top of page

Superjazz Festival ocupa os jardins do CCBB Brasília com latinidades e jazz nesta quarta-feira

Os jardins do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília) se transformam mais uma vez em cenário para o encontro entre boa música, paisagem encantadora e experiências sonoras únicas. Nesta quarta-feira, 09 de julho, o Superjazz Festival realiza mais um encontro de sua temporada 2025, com uma programação marcada pela fusão de sonoridades afro-latinas, jazz e experimentações contemporâneas.

A partir das 17h, o público será recebido pela Rádio Superjazz, projeto comandado pelos DJs e curadores Dudão Melo e Mario SartÔ, que nesta edição recebe o coletivo Ondas Tropicais. O set com curadoria de Fernando Rosa e Son Andrade reúne artistas, gêneros e movimentos que aproximam a música latino-americana de influências afro-brasileiras e contemporâneas.

Às 18h, quem assume o palco é o Trio Aretê, formado por Thanise Silva (flauta), Lucas Fernandes (baixo) e Caio Fonseca (bateria). Com uma formação pouco convencional — sem instrumentos harmônicos — o grupo propõe uma sonoridade pulsante, construída a partir de timbres, sobreposições melódicas e texturas improvisadas.

Logo depois, às 19h30, a cantora, compositora e violinista cubana Dya Valdes. Herdeira do legado do Buena Vista Social Club — seu avô foi um dos fundadores do grupo — Dya apresenta um repertório autoral e potente, que atravessa o jazz, o soul, os ritmos afrocubanos e brasileiros com uma proposta contemporânea e vibrante.

Além da programação musical, o público poderá circular pela tradicional feirinha de vinis, com títulos clássicos e raridades, além de adquirir camisetas e moletons exclusivos do festival na lojinha do evento.

PROGRAMAÇÃO

09/07

17h - Rádio Superjazz convida Ondas Tropicais

18h - Trio Aretê

19h15 - Rádio Superjazz

19h30 - Dya Valdez 

21h - Rádio Superjazz

 

E VEM AÍ...

23/07

17h - Rádio Superjazz

17h10 - Atração do “Edital”

17h50 - Rádio Superjazz

18h - Wanderson Bonfim

19h15 - Rádio Superjazz

19h30 - Pablo Fagundes

21h - Rádio Superjazz

 

SOBRE OS ARTISTAS

Rádio Superjazz é um projeto que mistura o formato de programa de rádio com a dinâmica da discotecagem em vinil, criando uma experiência musical rica e descontraída. Comandada pelos experientes radialistas e DJs Dudão Melo e Mario SartÔ, a dupla apresenta músicas contextualizadas com curiosidades e histórias sobre os artistas e álbuns, no estilo “Os Tiozão do Jazz”, como são carinhosamente chamados pelo público. No Cerrado Jazz Festival, eles assumem o papel de mestres de cerimônia e DJs da primeira noite, no dia 23, conduzindo a festa com leveza e bom humor.

Dudão Melo é criador do Coletivo Superjazz, idealizador do Eixão do Jazz e do Superjazz Festival, além de ter atuado como diretor de selos e produtoras importantes. Já discotecou em cidades como Nova York, Nova Orleans e Luanda, e foi apresentador do premiado programa Jazzmasters. Mario SartÔ, com mais de 25 anos de rádio, é também curador musical e produtor. Atuou como saxofonista em diversas formações, incluindo o grupo Araketu, e é DJ residente do Coletivo Superjazz.

Ondas Tropicais - é uma viagem de ida e volta às origens da música afrolatina que influenciou o Brasil e todo o continente. Com curadoria de Fernando Rosa e Son Andrade, a trilha traz artistas, gêneros e movimentos que promoveram essa fusão de sonoridades. Picotando os ritmos, o set trás temas clássicos e contemporâneos da América Latina.

Trio Aretê – Formado por Thanise Silva na flauta, Lucas Fernandes no baixo e Caio Fonseca na bateria, o Trio Aretê apresenta composições e arranjos que exploram diferentes possibilidades de sua formação pouco convencional, sem instrumentos harmônicos. A sobreposição de linhas melódicas, timbres, efeitos e texturas provoca uma sonoridade enérgica que reflete a afinidade entre os músicos. Algumas de suas composições podem ser conferidas no EP "Trio Aretê", lançado em 2020.

Dya Valdes - cantora, compositora e violinista cubana formada na Escola Nacional de Arte em Habana -Cuba. Atualmente cursa sua licenciatura em música e dá aulas de violino e piano para estudantes de todos os níveis. Provem de uma família cheia de músicos de primeira categoria em Cuba vindo do legado do Buena Vista Social Club do qual seu avô fundador e cantor principal por décadas. Filha do Felix Valoy cantor e diretor da banda Sabor de Cuba, banda da qual é cantora e tecladista. Em Cuba já teve sua própria banda instrumental de folclore africano da qual fazia o violino principal e comandava. Cantou em palcos com artistas de primeira categoria como: Omara Portuondo e Haila MariaMompie, fez parte da orquestra de câmara e sinfonia da ENA. Participo em shows de teatro com ``La Colmenita". Dya pretende com seus estudos e conhecimento musical, oferecer muita música cubana e afro-latina em Brasília. Já se apresentou em palcos importantes da cidade como: Clube do Choro de Brasília e o Feitiço das Artes e pretende continuar se apresentando e difundindo sua cultura fazendo uma mistura de ritmos cubanos e brasilidades. Já fez materiais artísticos na rádio nacional explicando sobre cultura cubana e o conceito da música que a banda Sabor de Cuba traz. Também foi uma das candidatas escolhidas para o edital Brasília Independente 2024, apresentado pela TV Globo. Atualmente trabalha no seu primeiro álbum em solo, trazendo ritmos variados do gênero afro, tradicionais cubanos e brasileiros, com uma proposta fresca e bem estruturada. Continua fazendo shows pela cidade trazendo um repertório muito diferente que inclui variedades de estilos, entre eles: jazz, soul, latino, brasileiro e afro.

 

SOBRE O CCBB BRASÍLIA  

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília foi inaugurado em 12 de outubro de 2000, e está sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, e tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis.  

Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, o CCBB Brasília dispõe de amplos espaços de convivência, bistrô, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.  

 

Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB Brasília, programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), acolhendo o público espontâneo e, especialmente, milhares de estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, ao longo do ano, por meio de visitas mediadas agendadas, além de oferecer atividades de arte e educação aos fins de semana.  

Desde o final de 2022, o CCBB Brasília, se tornou o terceiro prédio do Banco do Brasil a receber a certificação ISO 14001, sendo que no ano de 2023, obtivemos a renovação anual da certificação, como reconhecimento do compromisso com a gestão ambiental e a sustentabilidade.  

A conquista atende à Ação 24 da Agenda 30, que tem por objetivo reforçar a gestão dos programas, iniciativas e práticas ambientais e de ecoeficiência do BB e demonstra o alinhamento do CCBB Brasília a estratégia corporativa do BB, enquanto espaço de difusão cultural que valoriza a diversidade, a acessibilidade, a inclusão e a sustentabilidade porque transformar vidas é parte da nossa cultura.  

 

Serviço

Superjazz Festival - 5ª. Temporada

O projeto acontece até 06 de agosto, com duas apresentações por mês, a cada quinze dias, às quartas-feiras, a partir das 17h. 

Ingressos gratuitos, mediante retirada no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB Brasília.

Local: Jardim do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília 

Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul 

 Classificação indicativa: Livre

CCBB Brasília  

Aberto de terça a domingo, das 9h às 21h  

E-mail: ccbbdf@bb.com.br   

  


Comments


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page