top of page

Thaís Kuri lança livro no Sebinho com bate-papo e tarde de autógrafos

HABIT.ARTE aborda ecologia e performance no fim do mundo. O livro de autoria de Thaís Kuri ganha bate-papo em 17 de maio (sexta), de 17 às 20 horas, no Sebinho Café (406 Norte) com entrada franca.


“Arte e ecologia são temas que se misturam quando há urgência em lidar com as afetações causadas no corpo pelo cotidiano: paradigmas em queda, mundo em transição”, afirma Thaís. Diante da iminência da “queda do céu”, ela busca junto a Ailton Krenak, uma de suas principais referências, criar ideias para adiar o fim do mundo, que compartilha com o público através de suas obras. Outras referências importantes desta obra são o pensador quilombola Antônio Bispo dos Santos, mais conhecido como Nêgo Bispo, e a escritora Clarice Lispector. 

Thaís Kuri é multiartista e cria obras de vida nas diversas linguagens das artes visuais e cênicas. Atua como produtora cultural nas Regiões do Distrito Federal desde 2009, com uma diversidade de grupos culturais. Investiga a urbanidade conectando arte e ecologia. É mestra em Arte Contemporânea pela Universidade de Brasília, e lançou os livros Cerrado Ecoarte (org., 2020), Dançar em Ritmo de Poesia (2022) e HABIT.ARTE - ecologia e performance no fim do mundo (2024), o qual será tema do bate-papo oferecido ao público no Sebinho Café, na 406 norte.

Segundo a autora, “o processo de pesquisa que dá origem a este livro foi conduzido em viagens e derivas, com trânsito entre o visível e o invisível, e tais caminhos são apresentados em narrativas autobiográficas”. Ao misturar histórias pessoais com a pesquisa estruturada em fontes consagradas e contra-coloniais, a autora busca a performance em seu campo expandido, que atravessa os corpos invisíveis de energia criando camadas simbólicas. 

A vivência na cidade é um fator importante para a sua pesquisa. No encontro com os arranjos de interações que Brasília revela em cidade, cerrado e parque, bem como suas misturas, encontrou histórias submersas e caminhos ancestrais, marcados na cidade-utopia pela persistência criativa dos corpos presentes. Nada mais coerente do que escolher o Sebinho como lugar de encontro com o público e fluência criativa, uma vez que o lugar é um ponto de encontro de intelectuais, estudantes, amantes da cultura e da arte literária, que já faz parte da história de Brasília. 

O livro HABIT.ARTE é fruto da sua dissertação de mestrado defendida em 2021; foi editado pela Dialética e lançado em abril de 2024 no encerramento da exposição Contempláveis do Apogeu, que contou com 30 obras de autoria de Thaís, em diversas linguagens, como fotografia, vídeo, escultura, poesia e instalação. A exposição esteve aberta ao público durante 40 dias, na galeria da Casa Aerada Varjão, com entrada gratuita, e foi realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura - FAC/DF.

A autora estará no Sebinho no fim de tarde do dia 17 de maio, quando vai disponibilizar os livros para a venda, oferecer autógrafos e conversar com o público sobre sua trajetória e as perspectivas da arte na confluência com os temas urgentes da nossa sociedade em crise. Deseja assim inspirar mais pessoas a conhecerem e se informarem sobre os temas ecológicos que visam à sustentabilidade da vida humana no planeta.


Serviço: Bate-papo e noite de autógrafos do livro “HABIT.ARTE - Ecologia e Performance no Fim do Mundo

Data: 17 de maio de 2024 (sexta)

Horário: Das 17 às 20 horas

Local: Sebinho Café (406 Norte - Bloco C - Loja 44)

Entrada franca

Classificação: Livre. 

Instagram: @tkuri.art

Características do livro:

Ano: 2024

Autora: Thais Kuri

Selo: Dialética

ISBN: 9786527017011

Nº de Páginas: 240

Capa: Flexível

Miolo colorido.


bottom of page