Dia do estagiário (18/08): 6 dicas para você se destacar no estágio e ter chance de efetivação
top of page

Dia do estagiário (18/08): 6 dicas para você se destacar no estágio e ter chance de efetivação


O estágio é uma ótima oportunidade para o estudante adquirir experiência na área e, até mesmo, conquistar um espaço no mundo corporativo. Essa etapa pode resultar em boas recomendações, relações profissionais duradouras e uma boa chance no mercado de trabalho.


Nesta quarta-feira (18) é comemorado o Dia Nacional do Estagiário. A data foi criada com a publicação do Decreto nº 87.497, em 18 de agosto de 1982, norma revogada em 2019. Mas o que fazer para se destacar no estágio e ter uma chance de efetivação?


Ylka Liberato, diretora de uma multinacional, destaca seis dicas valiosas para os estudantes:


1. Em primeiro lugar ser proativo e disponível. Os supervisores de estágio notam isso.

2. Aproveite e valorize cada momento para aprender com quem tem experiência, ouça, observe, anote.

3. Esse é o momento para iniciar o desenvolvimento da sua rede de relacionamentos, pois isso fará diferença na sua vida profissional.

4. Em paralelo ao programa de estágio faça cursos de aprimoramento, deixe as pessoas perceberem que você busca o seu auto-desenvolvimento.

5. Faça pesquisa sobre produtos, serviços, novas soluções, inovações, notícias, relacionadas ao segmento da empresa onde você está atuando. Disponibilize essas informações aos líderes que o acompanham. Normalmente eles não têm esse tempo, e você pode tornar-se um facilitador para trazer novos insights.

6. Observe como está sua comunicação e pensamento estratégico, e capacidade de atuar de forma colaborativa em equipe. Peça feedbacks constantes. Aproveite o tempo de estágio para desenvolver essas três habilidades, pois serão que vão impactar sua vida profissional para sempre


"O programa de estágio é a porta de entrada de um jovem profissional no mundo corporativo. Nesse sentido, além das organizações trazerem uma contribuição social, também se beneficiam do ganho de ter um “sangue novo” oxigenando a companhia. Normalmente os estagiários não vem com o que chamamos de “vícios corporativos”. Se as empresas souberem aproveitar essa energia, o pensamento criativo, e a vontade de contribuir com ideias inovadoras do estagiário, os dois lados ganham muito", explica a diretora de uma multinacional que também começou a carreira sendo estagiária e trainee.


A importância dos estagiários para as empresas


A especialista em empreendedorismo, Juliana Guimarães, explica que as questões relacionadas ao estagiário têm se tornado essencial não apenas para o bom desenvolvimento das organizações, mas também para o bem-estar da economia.


" A grande vontade dos estagiários em colocar em prática todos os conceitos aprendidos na faculdade faz do estagiário um dos profissionais mais bem-vistos pelas empresas. Além disso, o estágio antecipa a preparação e a formação de um quadro qualificado de recursos humanos e permite a descoberta de novos talentos, preparando a empresa para o futuro", pontua.

bottom of page