top of page

Sistema Fecomércio MG leva sabores, saberes e cultura para o Festival Fartura Gastronomia em Nova Lima

ree

O Sistema Fecomércio MG e Sindicatos Empresariais, por meio do Sesc e do Senac, marca presença no Festival Fartura Gastronomia em Nova Lima, no Espaço CSul, à beira da Lagoa dos Ingleses, nos dias 11 e 12 de outubro, com uma programação diversificada. Moradores e visitantes poderão participar de atividades de gastronomia, arte e lazer, no sábado, das 11h às 21h, e no domingo, das 11h às 20h. As ações são gratuitas e as inscrições podem ser feitas no local, 30 minutos antes do início. 

Cozinha ao vivo 

Uma das atrações mais aguardadas, na Cozinha ao vivo, o público poderá acompanhar de perto e degustar os preparos de chefs convidados, em encontros que aproximam conhecimento e sabor. No sábado, dia 11, das 12h às 13h, o chef e docente do Senac Frederico Divino vai fazer a saborosa receita de Costelinha na Cachaça com arroz de Queijo Minas Artesanal. E no domingo, dia 12, das 16h às 17h, os chefs e docentes Gustavo Melo e Luan Damiano vão preparar o Caldoso de Minas, prato que leva frango, beldroega e quiabo. 

Conhecimento e Degustação 

O Espaço Conhecimento Sistema Fecomércio MG é especialmente dedicado para promover a troca entre chefs, docentes e produtores, em conversas sobre a tradição e a inovação na cozinha. 

No dia 11, sábado, das 17h às 18h, o Espaço recebe Roberta de São Joaquim Raphael, nutricionista e analista de Nutrição do Sesc em Minas, para um bate-papo sobre aproveitamento integral dos alimentos com técnicas culinárias que valorizam a cultura alimentar mineira. E no dia 12, das 14h às 15h, o chef e docente do Senac Luan Damiano, aborda o tema “Do forno à tradição: pão de linguiça artesanal com requeijão tostado e goiabada”. 

O Festival Fartura Nova Lima conta também com Espaço Degustação Sistema Fecomércio MG, para quem quiser aprender com os chefs e docentes. No dia 11, das 14h às 15h30, Josiane Marcussi Torido, nutricionista e analista de Ação Social do Sesc em Minas, ensinará a preparar um patê de salsa com berinjela e azeitona. Em seguida, das 16h às 17h30, o chef e docente do Senac Eduardo Batista vai ensinar a receita do Arroz de forno da Manu. 

A programação gastronômica prossegue no Espaço Degustação no dia 12, das 13h às 14h30, com o chef e docente do Senac Gustavo Melo, que vai dar uma aula com o tema “Sabores da travessia: conexão Brasil e Portugal”. Logo após, das 15h às 16h30, Giovana Gomes da Silva Beliene Vila, chef e docente do Senac, vai preparar Cupim com Milho Verde, Mocotó e Jiló, uma fusão mineira em quatro tempos de sabor, com carne, grão, acidez e colágeno. Trata-se de cupim prensado em cozimento lento, servido com angu cremoso de milho verde tostado, picles de jiló artesanal e glace de mocotó com cachaça. Uma celebração da mineiridade transformada em sofisticação. 

Programação artística e de lazer 

A programação promete agradar também quem busca um final de semana com muita cultura. O Palco Sistema Fecomércio MG reúne diversos estilos e linguagens. O festival receberá o set animado da Aída DJ, o grupo local Choro de Lamparina, Camila Rocha Trio com seu repertório instrumental, a força da música de raiz de Pereira da Viola, o som autoral e envolvente de Uli Costa, além da batida marcante de MCastro DJ. O grupo Jimi Oliver Trio traz sua versatilidade musical, enquanto a Trupicada prepara um espetáculo especialmente voltado para o público infantil. 

A nostalgia toma conta do palco com o show da banda Venice, que presta homenagem a Roberto Carlos, e o evento ainda contará com o espetáculo Marina em Âmago. O Circuito Mineiro de Dança também ocupa o palco com apresentações que exploram diferentes linguagens da dança contemporânea e popular. 

Além disso, o público poderá aproveitar ainda as atrações para toda a família no Espaço de Lazer do Sesc, das 12h às 18h. 

Sobre o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade, há 86 anos. Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários(as), empresários(as) e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado. 

Há quase 80 anos, o Sesc em Minas cumpre a missão de promover o encontro das pessoas com o bem-estar e a qualidade de vida. São encontros diários com a Ação Social, a Saúde, a Educação, o Turismo, o Lazer, o Esporte e a Cultura. Fundado pela Confederação Nacional do Comércio em 13 de setembro de 1946, o Sesc em Minas é uma instituição privada mantida pela contribuição sindical do empresariado do comércio. Em Minas Gerais, o Sesc atua em todas as regiões do estado, com 34 unidades fixas e 13 unidades móveis. 

O Senac em Minas atua conectado às tendências globais para oferecer educação profissional de qualidade, orientada pelas demandas do comércio de bens, serviços e turismo, além dos princípios de inovação, inclusão e sustentabilidade. Seu portfólio de cursos – ágeis, técnicos, graduação e MBA – é desenvolvido com base em pesquisas e contatos diretos com o mercado, permitindo itinerários formativos flexíveis. Com 42 unidades educacionais e 14 carretas móveis que reproduzem ambientes de aprendizagem, o Senac atende diversos segmentos, como saúde, gastronomia, tecnologia, gestão, moda e turismo, garantindo uma formação diferenciada e alinhada às necessidades do mundo do trabalho. 


Comentários


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page