top of page

Instituto Mulher Empreende é lançado em Brasília no Mês do Empreendedorismo Feminino

ree

No mês em que o mundo celebra o Empreendedorismo Feminino, Brasília será palco de um novo movimento de transformação: o lançamento do Instituto Mulher Empreende, que acontece no dia 11 de novembro, data simbólica por representar o Portal 11:11, associado à expansão de consciência e ao alinhamento de propósitos. A iniciativa nasce para fortalecer o protagonismo das mulheres na economia e promover o desenvolvimento integral feminino — unindo empreendedorismo, bem-estar e impacto social.O evento será realizado no Espaço In Terapias, reunindo líderes de movimentos femininos, empresárias, mentoras, apoiadoras e representantes da imprensa. A escolha da data reforça a missão do Instituto de alinhar propósito, consciência e ação coletiva, convidando mulheres a se conectarem a uma rede de apoio, aprendizado e oportunidades. A programação inclui falas inspiradoras de fundadoras e lideranças femininas, apresentação da missão e programas do Instituto e da trajetória da Jornada Mulher Empreende. Também o lançamento oficial do portal digital do Instituto, que oferecerá conteúdos de formação, artigos e oportunidades de conexão para empreendedoras de todo o país.O Instituto Mulher Empreende é fruto da Jornada Mulher Empreende, programa criado por Adriana Moya e conduzido por uma equipe multidisciplinar de mentoras, terapeutas e gestoras que, desde 2023, já impactou mais de 300 mulheres com formações, mentorias e práticas de auto liderança e gestão emocional. A Jornada — hoje um dos principais projetos do Instituto — se consolidou como um espaço de desenvolvimento do empreendedorismo consciente, integrando competências técnicas e emocionais para impulsionar negócios sustentáveis e saudáveis.“

O Instituto surge para agir onde as desigualdades ainda persistem. É uma ponte entre quem tem ideias e quem pode financiar, entre quem sonha e quem ajuda a realizar”, destaca Adriana Moya, fundadora e presidente do Instituto.  “Investir em mulheres é investir no desenvolvimento do país. Quando uma mulher prospera, toda uma rede se transforma junto”, completa Adriana Moya.

 

 

Mês do Empreendedorismo Feminino

A criação do Instituto coincide com a semana do Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino (19 de novembro), instituído pela ONU em 2014. O governo federal, em publicação da Lei 14.667 no Diário Oficial da União, também instituiu a Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino, evento a ser realizado todos os anos durante o mês de novembro para celebração da participação da mulher à frente dos negócios. O objetivo da Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino é conscientizar a população sobre desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras. Além de conscientizar a população brasileira sobre a participação feminina no empreendedorismo, destacando os efeitos desta liderança perante empresas, a publicação da lei acontece em um momento de crescimento do papel da mulher na economia.

 

O movimento reforça o protagonismo das mulheres nos negócios e chama atenção para desafios que ainda persistem, como o acesso a crédito e cargos de liderança. Dados recentes do IBGE (Censo 2022) e do Relatório Socioeconômico da Mulher (RASEAM 2025) revelam que, embora 51,5% da população brasileira seja feminina, menos de 40% das posições de liderança são ocupadas por mulheres — e 49,1% dos lares são chefiados por elas, muitas em contexto de vulnerabilidade. Essas desigualdades reforçam a urgência de iniciativas que promovam autonomia econômica, educação empreendedora e redes de apoio. 


Um estudo realizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), baseado em dados do PNADC (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) no terceiro trimestre do ano passado, apontou a existência de 10,3 milhões de mulheres donas de negócios no país, o que representa 34,4% dos empreendedores no Brasil.

 

 

Sobre o Insituto Mulher Empreende

O Instituto Mulher Empreende é uma organização fundada por sete mulheres que acreditam na força da educação empreendedora, do acolhimento emocional e das redes de apoio como ferramentas de transformação social. Entre seus pilares estão a liderança colaborativa, a autonomia financeira, o bem-estar integral e o fomento de projetos de impacto positivo, com foco em parcerias com o setor público e privado para promover a equidade de gênero e a inclusão produtiva feminina.Com sede em Brasília e atuação nacional, o Instituto planeja lançar, em 2026, o Programa de Mentorias Conectivas, que reunirá especialistas em gestão, comunicação e saúde emocional para apoiar mulheres em diferentes estágios do empreendedorismo. Também está prevista a criação de um Fundo Colaborativo de Fomento Feminino, voltado a projetos de impacto social liderados por mulheres em situação de vulnerabilidade.

Serviço

Lançamento do Instituto Mulher Empreende – 11:11: Um Portal para o Propósito

Data: terça, 11 de novembro de 2025Horário: 19h às 21hLocal: Espaço In Terapias / Endereço

Comentários


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page