top of page

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro abre inscrições para a seleção de filmes da edição de 60 Anos

Na edição comemorativa dos 60 anos do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, criado em 1965 por Paulo Emílio Gomes, a mais tradicional e longeva mostra cinematográfica do país volta a ser realizada no mês de setembro e em formato ampliado, com nove dias de programação, que incluirá um longa-metragem a mais na seleção da Mostra Competitiva Nacional e na Mostra Brasília.

O anúncio das novidades para o 58º Festival de Brasília foi feito nesta terça (6/5), em coletiva de imprensa no foyer do Cine Brasília, marcando também a abertura das inscrições de curtas e longas-metragens nacionais para compor a seleção oficial do evento - que podem ser feitas pelo site do festival até o dia 9 de junho.

Os 60 anos do Festival de Brasília marcam a resiliência do evento, uma referência para a cidade e para o país, segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e presidente do festival, Cláudio Abrantes.

“Nem a ditadura e nem a pandemia conseguiram parar o festival”, reforçou o secretário ao lembrar que as edições de 1972, 1973 e 1974 não foram realizadas devido ao regime militar, mas, apesar disso, perseverou.

Uma das principais mudanças para esta edição será o retorno do festival ao mês de setembro. “Esta é a data quando sempre ocorreu, com os ipês e sem chuva. Do ponto de vista mais técnico, temos a certeza de que agora o festival retoma o protagonismo, que nunca deveria ter perdido, entre os grandes festivais do Brasil”, justificou Abrantes.

Para Sara Rocha, diretora-geral do Festival de Brasília, isso só foi possível devido ao edital trianual para a produção do festival, que permitiu a aprovação orçamentária para três edições do evento (2024, 2025 e 2026).

“Esse retorno a setembro é fundamental para o posicionamento estratégico do festival no calendário dos festivais e se dá graças ao trabalho continuado por esses três anos”, reiterou.

Para este ano, o Festival de Brasília aumenta sua duração para nove dias, abarcando dois finais de semana. Com isso, serão mais filmes e também mais regiões do Distrito Federal contempladas com as atividades, oficinas, exibições, além do Cine Brasília.

Desde o ano passado, o Banco de Brasília (BRB) é o patrocinador master do festival, o que viabilizou também a ampliação do formato e da estrutura do festival. “Foi o maior investimento que o banco fez no festival, tendo em vista a valorização dos filmes”, confirmou o gerente de patrocínios do BRB, João Eduardo Silveira.

Mostra Brasília – A Mostra Brasília também amplia o número de dias de competição, de prêmios e de filmes que concorrerão ao 29º Troféu Câmara Legislativa. Serão 10 curtas, cinco longas em cinco dias de exibição. Os prêmios de R$ 240 mil vão agora para R$ 298 mil. O edital específico da mostra será lançado ainda esta semana, mas as inscrições para esta competição já podem ser feitas pelo site oficial do festival, no mesmo link.

Além de oficinas e exibições de mostras paralelas, o 58º Festival de Brasília confirma a realização da sétima edição do Ambiente de Mercado, voltado para pitchings e rodadas de negócios, com participação de players do setor do audiovisual nacional e internacional.

Também estará de volta a Conferência Nacional do Audiovisual, que foi um fórum importante retomado pelo festival no ano passado, no qual o público poderá participar de debates centrais para o desenvolvimento de políticas públicas para o audiovisual brasileiro.

Os detalhes da programação do 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro serão divulgados no dia 20 de agosto.

Cine Brasília - O anexo do Cine Brasília que constava do projeto original de Oscar Niemeyer já está caminhando para efetivar a extensão da área do cinema de forma perene. O edital para a construção da área deve ser publicado nas próximas semanas.

“A gente sempre usa essa área externa. Agora está na hora de sedimentar esse anexo, para termos salas menores de cinema e uma cinemateca, com acervos de grandes nomes do cinema brasiliense como este que dá nome à sala, Vladimir Carvalho”, reforçou Claudio Abrantes.

Ele também anunciou o lançamento da licitação para aquisição de um projetor 4k para o Cine Brasília.

Mostra 60 Anos do Festival – Como parte das celebrações dos 60 anos do Festival de Brasília, o Cine Brasília realiza de hoje (6) a domingo (11), a Mostra Especial 1 Filme por Década, com entrada franca.

A mostra reúne seis filmes emblemáticos de cada década do festival, que foram premiados com o Troféu Candango de Melhor Filme. São eles: Todas as Mulheres do Mundo (1966), de Domingos de Oliveira; Nunca Fomos Tão Felizes (1984), de Murilo Salles; “Que bom Te Ver Viva” (1989), de Lúcia Murat; “Amarelo Manga” (2002), de Cláudio Assis; “É Proibido Fumar” (2009), de Anna Muylaert; e “Temporada” (2018), de André Novais de Oliveira.

 

SERVIÇO - Inscrições do 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro - 60 Anos

Data das inscrições: De 6 de maio a 9 de junho de 2025, pelo link https://festcinebrasilia.com.br/inscricoes/

Data do festival: 12 a 20 de setembro de 2025

Local: Cine Brasília - EQS 106/107


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page