top of page

Academias se tornam espaços de socialização

Você sabia que metade das pessoas que começam a se exercitar abandonam o programa de treinos antes de completar sete meses de prática? O dado obtido por pesquisadores da divisão de medicina preventiva de um hospital de Providence, nos Estados Unidos, tem mobilizado acadêmicos e treinadores na busca por elementos capazes de impulsionar o desenvolvimento de hábitos mais sustentáveis na prática de exercícios físicos.

Neste processo, conhecer os principais fatores que impulsionam a evasão de alunos das academias é um passo fundamental. Um artigo produzido por pesquisadores da Universidade Católica de Brasília e publicado pela Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, deu pistas importantes ao apontar 'a falta de tempo' como o fator mais decisivo para as desistências.

Para mitigar os impactos desse gatilho, algumas academias têm apostado na promoção de mudanças que possam tornar seus espaços parte do cotidiano de socialização dos alunos.

Sobre essa tendência, o treinador da Smart Fit Bruno Silva conta que a rede está aumentando a frequência com que promove aulas e eventos especiais,como competições e desafios entre os alunos, e intensificando o uso de decorações temáticas que se conectem com datas especiais ao longo do ano.

“Esses detalhes de ambiente influenciam bastante, pois contribuem para a criação de grupos e amizades, o que é bastante importante”, comentou Silva.

Os impactos deste trabalho de ir ‘além do momento fitness’ não passam despercebidos. Aluna de uma unidade da Smart Fit em São Paulo-SP, Maria Cavalcante, de 62 anos, relata que pontos como ‘ambiente arejado e limpo’ e ‘qualidade do atendimento’ foram relevantes para que ela alcançasse 12 ininterruptos de treinos - sentimento compartilhado pelo seu marido e companheiro de treinos, Francisco Veridiano, também de 62 anos.

Outro ponto destacado pelo casal como chave para a manutenção da motivação é o hábito de treinar acompanhado de pessoas próximas. “Além do meu marido, minha filha também treina frequentemente comigo”, compartilhou Cavalcante.

Corroborando o apontamento da aluna da Smart Fit, Silva afirma que o treinamento em grupo é, de fato, um estímulo extremamente positivo, já que faz com que uma pessoa incentive a outra em momentos em que a motivação de uma delas está em baixa, aumentando a assiduidade de ambos nos treinos.

Para finalizar, o treinador deixou outras três dicas fundamentais para quem deseja fugir do ‘clube dos 7 meses’. Confira:

1)  Escolha a intensidade correta no treino

“Isso é muito importante. Caso você esteja retornando, por exemplo, não retorne com a mesma intensidade que estava treinando anteriormente. Seu corpo se adaptou com um tempo parado e, dessa forma, não está preparado para a rotina anterior. É provável que você não consiga cumpri-la logo de cara, o pode ser desmotivador”

2)      Opte por atividades prazerosas:

“Não olhe só para os resultados. Escolha atividades que goste de realizar, a probabilidade de adaptação, assiduidade, frequência e constância aumentam bastante”.

3)      Busque um espaço que ofereça o auxílio adequado

“O acompanhamento de profissionais na hora de prescrição do treinamento, avaliação física, acompanhamento médico e nutricional são fundamentais para estimular a continuidade da prática. Isso porque ele aumenta a segurança do aluno e proporciona uma garantia maior de sucesso nos resultados de acordo com os objetivos de cada um”

Treinar também pode ser divertido! Aumente o volume e confira abaixo e no link a dica de Bruno Silva para um treino de musculação mais lúdico. 

Agachamento - 2 série durante 40 segundos, realizar em dupla uma pessoa segurando a mão da outra o máximo de repetições que conseguir dentro do tempo.

Prancha Minhoca - 2 série durante 40 segundos, realizar em dupla, sempre que terminar o exercício de pé, as 2 pessoas tocam as mãos, realizar o máximo de repetições que conseguir dentro do tempo.

Abdominal Remador - 2 série durante 40 segundos, realizar em dupla, sempre tocar as mãos no final do movimento, realizar o máximo de repetições que conseguir dentro do tempo.

Polisapato - 2 série durante 40 segundos, sincronizar o movimento das duas pessoas, uma motivando a outra.

Flexão de braço – 2 séries 40 segundos, sincronizar o movimento das duas pessoas, uma motivando a outra, realizar o máximo de repetições que conseguir dentro do tempo.

Remada curvada fechada - 2 séries 40 segundos, sincronizar o movimento das duas pessoas, uma motivando a outra, realizar o máximo de repetições que conseguir dentro do tempo. 

Sobre o Grupo Smart Fit

O Grupo Smart Fit detém as marcas de academias Smart Fit e Bio Ritmo, as marcas de academias studios Race Bootcamp, Vidya Studio, Tonus Gym e Jab House, além do agregador Total Pass e o digital, Queima Diária. A rede é líder do mercado de academias na América Latina e a quarta maior do mundo em número de clientes. Em setembro de 2023, o número de clientes ativos chegou a mais de 4 milhões nas mais de 1300 unidades do grupo. No Brasil, a Smart Fit está presente em mais de 160 cidades, em todos os 26 estados e Distrito Federal. Fora do Brasil, atua em aproximadamente 140 cidades e 15 países. Conheça mais sobre a Smart Fit no site oficial.


Posts Relacionados

Ver tudo

Especialista explica sobre holding familiar

Holding familiar é uma empresa que possui participação acionária significativa em outras empresas, geralmente com o objetivo de administrar e controlar o patrimônio familiar, bem como facilitar a suce

bottom of page