top of page

Cerrado Cultural aproxima diferentes olhares em exposições de Alfredo Volpi e Kuenan Mayu

há 7 minutos
4 min de leitura

Há muitos modos de olhar para um lugar. A partir de diferentes formas de perceber e construir imagens, a Cerrado Cultural reúne duas exposições que têm no olhar e na transformação seus pontos de encontro: Alfredo Volpi – Os lugares do olhar, com curadoria de Cinara Barbosa, e Tawemücü Pu’tchi, da artista indígena Kuenan Mayu, com curadoria de Mandú. Como parte da experiência, a galeria promove ainda duas oficinas gratuitas conduzidas pela arte-educadora Débora Passos: a Vila Volpi, em 31 de outubro, voltada para famílias e crianças, e a Natureza Vira Cor, em 07 de novembro, para adolescentes e adultos.

 

As mostras que abriram simultaneamente ao público no último dia 17 de outubro, segue em cartaz para visitação gratuita até 13 de novembro, de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 13h.   A Cerrado Cultural fica na SHIS QI 05 Chácara 10, Lago Sul, Brasília. Mais informações: @cerrado.galeria e www.cerradogaleria.art.  

 

Alfredo Volpi e os lugares construídos pelo olhar - Em Os lugares do olhar, a curadora Cinara Barbosa acompanha a trajetória de Volpi entre as décadas de 1920 e 1980. O conjunto de 25 telas (muitas inéditas) revela o percurso do artista que começou na observação direta e passou pela memória e pela investigação da pintura. Autodidata, o ítalo-brasileiro trabalhou como marceneiro e pintor-decorador, ofícios que moldaram sua relação com a matéria.

 

A exposição destaca a transição em que paisagens, casarios e frontões deixam de ser meras figurações para se tornarem problemas de luz, cor, forma e ritmo. O público poderá ver o uso da tinta a óleo e da têmpera artesanal, com suas pinceladas e contornos irregulares. Em Brasília, Volpi deixou sua marca no mural da Capela Nossa Senhora de Fátima, apagado em 1962. Mais de quatro décadas após sua última individual na cidade (1980), a mostra propõe uma redescoberta de sua “complexidade do simples”.

 

Uma lua que se transforma - Artista Magüta (Tikuna) e Tariana, Kuenan Mayu apresenta 16 obras inéditas em Brasília na exposição Tawemücü Pu’tchi, que nasce do diálogo entre as séries Eware e Pu’tchi. Sua produção investiga a existência como um ciclo de metamorfose em que seres vegetais, humanos e espirituais coexistem.

 

Enquanto Eware evoca a origem mitológica de seu povo e o território sagrado para onde se retorna após o encantamento, Pu’tchi explora corporalidades e subjetividades nomeadas como "dois espíritos" — espaço de transição que articula o divino e o sexual. As obras são produzidas sobre o tururi (entrecasca sagrada da árvore Ngõ’e) com pigmentos naturais como urucum, jenipapo e pacová, cujas cores se transformam com o tempo.

 

Programação Educativa e Oficinas - A Cerrado Cultural oferece duas oficinas práticas e gratuitas integradas às exposições, ambas conduzidas pela artista e arte-educadora Débora Passos (vagas limitadas com inscrição via bio do Instagram @cerrado.galeria):

 

·         Oficina Vila Volpi (31 de outubro | Sábado | 11h às 12h30): Inspirada nas formas geométricas do mestre modernista, a atividade convida crianças (a partir de 4 anos) e seus familiares a construir e pintar miniaturas de casas em papelão. Ao final, as construções criarão uma vila coletiva com bandeirinhas no jardim da galeria.

 

·         Oficina Natureza Vira Cor (07 de novembro | Sábado | 11h às 12h30): Voltada para adolescentes (a partir de 16 anos) e adultos, a oficina explora o uso de tintas naturais à base de argila e buganvília sobre papel kraft. A proposta convida o público a experimentar a criação de novos mundos a partir dos elementos da terra, inspirando-se na poética visual de Kuenan Mayu.

 

·         Visitas Mediadas: Durante todo o período expositivo de Alfredo Volpi e Kuenan Mayu, a Cerrado Cultural disponibiliza agendamento para visitas mediadas acompanhadas pela equipe de arte-educadores da galeria. A ação é voltada para indivíduos ou grupos de até 20 pessoas. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (61) 99885-1030 ou pelo e-mail contato@cerradogaleria.art. As visitas ocorrem no horário normal de funcionamento do espaço: de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 13h.

 

Os artistas e curadores - Alfredo Volpi (1896–1988) integrou o Grupo Santa Helena e a Família Artística Paulista, recebendo o prêmio de Melhor Pintor Nacional na II Bienal de São Paulo (1953) e expondo nas Bienais de Veneza. Kuenan Mayu, nascida no território Tikuna Feijoal (AM), acumula exibições no 39º Panorama da Arte Brasileira (MAM-SP) e na David Nolan Gallery (Nova York).

 

A curadoria de Volpi é assinada por Cinara Barbosa (professora da UnB e idealizadora do Plano das Artes) e a de Kuenan por Mandú (mestre em Arte pela UERJ), com curadoria adjunta de Divino Sobral (diretor artístico da Cerrado Galeria).

 

Sobre a Cerrado Galeria - Com sedes em Brasília e Goiânia, a Cerrado Galeria atua na descentralização do mercado de arte e na valorização da produção do Centro-Oeste. Inaugurada em 2023, desenvolve um programa voltado à diversidade de linguagens, gerações e territórios, reunindo artistas consagrados e novos nomes da produção contemporânea em diálogo com diferentes contextos da arte brasileira. Seus espaços, instalados em edifícios singulares nas duas cidades, abrigam exposições, intervenções site-specific e ações educativas.

 

Serviço:

Exposições: “Alfredo Volpi – Os lugares do olhar” (Alfredo Volpi) e “Tawemücü Pu’tchi” (Kuenan Mayu)Curadorias: Cinara Barbosa e Mandú com Divino Sobral (Adjunto)

Período expositivo: 17 de outubro a 13 de novembro de 2026

Local: Cerrado Cultural – SHIS QI 05, Chácara 10, Lago Sul, Brasília – DF

Visitação: segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 13h

Entrada: gratuita

Informações, inscrições e agendamento de visitas mediadas: (61) 99885-1030 | @cerrado.galeria | www.cerradogaleria.art

 

Programação de Oficinas (Gratuitas):

·         Oficina Vila Volpi (com Débora Passos) | 31/10 (Sábado), das 11h às 12h30 | Público: Crianças a partir de 4 anos acompanhadas por responsável.

·         Oficina Natureza Vira Cor (com Débora Passos) | 07/11 (Sábado), das 11h às 12h30 | Público: Adolescentes (a partir de 16 anos) e adultos. (Inscrições gratuitas via link na bio do Instagram @cerrado.galeria. Vagas limitadas). 

Comentários


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page