GSH Banco de Sangue de Brasília alerta para queda acentuada nas doações
- Rodrigo Carvalho

- há 11 minutos
- 2 min de leitura

O início do ano costuma trazer desafios adicionais para os bancos de sangue do país. No GSH Banco de Sangue de Brasília, a redução no número de doações vem sendo agravada também pelas fortes chuvas de verão, que, muitas vezes, dificultam o deslocamento dos doadores. Esse movimento ocorre justamente quando os estoques precisam ser mantidos em níveis seguros para atender a uma demanda contínua por transfusões.
Além do impacto das férias, as chuvas típicas do verão também contribuem para a redução no comparecimento de doadores aos bancos de sangue, dificultando ainda mais a reposição dos estoques. Esse cenário acende um sinal de alerta para a manutenção do atendimento seguro a pacientes que dependem diariamente de transfusões.
Pacientes com doenças crônicas, como anemia falciforme, pessoas em tratamento oncológico, além de procedimentos cirúrgicos eletivos, emergências médicas e atendimentos hospitalares de urgência continuam demandando bolsas de sangue ao longo de todo o ano. Essas necessidades não diminuem durante o período de férias.
“Janeiro reúne uma série de fatores que impactam diretamente os estoques, como viagens, mudança na rotina dos doadores e, especialmente neste período, o volume de chuvas. Por isso, reforçamos que a doação de sangue é um compromisso contínuo. A necessidade não entra em recesso”, destaca Marcela Zilves Colonese, gerente de captação regional do GSH Banco de Sangue.
De acordo com a instituição, todos os tipos sanguíneos são fundamentais e bem-vindos para manter o atendimento seguro aos hospitais, com maior necessidade, neste momento, para os tipos O-, O+, A- e A+, que apresentam estoques mais críticos.
O GSH Banco de Sangue de Brasília ressalta que as doações podem ser feitas de segunda a sábado, das 7h às 12h30, no SGAS 915 – Asa Sul – 2º subsolo do Centro Clínico Advance I (próximo ao DF Star). O local oferece estacionamento gratuito no Multipark DF Star.
Serviço:
GSH Banco de Sangue de Brasília
Endereço: SGAS 915 – Asa Sul – 2º subsolo do Centro Clínico Advance I (próximo ao DF Star)
Telefones: (61) 3011-7531 e (61) 9632 3648
Atendimento: de segunda a sábado, das 7h às 12h30
Estacionamento gratuito para doadores no Multipark DFStar.










Comentários