alíquotas menores
top of page

Senado aprova lei que inclui representantes comerciais em tabela de tributação com alíquotas menores


O Senado Federal aprovou, no dia 6 de julho, o projeto de lei 5/2015, que propõe a diminuição da tributação no Simples Nacional para representantes comerciais. O presidente da casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), conduziu a discussão da proposta, que agora deve ser analisada pela Câmara Federal.


De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista/DF), Álvaro Silveira Júnior, a decisão tem uma repercussão positiva para os atacadistas: “O representante comercial é o principal vínculo entre o cliente e as empresas atacadistas. Quanto menor o custo tributário para ele, maior a sua remuneração”, explica, lembrando que, somente vinculados às empresas do Sindicato, são mais de 6 mil representantes comerciais em atuação hoje no DF.


O objetivo do projeto de lei é mudar o regime tributário no imposto para a representação comercial. Hoje, as alíquotas variam entre 15,5% e 30,5%. Com a medida, passam a ser de 6% a 17,4%.


“Além de beneficiar os representantes comerciais, a medida gera mais arrecadação para o Estado. Com a redução da carga tributária, também ocorre o aumento da formalidade no setor, o que contribui para a geração de mais empregos e renda” , afirma o presidente.


Sobre o Sindiatacadista/DF - O Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista/DF) representa todo o comércio atacadista de Brasília, entre os quais estão: gêneros alimentícios, autosserviço, autopeças, material de construção, drogas e medicamentos. Ao todo, são, aproximadamente, 400 empresas representadas pela entidade sindical sem fins lucrativos. E, atualmente, sua base é composta de 187 empresas associadas.


Além de coordenar, proteger, apoiar, integrar e representar legalmente o segmento de atacado e distribuição em todo o Distrito Federal exerce um papel relevante no crescimento da representatividade de seus associados e parceiros. É filiado à Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD) e à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal.


A entidade é o elo entre o setor atacadista, governo, varejistas e a sociedade em geral, além de defender os interesses e anseios de seus associados, agregar forças na criação de melhorias e promover a integração da classe atacadista.

bottom of page