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Frango Assado celebra 73 anos e acelera modernização com salto no digital, novas collabs e expansão do portfólio

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O Frango Assado completa 73 anos em meio a um novo ciclo de modernização, digitalização e fortalecimento de parcerias estratégicas. A rede, controlada pela International Meal Company (IMC), mantém ao longo de 2025 o protagonismo dentro do grupo, com indicadores de crescimento em conveniência, canais digitais e experiência nas lojas - áreas que se tornaram centrais desde a reformulação da marca iniciada em 2022.

 

Ao longo do mês de aniversário, as 23 unidades terão diversas promoções em minimercado, com foco no FranMarket, frente que já responde por 15% do faturamento total anual da marca. O canal de conveniência também cresceu em relevância nos últimos anos e passou a incorporar novas categorias, como higiene e autocuidado, reforçando o conceito de “experiência completa na estrada”. 

A rede observou um avanço de alguns segmentos estratégicos no último ano: sobremesas (+47%) e cafeteria (+9%), impulsionadas por produtos desenvolvidos em parcerias com marcas como B.Lém e Carole Crema, que estão entre os itens mais vendidos da rede.

 

“Mais do que celebrar a data, este é um momento de reconhecer a força de uma marca que segue evoluindo sem perder suas raízes. O Frango Assado combina tradição e modernidade

para entregar a melhor experiência de parada ao longo das estradas paulistas”, afirma Edvaldo Souza, General Manager da rede.

 

Reposicionamento amadurece e fortalece marca

Três anos após a reformulação da identidade, o Frango Assado colhe resultados de um processo que envolveu atualização visual, revisão de layout das lojas, cardápio e digitalização da jornada do cliente. Todas as unidades contam com totens de autoatendimento, que já representam 68% das vendas (resultados 2T25 da IMC), com um ticket médio que ultrapassa R$ 50 e crescimento de 15% desde 2022.

 

Criado em 2022, o aplicativo próprio da marca ultrapassa 500 mil downloads e o Fran-GO! se consolida como um dos principais programas de fidelidade do setor. O sistema, integrado à plataforma Salesforce, permite segmentar ofertas e comunicações personalizadas, ampliando a recorrência e o engajamento com o público junto aos descontos ofertados.

 

“O rebranding foi um divisor de águas para a marca. Modernizamos processos, lojas e comunicação, mas sem abrir mão daquilo que é a essência do Frango Assado: a tradição, o acolhimento, a qualidade e o sabor que atravessam gerações. Hoje, a experiência é mais fluida, digital e próxima das novas demandas de consumo, sem perder o vínculo afetivo que sempre fez parte da nossa história”, afirma José Giordano, Diretor de Marketing e Vendas do Frango Assado.

 

Inclusive, a rede foi premiada no D&AD Awards de 2023, na categoria Tipografia, pelo seu projeto de redesign da identidade visual chamado "Funky Chicken". Desenvolvido pela agência Design Bridge and Partners, a repaginação modernizou a marca com cores vibrantes e uma ilustração de frango ousada para refletir uma personalidade mais dinâmica, ao mesmo tempo em que honra a herança de mais de 70 anos da rede. 

A marca também tem se posicionado nas redes sociais, principalmente com conteúdos originários, envolvendo influenciadores e criadores de conteúdos, além da campanha ‘Cada Parada, Uma História’, que, de forma emocional, dá luz às memórias que os consumidores têm quando o assunto é o Frango Assado. Uma frente que também ajudou a ampliar a marca ao público mais jovem, de 25 a 35 anos, e a reforçar a identidade de uma rede que combina tradição e conveniência.

 

Linhas próprias e collabs ampliam portfólio e percepção de qualidade

O Frango Assado ainda consolidou uma estratégia de colaborações com marcas gastronômicas de alto reconhecimento, buscando associar seu cardápio à excelência técnica de especialistas em diferentes categorias. Depois de parcerias com VPJ Alimentos (hambúrgueres premium), Ceratti (pães de calabresa), B.Lém (doces portugueses) e Carole Crema (bolos), a rede prepara uma nova collab com a BRF, sanduíches criados com produtos da linha ‘Perdigão Ouro’ com mortadela, peito de frango desfiado e salame.

A estratégia segue um movimento crescente de co-branding no varejo alimentar, com parcerias que elevam a percepção de qualidade e ampliam o alcance entre novos públicos sem desviar do DNA da marca. Além disso, as collabs têm impacto direto na percepção de marca e no ticket médio, avaliadas com base na incidência de produtos nos pedidos e no desempenho de vendas durante as ativações.

 

A rede também expande o seu portfólio com linhas próprias, como é o caso da Linha de Congelados, com coxinhas e pães de queijo para os consumidores levarem o sabor das estradas para seus lares. Há ainda “Fran Mania”, uma linha com brinquedos, pelúcias e itens que reforçam a presença da marca em momentos de viagem e convivência familiar. Essas iniciativas demonstram o compromisso da marca com a inovação, a conveniência e a criação de memórias afetivas, conectando-se com diferentes ocasiões de consumo - em casa, em trânsito ou em família. 


Produção centralizada e padronização de qualidade

Símbolo da marca há 7 décadas, o pão de semolina segue como o carro-chefe do Frango Assado, com mais de 1 milhão de unidades vendidas por ano. A produção é feita na Cozinha Central da IMC, em Louveira (SP), que fabrica oito toneladas de produtos por dia, entre pães, salgados e sobremesas.

 

Criado pela família Mamprin em 1952, o Frango Assado se tornou parte da memória afetiva dos viajantes paulistas - um de seus símbolos característicos é o aroma do pão de semolina saindo do forno. Hoje, o produto ainda é o principal símbolo da marca - uma receita quase inalterada há sete décadas - e sintetiza o equilíbrio entre tradição e inovação que orienta o futuro da rede.

 

Inaugurada em 2019, a unidade fabril garante padronização, rastreabilidade e consistência em todas as lojas. A operação também conta com o acompanhamento técnico do chef Rogério Shimura, especialista em panificação, que atua na consultoria dos processos e fermentação, mantendo a receita original e aprimorando o controle de qualidade. 


Resultados e próximos passos

Com 23 lojas próprias nas principais rodovias de São Paulo, o Frango Assado segue como a marca mais rentável da IMC e como o principal foco de expansão.

Nos últimos três anos, cinco unidades passaram por reformas, além da nova unidade de Guararema, inaugurada em fevereiro deste ano, que já adota o novo conceito arquitetônico e visual da marca. A rede avalia novos pontos para expansão e modernização em 2026, mantendo o foco neste momento no Estado de São Paulo.


Sobre o Frango Assado

Fundada em 1952, a rede de postos e restaurantes Frango Assado nasceu como uma barraca de frutas da família Mamprin, na Via Anhanguera, em Louveira, e, com o tempo, se tornou uma das maiores operadoras de praças de serviços rodoviários do estado de São Paulo. Adquirida pelo Grupo IMC (International Meal Company / B3: MEAL3) em 2008, atualmente, o Frango Assado conta com 23 lojas próprias, instaladas majoritariamente em rodovias nos estados de São Paulo. Com mais de 70 anos, a rede se destaca pela tradição e a qualidade de uma parada completa, que inclui lanchonete, restaurante, padaria, minimercado, posto de gasolina, banheiro, áreas kids e pet, entre outras, além de produtos icônicos, como o famoso pão de semolina, coxinhas, espetinhos de frango, pães de queijo e cafés especiais.

 

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