top of page

CIEE presta homenagem às Instituições de Ensino no Prêmio "Ponte para o Trabalho"

O Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE, maior ONG de assistência social e empregabilidade jovem da América Latina, promoveu na última quinta-feira, 8, a segunda edição do Prêmio "Ponte para o Trabalho"; que celebra e homenageia as Instituições de Ensino responsáveis por apoiar jovens e estudantes em seus primeiros passos dentro do mundo do trabalho. Este ano, além da premiação, o evento trouxe a apresentação de uma pesquisa inédita sobre a percepção dos universitários brasileiros sobre o programa de estágio, apresentada pelo Instituto Locomotiva.

 

A abertura foi ministrada pelo CEO do CIEE, Humberto Casagrande, e a solenidade foi conduzida pela jornalista e apresentadora Glória Vanique. O levantamento foi apresentado por Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, que destacou que 94% dos estudantes universitários do país considera o programa de estágio fundamental para conseguir melhores oportunidades de trabalho e 75% deles aponta que saber que a instituição de ensino apoia programas de estágio pesou na hora da escolha, número que representa 6,7 milhões de estudantes.

 

“O sonho da universidade não acabou, as vantagens que a universidade tem em frente aos cursos rápidos são gigantescas como a pesquisa mostrou e que o estágio acaba funcionando como um visto para o resto da vida do estudante. Não existe passaporte sem visto e não existe graduação sem estágio”- pontuou Renato durante a sua apresentação.

 

Ao todo, o Instituto ouviu 3.557 jovens universitários e 82% deles mencionam que os fatores relacionados à carreira, mercado profissional e remuneração são os mais importantes na escolha de se formar em um curso superior. O perfil dos universitários brasileiros, segundo a pesquisa, é representado majoritariamente pelas mulheres (56%) cursando ensino privado com bolsas de estudos(38%). 44% deste contingente está concentrado na região Sudeste e 22% no Nordeste. A região Norte concentra 9% dos estudantes universitários, Centro-Oeste, 9% e Sul, 16%.

 

Humberto Casagrande afirmou: “A escola e a universidade têm um papel fundamental em conectar o jovem com a empresa e a oportunidade, é um pilar fundamental. Entendemos que o jovem quer um diploma não para pendurar na parede, mas para trabalhar e estamos juntos aqui para isso. O estágio deve ser visto como parte fundamental da formação do aluno”.

 

Todas as instituições de ensino presentes foram agraciadas com o troféu "Ponte para o Trabalho" e foram premiadas no palco 15 instituições em face de terem o maior número de alunos contratados em 2024 como estagiários por intermédio do CIEE, proporcionalmente ao número de estudantes cadastrados no CIEE também em 2024, divididas nas categorias de Ensino Superior, Técnico e Médio. Na categoria Ensino Médio, foram vencedoras as escolas: Escola Estadual Ulisses Guimarães de Esplanada, na Bahia (5º posição), Escola Estadual Albert Einstein de Guarantã do Norte, Mato Grosso (4º posição), Escola Estadual de Tempo Integral de Santa Inês, Bahia (3º posição), Escola Estadual Antônio de Costa Brito de Acajutiba, Bahia (2º posição) e Escola Estadual Celina Saraiva em Esplanada, Bahia (1º posição).

 

Já na categoria Ensino Técnico, ganharam o troféu, em 5ª posição, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, em 4ª posição, o Centro Estadual de Educação, Tecnologia Paula Souza em São Paulo, em 3ª posição, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, em 2ª posição, foi vencedora a Fundação de Apoio a escola técnica - FAETEC do Rio de Janeiro e na primeira posição do ranking esteve o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

 

Por fim, o evento foi encerrado com a premiação das Instituições de Ensino Superior com a entrega dos troféus feita por José Augusto Minarelli, presidente do Conselho de Administração do CIEE. Em 5ª posição esteve a Cruzeiro do Sul Educacional, seguida pela Assupero Ensino Superior em 4ª posição. Em 3º colocação esteve a Associação Educacional Nove de Julho e em 2ª posição a Estácio de Sá. A Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera foi agraciada com o troféu e a primeira colocação no ranking.

 

CIEE 61 anos: Imparável

Desde sua fundação, o Centro de Integração Empresa-Escola, maior ONG de inclusão social e empregabilidade jovem da América Latina, se dedica à capacitação profissional de jovens e adolescentes. A instituição, responsável pela inserção de 7 milhões de brasileiros no mundo do trabalho, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.

Acompanhe o CIEE pelas mídias sociais:


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page