SESI Lab: Brinca+ entra na reta final com show infantil do trio Tuyo e muitas atividades para aprender brincando
- Rodrigo Carvalho

- há 2 horas
- 3 min de leitura

O SESI Lab se aproxima da reta final do festival Brinca+ com uma programação especial que reforça a proposta de transformar as férias em uma experiência de aprendizado, criação e convivência. A principal atração musical desta semana é o trio Tuyo, que apresenta no museu o show do álbum infantil Quem Eu Quero Ser, além de teatro, desenho animado e oficinas e ativações científicas.
Continua em cartaz a Ocupação Palavra Cantada, exposição totalmente pensada para crianças, que conta a trajetória de mais de 30 anos da dupla de sucessos infantis Sandra Peres e Paulo Tatit.
Apresentado pelo Ministério da Cultura, SESI Lab e Shell, o festival acontece até 15 de fevereiro – com atividades de terça a domingo - e conta com apresentações musicais, teatro, sessões de desenho e diversas oficinas conduzidas por educadores, artistas, designers e cientistas.
A entrada no SESI Lab é gratuita durante o festival, mas é preciso retirar ingresso online ou na bilheteria física do museu, inclusive para crianças e bebês. Para oficinas é necessário retirar ingresso específico, também gratuitamente, no dia do evento. As vagas são limitadas.
A superintendente de cultura do Serviço Social da Indústria (SESI), Cláudia Ramalho, destaca que o Brinca+ foi pensado para acolher públicos de todas as idades, desde bebês até jovens e adultos. “O festival reúne atividades sensoriais, artísticas e educativas que dialogam com diferentes fases da infância e com as famílias. Além disso, traz para o SESI Lab atrações de várias partes do Brasil, ampliando o repertório cultural do público e reforçando o museu como um espaço de encontro com a diversidade, a brincadeira e o aprendizado”, afirma.
Quem eu quero ser
No álbum Quem Eu Quero Ser, o Tuyo resgata memórias singelas da infância e aborda, com sensibilidade, temas como descobertas, afetos e dilemas do crescimento. O trio paranaense mescla beats complexos com toques orgânicos, vocais harmônicos e letras sensíveis. Os shows são no sábado (7) e domingo (8), às 17h, no túnel do SESI Lab.
Para o álbum infantil, eles passeiam por gêneros musicais nunca visitados e por referências pelas quais eram fascinados quando crianças, como Milton Nascimento, Björk, Tears for Fears e muita abertura de anime.
“Para nós, a maneira mais franca e segura de conversar sobre infância num disco seria fazer dele uma homenagem à nossa própria, na honestidade de sempre”, afirma o Tuyo. “Este álbum registra a nossa tentativa de compreender a infância em primeira pessoa”.
Matemática divertida
O espetáculo teatral Constante & Finito será apresentado no sábado e no domingo, às 11h, também no túnel do SESI Lab. Na história, os dois palhaços que dão nome à peça levam o público por um mundo de exploração e curiosidade pela matemática por meio de um texto poético e acessível.
A montagem é uma costura de textos da coluna Matematicamente, que integra a revista Ciência Hoje das Crianças. Segundo seu autor, o professor Pedro Roitman, boa parte da tecnologia de ponta envolve matemática. “Uma boa relação das crianças e jovens com a matemática passa a ser essencial para que eles possam exercer a sua cidadania plenamente”, afirma Roitman, que estará no museu para apresentar o livro Histórias para despertar matemáticos(as) adormecidos(as).
Ciência que encanta
O Einstein Jr. agita o fim de semana com atividades que mostram que a ciência é divertida. Ao longo do fim de semana, o Einstein Jr. fará ativações na galeria principal do SESI Lab: Está Nevando em Brasília (sexta-feira); Perfume da Floresta (sábado) e Canhão de Vórtice (domingo). Já as oficinas irão explorar a criatividade dos participantes: Saboaria Criativa (sábado) e Tintas Mágicas (domingo), às 15h, no Espaço Maker.
Durante a semana, de terça à sexta-feira, o programa educativo do SESI Lab oferece oficinas e ativações. As atividades aproximam conceitos científicos do cotidiano de forma lúdica e acessível, estimulando a curiosidade e o aprendizado mão na massa.
Sobre a Shell Brasil
Há 112 anos no país, a Shell Brasil é uma companhia de energia integrada, com participação nos setores de petróleo e gás, soluções baseadas na natureza, e pesquisa, desenvolvimento e trading, por meio da comercializadora Shell Energy Brasil. A companhia está presente ainda no segmento de biocombustíveis por meio da joint-venture Raízen, que no Brasil também gerencia a distribuição de combustíveis da marca Shell.
A Shell Brasil trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
Festival Brinca+
SESI Lab – Setor Cultural Sul, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto
17 de janeiro a 15 de fevereiro de 2026
Terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábado, domingo e feriados, das 10h às 19h
Mais informações: @sesi.lab
Acesse o press kit com fotos e vídeos










Comentários