top of page

CommUnit disponibiliza pesquisa inédita e gratuita que revela quem é o empreendedor que investe e opera franquias no Brasil


O mercado de franquias brasileiro tem uma relevância enorme. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o país chegou a 188.878 operações em agosto de 2023, gerando 1,62 milhão de empregos diretos. Em 2022, o faturamento do setor foi de mais de R$ 211,5 bilhões.  Mesmo com o olhar quantitativo que demonstra a grandeza do setor, ainda pouco se sabe sobre o perfil destes milhares de empreendedores que investem e operam uma franquia no Brasil. 

Foi para entender quem é o empreendedor que investe e opera franquias no Brasil e como se comporta diante dos negócios e da vida, a  consultoria CommUnit convidou o Instituto Hibou para realizar o levantamento "O perfil do franqueado e multifranqueado brasileiro." 

“Nosso objetivo na CommUnit e com a pesquisa é ajudar franqueados a aperfeiçoarem a gestão de suas franquias e os franqueadores a terem apoio na missão de trazer inovação para cada unidade franqueada. É também apoiar os fornecedores para que ofereçam produtos mais assertivos e direcionados a esse público. Nosso foco é criar e disseminar conteúdo relevante para todo o ecossistema do franchising”, comenta Denis Santini, fundador da comunidade e idealizador da pesquisa. 

Ao copilar dados de 1500 respondentes de 750 cidades e 250 diferentes marcas que operam no país a Pesquisa traz uma diversidade de temas, desde aspectos de gestão de negócios, evidenciando as principais dores do franqueado brasileiro, como também as preferências de lazer desse empreendedor e quanto tempo ele costuma tirar férias. 

Nesse sentido, um dos pontos que chamou atenção é que mais da metade dos entrevistados se mostrou interessada em abrir uma nova franquia nos próximos 12 meses. E, entre esses, mais da metade consideraria o repasse de franquias como uma oportunidade de bom negócio. “É um tabu que a pesquisa traz para reflexão”, pontua Santini. “Afinal, a percepção geral do mercado é que franqueados não gostam de assumir repasse de franquias. A pesquisa mostra que não é bem assim: 53% dos entrevistados se manifestaram a favor do repasse”

Outros insights:

  • As informações mostram ainda que metade dos entrevistados deseja comprar novas franquias, de preferência no mesmo segmento em que atua. Vinte e quatro por cento deles querem investir até R$ 100 mil. 28% sobe o valor entre R$ 100 mil e R$ 300 mil.  Cerca de 22% tem interesse em negócios entre R$ 300 a R$ 500 mil. Dezesseis por centro em negócios entre R$ 500 mil a R$ 1 milhão e 9%, acima de R$ 1 milhão.

  • A  proporção de mulheres que são empreendedoras e operadoras de franquias é maior que o de homens (54%), demonstrando uma evolução do setor em comparação à média do mercado brasileiro. E os segmentos mais procurados por elas são alimentação, moda, serviços educacionais, beleza e bem-estar e limpeza e conservação. 

  • Localização: Sessenta e nove por cento das  operações estão na rua, enquanto que 35% das lojas ficam em Shopping Centers.

  • Mais da metade dos entrevistados demonstra interesse em abrir uma nova franquia nos próximos 12 meses. Entre esses, mais da metade consideraria um repasse de unidade para a expasão.Também está nos planos dos empreendedores se tornar um multifranqueado. Para 21% dos entrevistados esse objetivo poderá se realizar em no máximo seis meses. Para 31% essa meta pode ser alcançada em até um ano.

  • No quesito "Presença digital", o franqueado e multifranqueado brasileiro é altamente conectado, utilizando canais digitais, redes sociais e ferramentas online para se manter atento ao mercado e ao seu negócio.

O relatório foi dividido em três partes. A primeira, informações sobre o perfil do franqueado brasileiro, seus hábitos e preferências. Na segunda parte, o foco está na gestão das franquias, em como os empreendedores tomam as decisões de negócio e as opiniões sobre o mercado; por fim, a terceira seção oferece reflexões poderosas e oportunidades a partir dos objetivos dos franqueados. 

O acesso ao estudo realizado pela CommUnit é gratuito e para  conhecer os dados completos, basta acessar o link https://lp.communit.com.br/perfil-franqueado-multifranqueado

Sobre a CommUnit

Empresa lançada em 2023 com o objetivo de fomentar o ecossistema do franchising brasileiro por meio de informações e conteúdo de qualidade, além da promoção de networking. Sua missão é apoiar os franqueados e multifranqueados a aumentarem seus lucros. Podem fazer parte da CommUnit franqueados que tenham perfil empreendedor e que queiram levar seus negócios a um patamar acima. Santini também reforça a importância de se estar próximo dos franqueadores na jornada. “Nós nascemos com a missão de fomentar o setor como um todo, sermos um parceiro de franqueadores, fornecedores, e da ABF no fomento do franchising forte, ético e sustentável no Brasil".

 

Serviço _________________________________________

Pesquisa “O Perfil do Franqueado & Multifranqueado”

Realização: CommUnit. Instituto de Pesquisa: Hiboou.

Parceria: Hibou


Posts Relacionados

Ver tudo

Confira a programação do Cine Drive In de 22 a 28/02

PROGRAMAÇÃO PARA A SEMANA DE  22 a 28/02/2024. “MARSHA E O URSO–DIVERSÃO EM DOBRO!” DUBLADO Direção: Artyom Naumov, Vasiko Bedoshvili ELENCO: Mariya Bolshakova ANIMAÇÃO/AVENTURA  – CLASSIFICAÇÃO – LIV

bottom of page