top of page

Gama recebe espetáculo gratuito sobre os candangos e a construção de Brasília


Sucesso no Plano Piloto, “A Capital: Vivências Candangas” estreou em Brasília em abril e terá três sessões gratuitas no Teatro Sesc Gama, neste final de semana. A obra com 30 dançarinos profissionais e trilha sonora original é fruto de uma coreografia vencedora da maior competição de danças urbanas da América Latina. 

Com explicações de historiadores e encenações de episódios pouco conhecidos pela população, a performance traz detalhes sobre a convocação de operários de todo o país para construir Brasília, a esperança por uma vida melhor, as condições precárias de trabalho, a saudade de casa e os acidentes mortais durante as obras. 

Com cenários, figurinos e coreografias impactantes, os artistas mostram fatos como o massacre da Pacheco Fernandes, revolta em refeitório que resultou na morte de dezenas de candangos, a inundação da Vila Amaury, submersa pelo Lago Paranoá. A ideia é honrar a dura trajetória dos trabalhadores que construíram a nova capital em 1000 dias, cumprindo a promessa de Juscelino Kubitscheck, mas não tiveram o devido reconhecimento nem puderam morar no Plano Piloto.

“Vim de Ouro Branco, no Rio Grande do Norte. Participei aqui do Itamaraty, do Hospital de Base, do Cine Brasília e do Congresso Nacional. O espetáculo foi maravilhoso, me lembrei de muita coisa que aconteceu comigo. Eu convido o público em geral, brasilienses, que venham conhecer esse espetáculo lindo. Estou emocionado, agradeço do fundo do coração”, disse o operário Espedito de Lucena Lima, de 82 anos, com lágrimas nos olhos após receber flores no fim da apresentação. Presente na estreia do espetáculo com a esposa e três filhas, ele é um dos únicos candangos vivos. 

Estrelado pela Cia. Have Dreams, grupo de danças urbanas que surgiu na Ceilândia, com 15 anos de carreira e referência na cena nacional, o espetáculo de 45 minutos é totalmente apoiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC) e surgiu de uma coreografia vencedora do maior evento de danças urbanas da América Latina, o Hip-Hop District, em 2023. (Vídeos e fotos no instagram @cia.havedreams e neste link do drive)


Próximas sessões: ingressos gratuitos aqui 

Teatro Sesc Gama, sábado (17/05) às 11h, e domingo (18/05) às 18h e às 20h;


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page