top of page

Ano de 2024 promete desafios e oportunidades na área da saúde

À medida que 2024 se aproxima, a área da saúde passa a perceber novas oportunidades. No entanto, os gestores desempenham um papel crucial na garantia de que suas organizações estejam prontas para abraçar as mudanças e as inovações que o futuro reserva. 

A gestão eficaz neste setor não se limita apenas a oferecer cuidados de qualidade, mas também envolve a adaptação às transformações tecnológicas, mudanças nas necessidades dos pacientes e a otimização das operações.

De acordo com Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, o avanço tecnológico é um dos principais impulsionadores de mudanças na área da saúde. “A adoção de tecnologias emergentes, como inteligência artificial, telemedicina e análise de dados oferece oportunidades para melhorar a eficiência operacional, otimizar os processos clínicos e aprimorar a experiência dos pacientes”, revela.

Os gestores de saúde devem investir em sistemas de informação seguros para garantir uma troca eficiente de dados entre os diversos setores que atuam dentro de uma clínica. “A implementação de soluções tecnológicas pode oferecer insights valiosos para aprimorar diagnósticos, tratamentos e prevenção de doenças”, pontua.

Feltrim acredita que a era digital transformou as expectativas dos pacientes. Eles buscam conveniência, acesso rápido aos serviços de saúde e uma experiência personalizada. “É necessário concentrar esforços na criação de estratégias centradas no paciente, que vão desde a adoção de plataformas de gestão até a melhoria da comunicação e do engajamento por meio de aplicativos e portais online. Além disso, a personalização dos cuidados de saúde é essencial para aumentar a satisfação e a fidelidade”, declara.

Para se preparar para 2024, um movimento fundamental é a priorização do desenvolvimento profissional das equipes. Isso inclui programas de capacitação para atualização em novas tecnologias, treinamento em habilidades de comunicação e empatia, além de focar na saúde mental dos profissionais. “Investir em estratégias de retenção de talentos também é fundamental para garantir que a equipe permaneça engajada e motivada. Oferecer oportunidades de crescimento e criar um ambiente de trabalho positivo são elementos essenciais para manter uma equipe forte e comprometida”, alerta.

A gestão eficaz das finanças é vital para a sustentabilidade das organizações de saúde. “Os gestores devem otimizar os processos administrativos, reduzir desperdícios e identificar oportunidades para melhorar a eficiência operacional. Estratégias como a negociação eficaz com fornecedores e a implementação de práticas de gestão financeira mais inteligentes podem ajudar a garantir a estabilidade financeira”, relata.

Vale lembrar que a compreensão e a adaptação às mudanças regulatórias e políticas de saúde são cruciais para evitar impactos negativos nas finanças e operações.

Para o especialista, ao priorizar a adoção de tecnologias emergentes, o desenvolvimento da equipe, o aprimoramento da experiência do paciente e a gestão financeira eficaz, os profissionais da saúde podem se preparar para enfrentar os desafios do próximo ano e irem além. “Esse movimento garante um ambiente de cuidados de saúde mais eficiente, acessível e centrado no paciente”, finaliza.

 

Sobre o Dr. Éber Feltrim

Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.

 

Sobre a SIS Consultoria de Negócios

A SIS Consultoria pertence ao grupo SIS, com sede na cidade de Assis/SP. Com grande know-how e eficácia técnica na área de saúde, busca oferecer estratégias de qualidade para as empresas. Há mais de 30 anos no mercado, apresenta hoje significativa expansão e tem sua área de atuação em mais de 160 cidades do nosso país. A SIS busca, por meio de uma equipe ética e comprometida, promover o diferencial do seu negócio como ferramenta para o sucesso. Para mais informações, acesse o site ou pelo Instagram.


Posts Relacionados

Ver tudo

IDesconto 2024 promete esquentar o inverno no DF

O Shopping ID traz uma boa notícia para quem quer renovar móveis e decoração da casa ou escritório: a partir da próxima quarta-feira (26/6) clientes poderão desfrutar de descontos de até 50% em todas

Comments


bottom of page