top of page

Sesc Pinheiros e editora Todavia fazem atividades em torno da escritora vencedora do Nobel Han Kang e da literatura coreana

A literatura coreana e, em especial, a escrita de Han Kang (autora do aclamado “A vegetariana” e vencedora do Nobel 2024), serão tema de uma série de encontros que acontecerão no Sesc Pinheiros a partir do dia 16 de setembro. As atividades são propostas pelo Sesc Pinheiros e pela editora Todavia, que publica as obras de Han Kang no Brasil. A programação tem apoio do Instituto de Tradução de Literatura da Coreia (LTI Korea).  

 

Serão cinco encontros - três bate-papos, uma clube de leitura e uma oficina de desenho - que vão discutir desde os aspectos históricos, culturais e sociais que compõem os textos de Han Kang até como a subjetividade, o trauma, e a violência passaram a ser uma marca na produção da autora coreana. Os encontros serão mediados pela quadrinista Ing Lee, pela pesquisadora Carolina Ferreira, pelas jornalistas Iara Biderman e Paula Carvalho, e pela tradutora Natália Tae Maciel Okabayashi. Veja a programação abaixo.

 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela Central de Relacionamento Digital do Sesc (Link) a partir do dia 10 de setembro, às 15h. As vagas são limitadas.

 

Programação: 

bate-papoRepresentações da Cultura Coreana na Literatura Com Carolina FerreiraDia 16/9, terça, às 19h30, Auditório (3º andar), Sesc Pinheiros100 vagas

Bate-papo propõe uma imersão na literatura sul-coreana como espelho da sociedade, explorando como cultura, política, gênero e identidade são retratados nas obras de Han Kang, autora ganhadora do Nobel de Literatura.Carolina Ferreira é pesquisadora, curadora e estrategista criativa. Atua na intersecção entre cultura, educação e transformação social, costurando atravessamentos entre pensamento acadêmico, escuta sensível e prática aplicada. Doutoranda e mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP. É fundadora da Espiralar, espaço de pesquisa, formação e curadoria em cultura. 

oficinaOficina de Desenho: Desenhando Han Kang Com Ing LeeDia 21/9, domingo, às 15h, Sala de Múltiplo Uso (3º andar), Sesc Pinheiros25 vagas

A atividade propõe uma imersão visual no universo literário de Han Kang, conduzida pela artista Ing Lee, brasileira de ascendência coreana. Por meio de reflexões sobre identidade, transformação e alienação, os participantes serão convidados a criar ilustrações inspiradas nas obras da autora, explorando também influências do manhwa.Ing Lee é uma quadrinista e ilustradora coreano-brasileira, surda oralizada, nascida em Belo Horizonte e atualmente residente em São Paulo. Graduada em Artes Visuais pela UFMG, seu trabalho combina influências da cultura pop dos anos 1990 e 2000 com elementos da arte tradicional coreana, como o minhwa, criando uma estética nostálgica e contemporânea. 

bate-papoRecepção Literária das obras de Han Kang e o caminho para o Nobel Com Iara BidermanDia 23/9, terça, às 19h30, Auditório (3º andar), Sesc Pinheiros100 vagasA palestra analisa a recepção crítica das obras de Han Kang no Brasil, com destaque para "A Vegetariana", e investiga como essa trajetória refletiu e contribuiu para o reconhecimento global da autora. A partir de uma contextualização da literatura coreana no Brasil, serão discutidos o impacto do Prêmio Nobel de Literatura e o papel da crítica na consagração de vozes internacionais na literatura.Iara Biderman é jornalista, crítica de literatura e escritora brasileira com mais de 40 anos de carreira na imprensa cultural. Editora da revista Quatro Cinco Um, foi repórter de saúde e cultura na Folha de S.Paulo, onde trabalhou por mais de 15 anos. Especializou-se em análise crítica do jornalismo na Universidade de Cardiff (Reino Unido), onde foi pesquisadora convidada. Em 2024, lançou seu primeiro livro de ficção, “Tantra e a arte de cortar cebolas” (editora 34). 

bate-papoClube de Leitura - "Sem despedidas", de Han Kang Com Paula CarvalhoDia 2/10, quinta, às 19h30, Sala de Múltiplo Uso (3º andar) – Sesc Pinheiros32 vagas

Como parte do Ciclo Literatura Coreana no Brasil, o Sesc Pinheiros realiza um encontro sobre “Sem despedidas”, de Han Kang. Na trama, Kyung-ha deixa Seul para cuidar do pássaro de uma amiga em Jeju e acaba descobrindo memórias ocultas da família de Inseon e um arquivo sobre o massacre que marcou a ilha entre 1948 e 1949.Paula Carvalho é historiadora, jornalista, editora, tradutora e podcaster. Atualmente faz pós-doutorado em História na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Por quatro anos e meio foi editora da revista Quatro Cinco Um, onde trabalhou nas mais diferentes áreas, da revista ao podcast até a editora Tinta-da-China Brasil. É uma das fundadoras do movimento Um Grande Dia para as Escritoras. É autora do livro "Direito à vagabundagem: as viagens de Isabelle Eberhardt" (Fósforo, 2022). Estuda viajantes, principalmente os disfarçados.

 

bate-papoRomances de Han Kang: reflexões e tradução Com Natália Tae Maciel OkabayashiDia 7/10, terça, às 19h30, Auditório – Sesc Pinheiros100 vagas

A palestra investiga as obras de Han Kang, explorando História, subjetividade, trauma, violência e alienação em "A Vegetariana", "Atos Humanos", "O Livro Branco" e "Sem Despedidas". Aborda também os desafios e nuances da tradução literária de "O Livro Branco" e "Sem Despedidas", refletindo sobre o ato de traduzir e recriar, para aproximar o público brasileiro de uma Coreia do Sul complexa e em transformação.

Natália Tae Maciel Okabayashi formou-se em 2016, tendo sido aluna da primeira turma de graduação em Língua e Literatura Coreana na USP. Atua como tradutora literária desde 2021, tendo traduzido obras as obras "O livro branco" e "Sem despedidas", ambas de Han kang, pela editora Todavia. Já participou de projetos de tradução coletiva de contos tradicionais e literatura infantil, mas também trabalhou individualmente com light novels e romances.

Quem é Han Kang  

Primeira mulher asiática a ganhar o prêmio Nobel de Literatura, Han Kang nasceu na Coreia do Sul, em 1970. Aclamada mundialmente, é autora de A vegetariana, Atos humanos e O livro branco e Sem despedidas, todos publicados pela Todavia. Com uma prosa poética, seus livros são reconhecidos por explorar temas como a opressão patriarcal e violências históricas.

 

 Sesc Pinheiros  

Rua Paes Leme, 195, Pinheiros - São Paulo (SP)

Horário de funcionamento: Terça a sexta: 10h às 22h. Sábados: 10h às 21h. Domingos e feriados: 10h às 18h30

Estacionamento com manobrista


Como Chegar de Transporte Público: 350m a pé da Estação Faria Lima (metrô | linha amarela), 350m a pé da Estação Pinheiros (CPTM | Linha Esmeralda) e do Terminal Municipal Pinheiros (ônibus).


Acessibilidade: A unidade possui rampas de acesso e elevadores, além de banheiros e vestiários adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. Também conta com espaços reservados para cadeirantes.



© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page