Espetáculo aborda a importância da amizade e dos afetos na infância
- Rodrigo Carvalho
- há 3 horas
- 4 min de leitura

Imagine uma casa que passeia pelo céu e é habitada por quatro seres mágicos de personalidades muito diferentes, mas que convivem em harmonia, pois exercitam a escuta e o cuidado. Esta é “A Pequena Casa Flutuante”, o cenário vivo dessa história que, ao receber a inesperada visita da menina Lia, precisa reorganizar a sua rotina para acolher a nova moradora. Com dramaturgia sensível e estética artesanal, o espetáculo aborda a criação de vínculos de amizade na infância, propondo uma reflexão sobre memória, diferença, convivência e reinvenção do cotidiano por meio da imaginação. “A Pequena Casa Flutuante” estreia no dia 24 de agosto (domingo), com sessões às 11h, 14h e 16h, e realiza mais duas apresentações no dia 31 de agosto (domingo), às 10h e 14h, no Centro Educacional São Francisco, no bairro de São Sebastião. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados pelo Sympla.
Lia é uma garotinha curiosa, mas de poucas palavras, que encontra nesta casa misteriosa um espaço acolhedor e seguro para falar, brincar e sonhar. Neste mundo de magia, onde o tempo tem outro ritmo, ela conhece Zada (a engenheira das engrenagens), Ilán (o jardineiro das estações), Liara (a guardiã do tempo) e Adara (a cuidadora dos sonhos), personagens que são guardiões de gestos de cuidado. Com cada um deles, a pequena Lia aprende uma lição sobre amizade numa jornada encantadora que mostra como superar as diferenças com afeto e construir um ambiente colaborativo. Protagonizada pela atriz Fernanda Duarte, a menina Lia enfim encontra um lugar que respeita o seu tempo de crescer e aprender, sem pressa ou cobranças do mundo externo, e assim ela descobre que já tem tudo o que precisa para ser feliz.
Com direção de Fernanda Tiago e assistência de Davi Dias, a peça é dividida em cenas-poema que compõem um ambiente sensorial e sonoro sensível, estimulando a contemplação e a imaginação das crianças e também dos adultos. “O espetáculo é um respiro, uma tentativa de dar pausa na realidade frenética tecnológica em que as crianças também já estão inseridas. O brincar é ferramenta poderosa para o desenvolvimento humano”, explica Fernanda Tiago, convidada pelo Coletivo Poéticas da Meia Noite para dirigir a peça. Além da atriz Fernanda Duarte interpretando Lia, completam o elenco as atrizes AnnaJu Carvalho, Giulia Faleiro, Ludmylla Geiger e o ator Vitor Alves.
Assim como os demais espetáculos de repertório do Coletivo, a dramaturgia de “A Pequena Casa Flutuante” também foi criada a partir de uma escrita coletiva, na qual o elenco participa ativamente como criadores. Esse processo foi orientado pelo dramaturgo e diretor baiano, Thiago Carvalho, que assina a dramaturgia. Para ele, o texto da peça propõe um teatro do encantamento cotidiano, no qual o brincar se transforma em ferramenta de conhecimento. “A casa flutuante é, ao mesmo tempo, cenário, corpo e metáfora de um espaço possível de convívio sensível, em que todos, inclusive o público, são convidados a encontrar seu lugar, não por imposição, mas por afeto compartilhado”, diz ele.
Após as apresentações, as crianças também poderão participar de uma oficina com o elenco do espetáculo. Com o tema “Sonhos e Medos”, a atividade vai convidar as crianças a expressarem suas emoções através de desenhos, modelagem e outros fazeres artísticos. A oficina é inclusiva, e conta com recursos de acessibilidade como intérpretes de Libras e elementos táteis. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
Sobre o Coletivo – Fundado em 2021, o O Coletivo Poéticas da Meia Noite surge após a passagem de Thiago Carvalho como professor substituto na Universidade de Brasília (UnB), em 2021. A vontade de um grupo de estudantes em continuar o trabalho com o diretor baiano fez surgir essa ponte permanente entre a Bahia e a capital federal para desenvolvimento de trabalhos cênicos que partem de uma pesquisa da intersecção entre memória e alteridade na construção dramatúrgica. Atualmente, o coletivo reúne seis estudantes da UnB, além de dez profissionais baianos e quatro brasilienses que desenvolvem cenografia, luz, design, fotografia, comunicação e mediação. Além de “A Pequena Casa Flutuante”, primeira peça infantil do coletivo, também fazem parte do repertório do grupo os espetáculos “Piitinga – Peixe Pequeno” (2023) e “Solos Flutuantes” (2024).
Sobre a Diretora – Fernanda Tiago é atriz, diretora e produtora formada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB). Iniciou sua trajetória profissional aos 13 anos e participou de dezenas de produções teatrais; trabalhou como atriz e monitora na Cia de Teatro Neia e Nando, entre 2016 e 2023, consolidando-se como referência na cena teatral para o público infantojuvenil. Dirigiu o espetáculo "Onírico", contemplado pelos editais Conexão Cultural e Funarte Aberta, com circulação nacional por São Paulo, Guarulhos e Goiânia. Como diretora, também assina as montagens de "A Morte nas Mãos de Quem?" e "A Pequena Casa Flutuante".
SERVIÇO
O quê: Espetáculo “A Pequena Casa Flutuante”
Quando:
24 de agosto (domingo) – 11h, 14h e 16h
31 de agosto (domingo) – 10h e 14h
Onde: Centro Educacional São Francisco - São Sebastião, DF
Quanto: Gratuito
Classificação: Livre
@poeticasdameianoite
Ficha Técnica - A Pequena Casa Flutuante
Direção Artística: Fernanda Tiago
Direção Geral: Thiago Carvalho
Assistente de Direção: Davi Dias
Dramaturgia: Thiago Carvalho
Assistentes de Dramaturgia: Davi Dias e Fernando Tiago
Elenco: AnnaJu Carvalho, Fernanda Duarte, Giulia Faleiro, Ludmylla Geiger e Vitor Alves
Produção Executiva: Gabriela Vasconcelos
Assistente de Produção: AnnaJu Carvalho
Iluminação: Ana Clara Neves
Figurino: Luazi Luango
Costureira: Mel Soares
Assistente de Figurino: Krystie Ribeiro
Músico: Yuri Sherlok
Cenografia: Ana Clara Neves
Gestão de Mídias Sociais: Jaitai Ribeiro
Fotografia: Jaitai Ribeiro
Designer Gráfico: Fernando PJ
Assessoria de Imprensa: Gabriela Fonseca e Marcelo Silva
Gravação de Espetáculo: Jaitai Ribeiro
Maquiagem: Gabriela Vasconcelos
Assistente de Maquiagem: Fernanda Duarte
Realização: Coletivo Poéticas da Meia Noite