Cineclube Vale do Amanhecer
- Rodrigo Carvalho
- 28 de nov. de 2024
- 3 min de leitura

Neste fim de ano, a população do Vale do Amanhecer (Planaltina-DF) tem a oportunidade de se maravilhar com a Sétima Arte. A região, que não conta com salas de cinema comerciais, receberá o Cineclube Vale do Amanhecer, iniciativa voltada para a promoção do audiovisual como ferramenta de transformação social e inclusão cultural. O projeto tem como missão democratizar o acesso ao cinema e fomentar o diálogo crítico e reflexivo sobre pautas relevantes à sociedade. Para este ano, as obras exibidas abordam temas como assédio moral e sexual contra mulheres e feminicídio; racismo, igualdade e inclusão; CPD – Pessoas com deficiência; cultura indígena; transexualidade e bullyng. Desde sua criação em 2010, foram exibidos 196 filmes, assistidos por cerca de 50 mil pessoas. O projeto é viabilizado pela Lei Paulo Gustavo com o apoio da Secretaria de Economia Criativa do Distrito Federal do Distrito Federal.
Idealizador do projeto, o profissional do audiovisual Marcos Antonio Sousa Madeira está entusiasmado com mais um ciclo do projeto e comemora os avanços. “Nunca deixamos de realizar, mas muitas vezes aconteceu informalmente, com improvisos, da melhor maneira que conseguíamos. Porém, de quatro anos para cá, conquistamos apoios institucionais que têm nos permitido proporcionar uma experiência mais completa e alcançar públicos maiores. Este ano, mesmo, nossa expectativa é de levar o Cineclube a, aproximadamente, mil pessoas”, relata.
Beneficiados pela Lei Paulo Gustavo, uma importante política de fomento à cultura, eas, incluindo cinema, audiovisual e atividades de formação, mostrou-se um recurso valioso para o projeto, pois vai ao encontro de seus objetivos. Através dela, o cineclube Vale do Amanhecer pode adquirir equipamentos e promover melhorias técnicas para a exibição de filmes nos espaços comunitários e refinar a curadoria e programação dos filmes e atividades.
A programação 2024 abrange desde clássicos do cinema nacional até produções independentes e locais. As sessões gratuitas serão oferecidas no CEF Mestre Darmas (Salão Ypuena), nos dias 22 e 29 de novembro de novembro e 06 e 13 de dezembro. Ao realizar essas exibições, o cineclube cria oportunidades para que as comunidades locais se vejam representadas nas telas e reflitam sobre as questões sociais que impactam suas vidas.
Marcos explica que a importância do projeto está no reforço do audiovisual como ferramenta de educação e transformação, ampliando o repertório cultural dos participantes, especialmente crianças e jovens. Ao se inserir no panorama cultural do Distrito Federal, o Cineclube Vale do Amanhecer cumpre a função de descentralizar o acesso à cultura, alinhando-se a outras iniciativas que buscam valorizar a arte como um direito universal. Assim, o cineclube não apenas ocupa lacunas deixadas pelo circuito comercial, mas inspira novas gerações a pensarem criticamente e a explorarem o potencial criativo do cinema. Em muitas áreas, onde o acesso a cinemas comerciais é limitado ou inexistente, os cineclubes se tornam espaços de encontro, reflexão e transformação social. Além disso, os cineclubes fortalecem o tecido social, criando redes de trocas culturais e valorizando as histórias e vivências locais.
Mais que a projeção da obra audiovisual, o projeto tem o cuidado de preparar o espaço de forma acolhedora e educativa, para que todos se sintam representados e inspirados. As exibições são seguidas de debates, promovendo a interação entre os participantes, estimulando a formação de plateias conscientes e críticas. Nestas ocasiões, os agentes culturais buscam incentivar a produção audiovisual local, oferecendo uma plataforma para que cineastas emergentes exibam seus trabalhos. Para uma experiência ainda mais gostosa, pipoca para todos!
“Acreditamos que o cinema tem o poder de unir pessoas, quebrar barreiras e criar pontes de entendimento entre diferentes culturas e gerações. Nosso público de interesse inclui famílias, estudantes, professores, artistas locais e qualquer pessoa interessada em enriquecer seu conhecimento e vivenciar novas experiências culturais. Todos são bem-vindos”, convida Maria do Cerrado, curadora do projeto.
Esta edição do Cineclube Vale do Amanhecer é realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
Serviço
Cineclube Vale do Amanhecer
22 e 29/11 e 06 e 13/12
CEF Mestre Darmas (Planaltina-DF)
Entrada franca
Mais informações: (61) 98168-7346
Comments