Evento “Comunicação Antirracista: Consciência, Resistência, Ação” acontece no Museu Nacional da República
- Rodrigo Carvalho
- há 10 horas
- 3 min de leitura

A comunicação antirracista é mais do que uma escolha ética: é um ato de justiça que transforma palavras em pontes, silêncios em vozes vivas, ausência em inclusão. Seguindo esse caminho, o Museu Nacional da República será palco de um evento fundamental para o fortalecimento da comunicação antirracista e a promoção de diálogos que impulsionam a transformação social. O “Comunicação Antirracista: Consciência, Resistência, Ação” tem uma programação que reúne ativistas negros e indígenas, especialistas e representantes de políticas públicas para refletir, debater e construir caminhos rumo a uma sociedade mais justa e inclusiva. O evento será no sábado 31 de maio, das 15h às 19h, no Museu Nacional da República, com entrada franca e livre.A atividade reunirá conhecimento, coragem e escuta para questionar velhas narrativas e abrir novos caminhos, rumo à construção de uma comunicação que enxerga, reconhece e transforma. O presente pede a urgência de um futuro diferente.Mesas e DebatesA programação se inicia às 15h, com uma abertura artística conduzida pela poetisa, multiartista e ativista Cristiane Sobral, que apresentará uma performance poética de boas-vindas e invocação simbólica do tema. Logo após, às 15h30, acontece o Talk de abertura “Consciência e Resistência”, uma conversa entre Midiã Noelle , autora do livro "Comunicação Antirracista – Um guia para se comunicar com todas as pessoas em todos os lugares", e o diretor e cineasta Rodrigo França, mediada pela historiadora Pâmela Carvalho. Este momento convida o público para uma troca que ultrapassa a dimensão acadêmica e se conecta com espiritualidade, arte e território. Será um painel poético e crítico sobre as raízes do racismo estrutural, os impactos das narrativas hegemônicas e os caminhos de resistência construídos a partir dos saberes negros e originários.
Às 16h30, inicia a Mesa-Debate “Ação”, que trará reflexões sobre a comunicação institucional como prática de enfrentamento ao racismo, com foco em equidade, governança ética, representatividade e desafios tecnológicos. A atividade será mediada pela advogada e pesquisadora Ilka Teodoro, com a participação de nomes relevantes como a gestora de negócios Ana Paixão, a jornalista e pesquisadora Ayla Tapajós, o gestor Deives Rezende e o comunicador indígena e integrante da Mídia Indígena, Erisvan Guajajara. Este espaço será dedicado à discussão de práticas, desafios e caminhos para uma comunicação mais justa e inclusiva em empresas, órgãos públicos e organizações sociais.
Na sequência, às 18h, será realizado o Painel Público do Grupo de Trabalho de Inclusão (GTI) de Comunicação Antirracista, com as perspectivas das políticas públicas e a participação do secretário de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo do Ministério da Igualdade Racial, Tiago Santana. Tiago fará o encerramento institucional da programação, em um painel onde trará os principais encaminhamentos do GTI de Comunicação Antirracista, que acontece, neste momento, dentro do Ministério. A participação do Ministério da Igualdade Racial será um gesto de grande coerência com os princípios do evento e uma oportunidade de apresentar diretamente ao público os rumos e diretrizes do Governo Federal no campo da comunicação antirracista.
E o encerramento fica por conta de Brisa Flow, que às 18h15 apresentará um pocket show de encerramento, reforçando a mensagem de resistência, esperança e transformação através da arte.
PROGRAMAÇÃO
15h - Abertura artística – Cristiane Sobral
15h30 - TALK DE ABERTURA – “Consciência e Resistência”, Com Midiã Noelle e Rodrigo França, e mediação de Pâmela Carvalho
16h30 - MESA-DEBATE – “Ação”, com Com Deives Rezende Filho, Ana Paixão, Erisvan Guajajara, Ayla Tapajós; e mediação: Ilka Teodoro
18h - Encaminhamentos do GTI de Comunicação Antirracista e perspectivas de políticas
públicas
18h15 - Pocket show com Brisa FlowEste evento conta com Patrocínio da CAIXA e Governo Federal.
SERVIÇO
“Comunicação Antirracista: Consciência, Resistência, Ação”
Quando: 31 de maio, sábado, das 15h às 19h30Onde: Museu Nacional da República
Todas as mesas contarão com tradução em libras
Entrada Franca
Classificação: Livre
Commenti