top of page

Encontro de Teatro Lambe-Lambe anuncia os espetáculos de sua quarta edição

O Instituto Transforma, em parceria com o grupo As Caixeiras Cia. de Bonecas e por meio de termo de fomento com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC-DF), divulga a lista de 15 artistas e grupos da 4ª edição do Encontro de Teatro Lambe-Lambe. O evento acontecerá nos dias 21 e 22 de março de 2026, no Teatro Nacional Claudio Santoro – Foyer da Sala Martins Pena.

 

Consolidando-se como um dos principais eventos dedicados a essa linguagem cênica única na América Latina, o Encontro celebra o Teatro Lambe-Lambe, uma modalidade de teatro de pequenos formatos e animação apresentada dentro de caixas portáteis. Nela, espetáculos breves (de 3 a 5 minutos) são vivenciados por um único espectador por vez, através de uma fenda, criando uma experiência íntima e imersiva.

 

 

Curadoria plural e engajada

 

A seleção para esta edição foi guiada por critérios que valorizam a excelência e a diversidade. A curadoria buscou espetáculos com notável qualidade artística e técnica, incluindo domínio da manipulação, criatividade na dramaturgia e originalidade. Foi priorizada a diversidade de pesquisas e técnicas, como teatro de sombras, de objetos e de bonecos, com atenção à valorização de produções de diferentes contextos sociais e culturais.

 

Além disso, foram privilegiadas obras que dialogam com as pautas contemporâneas, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e ações afirmativas relacionadas a igualdade racial, direitos das mulheres, promoção dos direitos das pessoas com deficiência e diversidade sexual e de gênero.

 

Reafirmando seu caráter de intercâmbio, a programação de 2026 será composta por 15 espetáculos, entre selecionados (via chamamento público), e convidados, que representam a pluralidade da cena do Lambe-Lambe, vindos de quatro regiões do Brasil mais quatro estrangeiros.

 

São eles: Amor – Título Provisório e Inalterável; Caixa de Mitos; Casa de Encantaria; e Quinina, do DF; A Menina com a Cadeira na Cabeça e A Menina com a Caixa de Charutos, da BA; Asas?; Ensaio para a Liberdade; Miragem; e Missiva, de SC; Boiúna - A Cobra Encantada, de RO; Camarim, do PR; A Primera Vista; e Maravillosas, da Argentina; Pulcinellambe, da Itália; e Tesouro, do Chile

 

Para além das apresentações ao público, de sessões contínuas entre 15h e 20h nos longo dos dois dias de evento, o Encontro promoverá um momento formativo de "Abertura de Caixas". Um espaço dedicado à troca de saberes e experiências entre todos os artistas participantes, fomentando a rede colaborativa e o aprimoramento da linguagem.

 

"Nossa objetivo é mostrar a versatilidade e a potência criativa dos lambe-lambeiros, esses artistas que são arquitetos, dramaturgos, diretores e animadores de seus próprios universos em miniatura", comenta Amara Hurtado, coordenadora do evento. "Selecionamos obras que não só encantam pela técnica, mas que também carregam olhares sensíveis sobre o mundo contemporâneo, promovendo um diálogo frutífero entre nossas realidades."

 

 

Serviço:

4º Encontro de Teatro Lambe-Lambe

Local: Teatro Nacional Claudio Santoro – Foyer Sala Martins Pena (Eixo Monumental, Brasília-DF)

Data: 21 e 22 de março de 2026 (sábado e domingo)

Horário: das 15h às 20h (sessões contínuas)

Classificação indicativa: livre

Entrada: franca (sujeita à lotação do espaço)

Realização: Instituto Transforma e As Caixeiras Cia. de Bonecas

Patrocínio/ Fomento: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF (SECEC-DF)

 

 

O Encontro de Teatro Lambe-Lambe é uma ação do projeto BRASÍLIA É CULTURA e visa fomentar a economia criativa do DF, valorizar os artistas da linguagem, enriquecer as artes cênicas locais e nacionais e, acima de tudo, promover o acesso gratuito de todos os públicos a bens culturais de alta qualidade.

 


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page