Veja os principais erros nas festas de fim de ano das empresas - e fuja deles
- Rodrigo Carvalho
- 26 de set. de 2022
- 3 min de leitura

Com o término do ano, as tradicionais confraternizações de fim de ano das empresas vão se aproximando. E este tipo de evento é considerado bastante importante para qualquer organização, uma vez que apostar neles significa manter os colaboradores motivados, fortalecendo sua identidade e o senso de pertencimento, além de contribuir para a retenção de talentos.
“Uma festa de fim de ano é sempre um ótimo investimento para as corporações porque hoje é notório que o capital humano é o maior ativo de uma empresa. E um time feliz e engajado traz melhores resultados”, afirma Silvio Sallowicz, CEO da Duo & Ecco, empresa que é referência em eventos corporativos. “Vale ressaltar, ainda, que há muitas alternativas interessantes, independente do orçamento destinado para o evento”, esclarece o especialista.
Mas para além das vantagens de se apostar na tradicional “festa da firma”, o especialista alerta que alguns equívocos bastante comuns na organização desses eventos podem representar um tiro no pé das organizações, podendo, até mesmo, chamuscar a reputação de uma empresa. Para eliminar este risco, veja abaixo o que jamais fazer nas festas de fim de ano, segundo Silvio Sallowicz.
Dar uma festa virtual: a tecnologia realmente facilitou a vida de todos e reuniões online já fazem parte do cotidiano de toda empresa. Mesmo assim, confraternizações virtuais devem ser evitadas. “Além de não serem tão divertidas, estes eventos não tem o olho no olho e o contato presencial, indispensável para estreitar os laços entre os colaboradores”, diz Silvio Sallowicz.
Esquecer da família dos colaboradores, caso a festa seja no fim de semana: os familiares também devem ser convidados para esses eventos, se eles ocorrerem aos sábados ou domingos, indica o CEO da Duo & Ecco. “Além disso, vamos lembrar que são eles que oferecem apoio para os colaboradores durante todo o ano”, explica Sallowicz. “Da mesma forma, também é importante preparar algum presente que possa ser compartilhado em família, como uma caixa de chocolates, um panetone ou uma garrafa de espumante para ser aberta na virada do ano", conclui.
Fazer a festa em um lugar distante: por melhor que seja o lugar onde vai acontecer a festa, é importante refletir se a distância não será um fator impeditivo para algumas pessoas comparecerem. “O ideal é que a festa aconteça nas imediações da sede da empresa, assim os convidados já estão acostumados com a região e sabem como chegar até lá, sem preocupações”, aconselha o CEO da Duo & Ecco.
Exigir que os colaboradores se fantasiem: festas a fantasia podem ser divertidas, mas como o objetivo das confraternizações de final de ano é incluir todos, é melhor não apostar nessa ideia, já que algumas pessoas podem não se sentir confortáveis neste tipo de traje.
Não pensar na segurança do evento: proteger seu time deve ser a prioridade em qualquer evento. Portanto, é importante checar se o local escolhido segue todos os protocolos de segurança. Além disso, é fundamental que os organizadores contratem ambulâncias, de preferência mais de uma, compatível com o número de convidados, para o caso de qualquer imprevisto.
Atrações musicais que não agradam o público: muitas vezes o gosto musical de um diretor ou responsável pela organização do evento se sobressai sobre o da maioria, o que é um erro bastante comum, mas que pode ser facilmente evitado. “Por isso, é essencial entender as preferências do público interno antes de se decidir pelas atrações. “Uma estratégia que normalmente dá certo é apostar em bandas que costumam tocar em formaturas ou casamentos, porque estes conjuntos possuem um repertório democrático, que agrada a todos”, explica Sallowicz.
Sobre a Duo & Ecco: com atuação no Brasil e no mercado internacional, a empresa é referência em viagens de incentivo, eventos corporativos, premiações de colaboradores e live marketing. No mercado brasileiro, sua reputação é reconhecida amplamente, sendo que faturou 22 Prêmios Caio, conhecido como o Oscar do mercado de eventos. É a empresa pioneira em seu modelo de negócios, com a inovação como pilar central de seus negócios, e também a primeira do segmento a receber a certificação internacional SITE Crystal Awards. No DNA do grupo está a inovação e a personalização, além da empatia e do apoio à diversidade e à inclusão. Recentemente, as viagens de capacitação executiva entraram no portfólio de serviços. Com grande reputação e credibilidade, a empresa comemora seus 27 anos com o lançamento de uma marca única, a Duo & Ecco, fusão das duas organizações fundadas pelo CEO Silvio Sallowicz e seu sócio Gerson Palmeira. A atenção aos detalhes, a criatividade e o planejamento impecável são características que a Duo & Ecco adota para criar experiências memoráveis.
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