Sindiatacadista/DF comemora aprovação de PEC que deve beneficiar caminhoneiros do país
top of page

Sindiatacadista/DF comemora aprovação de PEC que deve beneficiar caminhoneiros do país


A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº15/2022 foi aprovada pela Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (13). A medida determina o pagamento de um auxílio mensal de mil reais, até dezembro de 2022, aos transportadores autônomos de carga.


“A aprovação da PEC é muito importante para o setor logístico do país, pois a atuação dos caminhoneiros tem sido essencial para manter o abastecimento no país. Aliás, esta foi uma categoria que sentiu bastante, já que não pôde parar, mesmo com o risco de contágio, no auge da pandemia”, comenta Álvaro Silveira Júnior, presidente do Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista/DF).


Com a alta do preço dos combustíveis, os transportadores foram ainda mais atingidos pelo cenário econômico brasileiro. O benefício ainda passará por regulamentação, mas a expectativa é de que mais de 800 mil caminhoneiros de todo o país, incluindo os microempreendedores individuais caminhoneiros, sejam contemplados pelo auxílio.


Os transportadores devem estar registrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas até 31 de maio de 2022 para receber o benefício. A previsão para o início dos pagamentos é em agosto, por meio do aplicativo Caixa Tem.


Sobre o Sindiatacadista/DF - O Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista/DF) representa todo o comércio atacadista de Brasília, entre os quais estão: gêneros alimentícios, autosserviço, autopeças, material de construção, drogas e medicamentos. Ao todo, são, aproximadamente, 400 empresas representadas pela entidade sindical sem fins lucrativos. E, atualmente, sua base é composta de 187 empresas associadas.


Além de coordenar, proteger, apoiar, integrar e representar legalmente o segmento de atacado e distribuição em todo o Distrito Federal exerce um papel relevante no crescimento da representatividade de seus associados e parceiros. É filiado à Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD) e à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal.


A entidade é o elo entre o setor atacadista, governo, varejistas e a sociedade em geral, além de defender os interesses e anseios de seus associados, agregar forças na criação de melhorias e promover a integração da classe atacadista.

bottom of page