Uma visão pálida das colinas, romance de estreia de Kazuo Ishiguro, será tema do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um de maio
- Rodrigo Carvalho
- há 50 minutos
- 2 min de leitura

O livro Uma visão pálida das colinas, do autor nipo-britânico ganhador do Prêmio Nobel Kazuo Ishiguro, é o tema do 63º Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um, que acontece na última quinta-feira de maio, dia 29, às 19h, via Zoom, e tem como convidada a escritora e roteirista Beatriz Bracher. O livro foi publicado no Brasil neste ano pela Companhia das Letras e tem tradução de Jorio Dauster.
Uma visão pálida das colinas acompanha a história de duas mulheres na cidade de Nagasaki destroçada pela guerra e marcada pelas mudanças bruscas da ocupação americana. O breve romance estabelece os elementos que marcam o estilo do escritor e definem sua carreira: a mistura entre drama histórico e pessoal e personagens que, por meio de seus silêncios, revelam o abismo de um trauma impronunciável.
Participantes do clube têm 25% de desconto na compra do livro pelo site da editora, por meio do cupom JHSP451MAIO25. O cupom fica vigente de 01/05/2025 até 31/05/2025, válido para 1 uso único por CPF.
Saiba mais e inscreva-se em https://clubedeleitura.japanhousesp.com.br/
Convidada do mês
A convidada do mês é a escritora e roteirista Beatriz Bracher, autora de Guerra ― I: ofensiva paraguaia e reação aliada novembro de 1864 a março de 1866 (Editora 34, 2024), primeiro romance de uma trilogia sobre a Guerra do Paraguai.
Bracher escreveu outros romances e contos premiados como Meu amor; Garimpo; e Anatomia do Paraíso, todos publicados pela Editora 34. Suas obras foram publicadas em inglês, espanhol, italiano e alemão.
Como funciona o Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um?
Desde sua estreia em 2019, o Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um recebe grandes profissionais da tradução japonesa no Brasil, além de autores contemporâneos e leitores da literatura nipônica, para discutir obras de nomes como Haruki Murakami, Sayaka Murata, Yoko Tawada, Banana Yoshimoto e Yoshiharu Tsuge.
Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo, e Paulo Werneck, editor da revista Quatro Cinco Um, compartilham a curadoria e a mediação dos encontros, que acontecem sempre na última quinta-feira do mês.
O Clube discute livros de autores japoneses traduzidos diretamente para o português, visando uma cobertura multiplataforma deste universo literário — a parceria entre a revista dos livros e a JHSP traz também uma newsletter editorial mensal com os principais lançamentos.
No site da Japan House São Paulo há uma página exclusiva que reúne todo o conteúdo compartilhado até aqui. Nela, é possível ter acesso a um compilado de todos os títulos já abordados e à agenda dos próximos encontros, além de links para inscrição nas newsletters da Japan House e na newsletter de literatura japonesa da Quatro Cinco Um: https://clubedeleitura.japanhousesp.com.br/
SERVIÇO
Data: quinta-feira, 29/05
Horário: 19h
Modalidade: online e gratuito, via Zoom
Cupom: Participantes do clube têm 25% de desconto na compra do livro pelo site da editora, por meio do cupom JHSP451MAIO25. O cupom fica vigente de 01/05/2025 até 31/05/2025, válido para 1 uso único por CPF.Parceria com a Japan House São Paulo.