Últimos dias para se inscrever em A Escola Vai Ao Cinema
top of page

Últimos dias para se inscrever em A Escola Vai Ao Cinema


A Escola Vai Ao Cinema - Uma Aula de Cinema está com inscrições abertas para sua primeira edição. Até o dia 15 de julho, os coordenadores e diretores das escolas públicas do Distrito Federal podem se inscrever através do site: www.cinecultura.com.br/a-escola-vai-ao-cinema. São 5 mil vagas para estudantes do ensino infantil, fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As sessões acontecem nos três turnos, manhã, tarde e noite, no Cine Cultura Liberty Mall, e a programação é dividida por faixa etária. Os participantes também recebem gratuitamente o transporte, pipoca, suco, lanche e água.


A Escola Vai Ao Cinema tem como objetivo proporcionar aos estudantes de baixa renda o acesso à sétima arte. As escolas selecionadas devem formar grupos de 90 alunos da mesma faixa etária: de 4 a 6 anos, de 7 a 9 anos, de 10 a 12 anos e a partir de 13 anos. Para muitos, essa é a primeira oportunidade para ver um filme na telona, pois das 33 regiões administrativas do Distrito Federal, apenas sete possuem salas de cinema. “A carência de espaços, a dificuldade de transporte e o encarecimento do programa (passagens, cinema e lanche) causam a exclusão da grande maioria da população da nossa cidade, principalmente das regiões administrativas mais carentes. Precisamos entender que a cultura é reconhecida como mediadora do desenvolvimento social e seu acesso está assegurado na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Portanto, todas as pessoas devem ter o acesso à cultura garantido, independentemente de classe social, etnia, religião, gênero ou da região em que vivem”, explica Cléria Costa, coordenadora pedagógica do projeto.


As inscrições estão disponíveis para instituições de Águas Claras, Brazlândia, Candangolândia, Ceilândia, Cruzeiro, Gama, Guará I, Guará II, Itapoã, Jardim Botânico, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho I, Sobradinho II, Taguatinga, Varjão, Vicente Pires, Sol Nascente, SCIA - Estrutural e Plano Piloto. Cada escola poderá inscrever-se somente uma vez. Parte das vagas são reservadas para escolas da área rural e de ensino especial.

A programação prioriza filmes que podem ser trabalhados junto com o conteúdo ensinado em sala de aula. Todas as obras são brasileiras para, além de valorizar o cinema nacional, criar uma identificação entre o público e o que é visto na telona. “Para aqueles que frequentam de alguma maneira o cinema, a maioria das salas exibem filmes comerciais, contando com poucos filmes produzidos nacionalmente. Ter acesso a diferentes manifestações culturais é essencial para a formação do gosto, para uma formação estética e cidadã. O acesso ao cinema nacional é de fundamental importância para a valorização e formação da identidade brasileira,” afirma Cléria Costa.

As crianças de 4 a 6 anos vão se divertir com as aventuras de outro planeta do peixinho detetive de “Peixonauta – O Filme”, de Kiko Mistrorigo, Célia Catunda e Rodrigo Eba, e com as confusões de Marco tentando voltar para a Terra em “Gemini 8”, de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo. Já para a garotada de 7 a 9 anos, o filme escolhido é “Tainá - A Origem”, que acompanha a pequena indiazinha em sua saga para defender a Amazônia.

Para os estudantes de 10 a 12 anos, será exibido o sucesso “Turma da Monica - Laços”, de Daniel Rezende, com os personagens de histórias em quadrinhos mais famosos do Brasil em busca do cachorro Floquinho, e a animação “Tito e os Pássaros”, de Gustavo Steinberg, André Catoto e Gabriel Bitar, vencedora do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de melhor animação, onde um garotinho descobre que o canto dos pássaros pode curar uma contagiosa doença chamada de o surto.

O público a partir dos 13 anos poderá conferir um dos lançamentos mais elogiados de 2022: “Pureza”, de Renato Barbieri, a história real de Pureza Lopes Loyola em busca do filho desaparecido e na luta contra o trabalho análogo à escravidão na Amazônia. Também estarão disponíveis “O Outro Lado do Paraíso”, de André Ristum, história de Antonio, um batalhador pai de família que vai para Brasília sonhando com oportunidades e melhores condições de vida para toda a família, e “Cora Coralina - Todas as Vidas”, que resgata a obra de uma das importantes escritoras da literatura brasileira.

O projeto A Escola Vai Ao Cinema é realizado pelo Cine Cultura com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Serviço

A Escola Vai Ao Cinema

Inscrições gratuitas até 15 de julho

bottom of page