Teste gratuito de daltonismo no Boulevard Shopping Brasília estimula diagnóstico precoce e inclusão
- Rodrigo Carvalho
- há 1 hora
- 4 min de leitura

No sábado (06 de setembro), o Boulevard Shopping Brasília realiza uma tarde dedicada ao Teste do Daltonismo, atividade gratuita e aberta ao público, das 14h às 17h, no Piso 2. Em parceria com a clínica Olhar Prime, serão aplicados testes de identificação de daltonismo em adultos e crianças, com orientação de profissionais de saúde. A iniciativa é informativa para toda a sociedade e reforça a importância do diagnóstico precoce. O procedimento utiliza pranchas pseudoisocromáticas (como o teste de Ishihara), método de triagem para alterações de percepção das cores.
Durante a ação, haverá óculos de simulação para o público experimentar como pessoas com daltonismo enxergam determinadas combinações cromáticas. As crianças ainda participam de uma oficina de colorir com lápis da TRIS sinalizados pelo ColorADD, o “alfabeto das cores” que traduz cores em símbolos, ampliando a autonomia de quem tem deficiência de visão de cores.
Como mais uma iniciativa de inclusão, o shopping disponibiliza na vitrine das lojas o QR Code do aplicativo ColorADD, que identifica cores pela câmera do celular e auxilia nas compras do dia a dia.
O daltonismo é a deficiência de visão de cores e costuma ser genético, mais frequente em homens do que em mulheres. As estimativas internacionais indicam que cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres possuem algum grau de alteração. Os tipos mais comuns envolvem confusões nas gamas vermelho–verde (protan/deutan). Esse distúrbio da visão é uma condição que afeta o dia a dia de 350 milhões de pessoas no mundo, criando dificuldades de integração, perda de oportunidades, constrangimento e bullying. No Brasil, são mais de 9 milhões que convivem com o problema.
A identificação cedo ajuda famílias e escolas a promover adaptações simples (materiais com contrastes adequados, símbolos além de cores, organização de atividades), reduz frustrações em sala de aula, e orienta escolhas acadêmicas e profissionais quando a percepção precisa de cor é requisito. Crianças podem ser testadas a partir dos 4 anos. Não há cura para os casos hereditários, mas é possível usar óculos e aplicativos para aumentar o contraste entre cores e facilitam tarefas cotidianas.
Compromisso com a acessibilidade
A NIAD, primeira administradora de shopping centers da América Latina a incluir o alfabeto das cores para daltônicos em seus empreendimentos, dá mais um passo na disseminação de informações dos símbolos do ColorADD. Em comemoração ao dia 6 de setembro, data em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Daltonismo, os shoppings administrados pela companhia no RJ, ES, PR, GO e no Distrito Federal promoverão uma série de iniciativas que convidam o público a descobrir como os daltônicos enxergam e como o alfabeto das cores facilita a comunicação e a acessibilidade, e melhora a qualidade de vida de quem convive com esse distúrbio da visão. Este ano, as ativações vão contar com a parceria da TRIS, marca gaúcha de material escolar, escritório e papelaria, primeira em seu segmento no Brasil a utilizar os símbolos do ColorADD nos produtos.
Sobre o ColorADD
Criado pelo designer português Miguel Neiva, há mais de 15 anos, o ColorADD é uma linguagem única, universal, inclusiva e não discriminatória que permite aos daltônicos identificar cores. Este sistema inovador utiliza símbolos simples para representar as cores primárias e suas combinações, funcionando como uma paleta de tintas. Três desenhos básicos representam o amarelo, azul e vermelho, e suas junções criam outras cores, como o verde a partir do amarelo com o azul. O fundo preto indica tons escuros, enquanto o branco representa os claros.
Aprovado pela comunidade científica internacional, o ColorADD já é utilizado em 90 países e cumpre seis dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, incluindo saúde e bem-estar, educação de qualidade e redução das desigualdades. No mundo, já é utilizado em transporte público, sinalização de mobiliário urbano, hospitais, shoppings, sinalização de praias e até em etiquetas de vestuário e em brinquedos e material escolar. Uma ferramenta inovadora que já recebeu diversos reconhecimentos internacionais, como o prêmio " Global Inclusion Award 2024" da UNESCO e o reconhecimento pela Ashoka, uma das cinco ONGs de maior impacto social no mundo, que lidera um movimento global para criar uma sociedade onde todos se reconheçam como agentes de transformação positiva.
Sobre a NIAD
Administradora de shoppings centers que oferece soluções precisas e inovadoras de gestão para aumentar a rentabilidade de investidores e lojistas. Trabalha todas as áreas do negócio: Planejamento, Desenvolvimento, Gestão, Comercialização e Marketing, e tem em seu DNA o compromisso de guiar os empreendimentos em questões socioambientais, de diversidade e inclusão. Presente em cinco estados (PR, RJ, ES, GO e BA) e no Distrito Federal, conta com portfólio que atende diversos perfis de lojistas e consumidores. Estão sob a gestão da NIAD: Boulevard Shopping Brasília (DF); Boulevard Shopping Londrina (PR); Boulevard Shopping Vila Velha (ES); Shopping Bougainville (GO); São Gonçalo Shopping, Shopping Pátio Alcântara e Santa Cruz Shopping (RJ); e Shopping Parque Oeste (BA – em construção).
SERVIÇO:
Dia de Conscientização do Daltonismo no Boulevard Shopping
Teste do Daltonismo, orientações com especialistas e atividades para crianças
Data: 6 de setembro
Horário: 14h às 17h
Local: Piso 2 - Boulevard Shopping Brasília
Acesso: Gratuito
Classificação: Livre
Boulevard Shopping Brasília
Setor Terminal Norte, Conj J - Asa Norte
Informações: (61) 3448-3300
Canais digitais: https://www.boulevardbrasilia.com.br/
@boulevardshoppingbrasilia
TikTok: @boulevardbrasilia