Casais buscam mentoria para aprender a lidar com dinheiro
Quando casais têm algum tipo de dificuldade para se entender, uma das alternativas é buscar ajuda profissional. E quando a questão a ser resolvida tem a ver com a vida financeira, uma das opções é buscar uma mentoria especializada sobre o tema.
Segundo Thiago Martello, fundador da Martello EF, empresa que abocanhou investidores no programa Shark Tank Brasil ao oferecer uma metodologia própria, é comum que casais enfrentem muitos desafios com relação ao dinheiro por conta das diferentes experiências e crenças acumuladas ao longo da vida e também pela falta de comunicação sobre o assunto. “É um tema considerado tabu em nossa sociedade, por isso boa parte dos casais, mesmo casados, sequer conhece direito as receitas e despesas da família”, conta.
Martello explica que, na empresa, 95% do público que busca uma mentoria financeira é formada por casais. “Muitos nos procuram querendo salvar o casamento, que se tornou desgastado por conta de problemas financeiros. Eles querem aprender a lidar melhor com o dinheiro para conseguir resolver problemas e passar a investir em objetivos conjuntos”, diz.
Na mentoria, que é realizada em 12 encontros ao longo de seis meses, os casais entendem que precisam pensar e agir em conjunto se quiserem conquistar suas metas. “Eles passam a pensar como um time, reconhecendo que é necessário remar para o mesmo lado, pois se cada um fizer o que bem quiser, é muito difícil que consigam realizar sonhos comuns que dependam de dinheiro. Atualmente, o que mais observo é que, mesmo entre casais casados oficialmente, cada um usa o dinheiro da forma que deseja e, às vezes, dentro da mesma casa, há quem esteja endividado com um parceiro superavitário. Com a mentoria, entendem que um mais um é maior que dois e que, com a cumplicidade, não haverá margem para infidelidade financeira”, afirma.
De acordo com Martello, uma vez entendido o princípio de que a união realmente faz a força em um relacionamento, é preciso que os casais aprendam a lidar com as finanças da melhor forma para tomarem, juntos, decisões mais assertivas. “Eles aprendem a organizar as finanças da família sem precisar de planilha, com o uso de uma metodologia exclusiva. Também aprendem a economizar de forma inteligente para estancar gastos desnecessários”, conta.
Outro ponto importante tratado por Martello é a questão da proteção financeira, ou seja, seguros. “É comum que muitos casais não tenham ideia do quão importante é estar protegido, por isso eles aprendem toda a lógica do seguro de vida para conseguirem decidir qual a melhor opção para a família. O que queremos é que saiam da mentoria aprendendo a falar sobre dinheiro de forma mais clara e também a lidar com dinheiro de forma consciente, para que possam realizar sonhos e objetivos”.
O planejador financeiro finaliza dizendo que, só depois desse percurso, os mentorados estarão prontos para sonhar e obter os benefícios do mercado financeiro, investindo dinheiro com segurança e intencionalidade.
Sobre Thiago Martello
Planejador Financeiro, fundador da Martello Educação Financeira, Administrador de Empresa com Pós em Finanças pela FGV, Assessor de Investimentos pela CVM, Especialista em Investimentos ANBIMA, Corretor de Vida e Previdência pela Susep. Embaixador da APOEF (Associação de Profissionais, Orientadores e Educadores em Finanças).
Thiago começou a lidar com educação financeira na prática aos nove anos de idade, ao iniciar seu primeiro empreendimento vendendo balas em semáforos da zona leste de São Paulo. De lá para cá, venceu uma série de desafios. Ele se tornou bacharel em Administração e pós-graduado em Gestão Financeira pela FGV, passou a empreender através da Martello Educação Financeira, atendeu mais de 1.000 pessoas com base na metodologia DESPLANILHE-SE de sua própria autoria, e se tornou autor do livro que leva o mesmo nome.
Thiago Martello também participou da versão brasileira do Shark Tank Brasil, o maior programa de empreendedorismo do mundo. Atualmente, ele fala semanalmente, como especialista, para vários veículos da imprensa, entre eles: O Globo, Estadão, Folha de São Paulo, Jovem PAN, CNN e outros.
Para saber mais, acesse o site: https://martelloef.com.br/
Posts Relacionados
Ver tudoMárcio Coimbra* Costumo dizer que as eleições municipais tratam do cotidiano das pessoas e muito pouco sobre vertentes políticas ou...
Vagner Isidorio, Head de Operações da BRL Educação, empresa focada em Educação Empresarial, critica a recente elevação da classificação...
댓글