Dia Nacional do Queijo: 2 receitas deliciosas para celebrar a data
top of page

Dia Nacional do Queijo: 2 receitas deliciosas para celebrar a data


Um dos alimentos mais versáteis e saborosos da culinária brasileira, o Queijo tem seu Dia Nacional celebrado na próxima quinta-feira, 20 de janeiro. E por ser um alimento coringa, ele inspira chefs a criarem receitas incríveis e sabor ímpar.


Além disso, há outro motivo para comemorar o Dia Nacional do Queijo: Pesquisa produzida pela Tetra Pak, em parceria com a consultoria global de mercado Lexis Research, revelou, em 2021, que, no Brasil, 46% dos entrevistados aumentaram o consumo do alimento durante a pandemia. O levantamento mostra outros números positivos sobre o alimento: “Além da pandemia, a alta no consumo também se deve à percepção do produto, tido como um aliado para o bem-estar. No Brasil, os consumidores consideram o queijo um alimento saudável (50%), nutritivo (48%), com alto teor de proteínas (42%) e rico em cálcio (34%)”, destaca a pesquisa.


Os chefs abaixo elaboraram duas receitas fáceis e rápidas, com o Queijo como estrela, para preparar em casa, em contexto de pandemia. Eles listam os ingredientes e o modo de preparo.


QUEIJO CAMEMBERT EMPANADO COM COGUMELOS PARIS, ALHOS E TOMATES CONFITADOS NA MANTEIGA TEMPERADA

(Receita do chef Elízio Correa da Silva, do hotel Royal Tulip Brasília Alvorada) Crédito das fotos: Adriano Pereira

INGREDIENTES: Queijo Camembert Farinha de Trigo 100g Ovos 2 Farinha Panko 100g Cogumelos Paris 100g Alho Confitado 50g Tomate-Cereja Confitado 50g Manteiga Temperada 70g Sal a gosto

Manteiga Temperada Manteiga 70g Alho Picado 2g Cebola Picada 2g Mostarda Ancienne 5g

Ervas finas picadas (alecrim, tomilho e sálvia) 1g

Vinho tinto 5 ml

Sal a gosto

MODO DE PREPARO:

# Manteiga Temperada Refogue o alho e a cebola picada em metade da manteiga, acrescente o vinho tinto e deixe ferver até evaporar o álcool. Depois, coloque as ervas finas picadas, a mostarda ancienne e o restante da manteiga. Reserve.

#Queijo Camembert Empane o queijo Camembert na farinha de trigo, passe nos ovos levemente batidos à mão e, depois, empane na farinha panko. Reserve.

#Alho e Tomate Confitado Confite o alho e o tomate-cereja no azeite, coloque sal a gosto e leve ao forno em temperatura de 180 graus por 15 minutos. Reserve. Finalização do prato Ponha o queijo já empanado pra fritar. Enquanto isso, na frigideira, refogue na manteiga temperada os cogumelos paris. Em seguida, coloque os confitados de alho e tomates-cereja, sal a gosto e pronto. Coloque no prato o queijo empanado já frito e, por cima, o refogado de cogumelos. A manteiga temperada pode ir por cima do queijo pra dar mais um aroma ao prato. Opção de acompanhamento: uma porção de torradas no pão rústico, pra dar ainda mais sabor ao queijo Camembert. CREME DE QUEIJO MANTEIGA COM DOCE DE CAJU E CASTANHAS

(Receita do chef Ricardo Albuquerque, do hotel Golden Tulip Natal Ponta Negra)

Crédito da foto: Divulgação. INGREDIENTES: 395g Leite condensado 200g Creme de leite 200g Queijo manteiga 3 Gemas de ovo peneiradas

MODO: Leve todos os ingredientes ao fogo, mexendo sempre para não queimar. Quando todo o queijo estiver derretido, retire do fogo e leve para resfriar. Passe o doce de caju no liquidificador.

MONTAGEM: Faça camadas na ordem: creme de queijo, doce de caju e castanhas de caju trituradas. Leve para gelar e sirva à vontade.

bottom of page