top of page

"Tudo que você podia ser": Lagum anuncia o tema do seu bloco de carnaval

Tudo que você podia ser” é o tema do Lagum na Avenida deste ano que tem o cortejo marcado para o domingo de carnaval. A escolha é uma referência à canção dos irmãos Lô Borges e Márcio Borges lançada em 1972 no álbum Clube da Esquina. Pedro Calais, vocalista da banda, conta que a escolha do tema. “É uma homenagem à música mineira e a todos que vieram antes de nós. A música fala sobre estrada e, para nós, viver na estrada é também ter coragem: sair de casa, sair de Minas e levar nossa música para todo o Brasil. ‘Tudo que você podia ser’ representa o nosso estado, a força das nossas raízes e o desejo de fazer com que a música ultrapasse montanhas, sempre com respeito à nossa origem”, diz o músico. 

A ilustração do tema é assinada pela artista Anna Brandão, representando Belo Horizonte dentro de um universo de possibilidades, com referências à cidade, a Minas Gerais e ao imaginário da Lagum. “O título também dialoga diretamente com o espírito do carnaval: um tempo de liberdade, invenção e experimentação, onde cada pessoa pode brincar de ser quem quiser ser. Foi a partir deste conceito que nasceu a identidade visual do bloco para este ano”, explica Calais.

 

O Lagum na Avenida será no dia 15 de fevereiro, domingo, e a concentração está marcada para às 7h. O bloco vai manter o mesmo trajeto dos anos anteriores, concentrando na Rua Sergipe com Avenida Cristóvão Colombo, próximo à Praça da Liberdade, e percorrendo a Avenida Brasil. O projeto é patrocinado por Guaraná Antárctica, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Realização MacacoLab e Governo de Minas Gerais — Aqui o trem próspera. 

Para a edição deste ano a expectativa da banda é que mais de 100 mil pessoas acompanhem o bloco. O Lagum na Avenida é uma co-realização d’A Macaco, produtora de eventos e selo musical de Belo Horizonte, responsável pela realização do icônico Festival Sarará. A Macaco atua desde 2014 com iniciativas culturais e que visam fomentar o carnaval de rua da cidade, estimulando iniciativas para arrecadação de recursos e propondo bate-papos, contratação dos blocos, desenvolvendo projetos e conectando parceiros, de modo a gerar fomento para somar na viabilidade dos desfiles. 

Sobre a Lagum

Com três álbuns indicados ao Grammy Latino — Memórias (De Onde Eu Nunca Fui) (2022), Depois do Fim (2023) e LAGUM AO VIVO (2023) — a Lagum é uma banda mineira formada em 2014 por Pedro Calais (voz), Zani (Otavio Cardoso) e Jorge (Glauco Borges) nas guitarras, e Chico (Francisco Jardim) no baixo. Durante sua trajetória, o grupo conheceu Tio Wilson (Breno Braga), que assumiu a bateria e marcou profundamente a história da banda. Misturando rock, pop, reggae, indie e o que mais a criatividade permitir, a Lagum não se prende a rótulos. Sua liberdade estética é um reflexo da busca por identidade artística, resultando em um som que transita por gêneros com autenticidade e assinatura própria.

 

O primeiro álbum, Seja o Que Eu Quiser (2016), apresentou ao público suas composições autorais e iniciou o caminho de uma carreira ascendente. Entre uma leva de singles, a faixa “Deixa” explodiu nas plataformas digitais e rádios, catapultando a banda ao cenário nacional. Em 2019, veio o segundo disco, Coisas da Geração, que ampliou o público com hits como “Oi” e os levou a turnês pelo Brasil e exterior.

 

Em 2020, a banda enfrentou a perda de Tio Wilson, vítima de uma parada cardiorrespiratória causada por uma miocardiopatia dilatada. O álbum Memórias (De Onde Eu Nunca Fui), lançado no ano seguinte, eternizou suas últimas gravações e consolidou a capacidade da Lagum de transformar dor em arte — rendendo a primeira indicação ao Grammy Latino. Mais tarde, em 2023, o EP FIM e o disco Depois do Fim marcaram uma nova fase do grupo, com experimentações sonoras, letras confessionais e um mergulho emocional profundo. O álbum alcançou o Top 50 do Spotify Brasil em menos de uma semana e trouxe visuais gravados em Belo Horizonte que expandem a experiência da obra.

 

No mesmo ano, a banda lançou o projeto LAGUM AO VIVO, gravado para 8 mil pessoas no Espaço Unimed (SP), consolidando sua potência nos palcos. Reconhecida por shows grandiosos e viscerais, a Lagum entrega ao vivo uma experiência catártica e eletrizante. Em 2024, a banda lançou seu projeto de bloco de carnaval, Lagum na Avenida. Com as edições de 2024 e 2025, mais de 200 mil foliões foram às ruas de Belo Horizonte. 

Em maio de 2025, a banda lançou seu aguardado novo álbum, As Cores, as Curvas e as Dores do Mundo, com 10 faixas inéditas que capturam a essência crua e vibrante das performances ao vivo. O disco propõe uma escuta que vai além do entretenimento: provoca, questiona e convida a enxergar beleza e contradição na vida urbana e cotidiana, num paralelo entre a realidade da rua e o mundo filtrado pelas telas.

© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page