top of page

Inscrições abertas para as Mesas de Pesquisa do XIII Fórum de Lisboa

Estão abertas as inscrições para a submissão de artigos às Mesas de Pesquisa do XIII Fórum de Lisboa, que ocorrerá entre 2 e 4 de julho de 2025, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em Portugal. A iniciativa é gratuita e voltada para mestres, doutores e alunos de pós-graduação stricto sensu do Direito e das Ciências Sociais, de instituições brasileiras e estrangeiras. Os interessados têm até o dia 26 de maio para submeter gratuitamente os artigos inéditos.


Realizada pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pela FGV Justiça, as Mesas de Pesquisa têm como objetivo divulgar e ampliar o alcance dos estudos acadêmicos e científicos desenvolvidos em programas de mestrado e doutorado. Neste ano, a iniciativa promove a discussão a partir do tema central do XIII Fórum de Lisboa “O mundo em transformação – direito, democracia e sustentabilidade na era inteligente”.


O processo de submissão é feito totalmente online, por meio de formulário de inscrição. A partir dos critérios descritos no Edital, a banca selecionará 21 artigos para participarem das Mesas de Pesquisa desta edição. Os pesquisadores interessados devem submeter trabalhos inéditos dentro de três eixos-temáticos: Direito, economia e inovação na era digital; Democracia e direitos humanos na sociedade tecnológica; e Sustentabilidade e justiça social na reconstrução do futuro. As apresentações dos artigos ocorrerão de forma presencial, em Portugal, durante o XIII Fórum de Lisboa.


A previsão é de que o resultado preliminar dos artigos aprovados seja divulgado no dia 9 de junho. A participação deve ser confirmada até o dia 20 de junho. Nesta edição, o primeiro colocado de cada eixo temático será convidado para uma apresentação do seu trabalho em evento científico, que ocorrerá no prazo de um ano a ser contado a partir da data de divulgação do resultado e será promovido pela FGV Justiça ou pelo IDP, com os custeios de passagem e hospedagem cobertos pela FGV Justiça.


Os autores dos trabalhos selecionados terão isenção da taxa de inscrição no XIII Fórum de Lisboa, entretanto terão que arcar com os custos de passagem, hospedagem e alimentação. A apresentação do trabalho depende do comparecimento de, pelo menos, um dos autores de forma presencial.


Todos os artigos aprovados e apresentados serão publicados no volume que traz as transcrições do XIII Fórum de Lisboa, a ser publicado no site do evento em 2026. Para mais informações sobre o processo de seleção, os critérios de avaliação e o formato de submissão, consulte o Edital.


Comments


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page