top of page

Especialista explica sobre holding familiar

Holding familiar é uma empresa que possui participação acionária significativa em outras empresas, geralmente com o objetivo de administrar e controlar o patrimônio familiar, bem como facilitar a sucessão e a gestão dos negócios entre gerações.

Podem deter ações de diversas empresas, consolidando o controle e a administração de ativos familiares. Os bens que constituem uma holding podem ter diversas naturezas, sendo imóveis, valores mobiliários, cotas e outras empresas controladas. Entre as vantagens estão:

Ajudar a proteger o patrimônio familiar consolidado, reduzindo riscos e oferecendo estratégias de proteção de ativos. Pode proporcionar benefícios fiscais, otimizando a estrutura tributária por meio de planejamento financeiro e estratégias específicas. Ainda pode facilitar o acesso a financiamentos e empréstimos devido à sua estrutura consolidada e à possibilidade de utilizar os ativos como garantia.

Por ser a holding a proprietária direta dos bens, esse sistema evita que seja feita alienação ou oneração que não deveria ser feita sobre um bem familiar. Contribui para a continuidade dos negócios familiares ao criar uma estrutura que transcende as mudanças geracionais.

Permite a estruturação adequada de planos sucessórios e testamentários, garantindo a transferência eficiente de ativos conforme as preferências da família. A criação e operação de uma holding familiar são, em geral, legais, sujeitas às leis e regulamentações do país em que a holding está registrada e opera.Podem ser formadas para diversos propósitos, como gestão patrimonial, sucessão familiar, eficiência tributária e diversificação de investimentos.

O contador e advogado tributário, diretor da R&F Suporte Empresarial explica que “É importante, no entanto, que profissionais jurídicos e contábeis sejam consultados para garantir que a estrutura da holding esteja em conformidade com as leis locais. Questões como a estrutura societária, regulamentação tributária, requisitos de relatórios e conformidade legal precisam ser analisados caso a caso para se alcançar o objetivo que pretende com a holding familiar. A legalidade das atividades específicas realizadas pela holding, bem como a conformidade com as leis fiscais, devem ser cuidadosamente consideradas. O aconselhamento legal especializado pode ajudar a garantir que a holding esteja em conformidade com todas as obrigações legais e regulatórias”.

 

R & F Contabilidade e Suporte EmpresarialEndereço: Setor de Rádio e TV Norte – SRTVN, Asa Norte, quadra 701, conjunto P, sala 1082 – BrasíliaPara acompanhar no Instagram @rf.contabilidade


Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


bottom of page