Instrumental Sesc Brasil celebra o protagonismo negro na música em novembro
- Rodrigo Carvalho

- 3 de nov.
- 5 min de leitura

O mês da Consciência Negra ganha ecos potentes no palco do Teatro Anchieta, em São Paulo. Em novembro, o Instrumental Sesc Brasil (ISB) celebra o protagonismo de artistas negros e negras na música instrumental e reúne nomes que traduzem em múltiplas linguagens sonoras a riqueza e a diversidade das matrizes afro-diaspóricas.
O público poderá experimentar sonoridades que transitam entre jazz, afrobeat, rapjazz, afro-samba-jazz e a música de concerto, com apresentações da multi-instrumentista e compositora Lua Bernardo (04/11), do grupo de câmara Ubuntu Ensemble (11/11), das mulheres negras que compõe o grupo carioca Jazz das Minas e Ifátókí Maíra Freitas (18/11), que realiza masterclass gratuita no dia seguinte ao show, e do pianista Hercules Gomes (25/11), que estreia novas composições para piano solo, dois pianos e quarteto de cordas neste show.
Embora o Instrumental Sesc Brasil apresente ao longo do ano pessoas negras no protagonismo de seus shows, o período é uma oportunidade de aprofundar reflexões e ações vinculadas à pauta racial, também no campo da música. E reafirma o compromisso do projeto em ampliar espaços de visibilidade e escuta para esses artistas, promovendo encontros entre gerações, estilos e territórios.
As apresentações, gratuitas, acontecem semanalmente, sempre às terças-feiras, às 19h, no Teatro Anchieta, no Sesc Consolação, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do ISB.
Consolidado como espaço de referência para a música instrumental no país, o Instrumental Sesc Brasil promove a diversidade artística e incentiva a produção musical em múltiplas vertentes, reunindo artistas que exploram diferentes estéticas e linguagens e oferecendo ao público um panorama abrangente da música instrumental contemporânea.
Para mais informações, acompanhe a programação completa no portal e nas redes sociais do Sesc Consolação, do Instrumental Sesc Brasil e SescTV.
Instrumental Sesc Brasil em Novembro
Terças, 19h. Entrada gratuita
No Sesc Consolação e ao vivo em Youtube.com/instrumentalsescbrasil
DIA 04/11 - LUA BERNARDO
A multiartista Lua Bernardo apresenta o show “Boia e ilumina”, uma travessia sonora sobre flutuação e luz. Em composições autorais atravessadas pelo jazz spiritual, rapjazz, afrobeat e pelas claves da diáspora negra, a musicista convida o público, com seus “corpos celestes” a uma experiência sensorial guiada por ancestralidade e luminosidade, a partir de uma orquestração composta por contrabaixo, voz, bateria e pads, teclados e sintetizadores, percussão, guitarra e sopros.
Com Lua Bernardo (baixo, flauta transversal e composições), Amanda Teles (percussão), Mariana de Oliveira (saxofone alto e tenor), Pedro Ascaleta (teclados), Thiago dos Anjos (guitarra e bandolim), Thiago Sonho (bateria e pads) e Tô Bernado (trombone).
Cantora, compositora e produtora musical, Lua é mestre em Música pela ECA-USP. Fundou o duo Y mã, com Rayra Maciel, e participou de projetos como Encontros Instrumentais (Selo Sesc) e VEM – Vem Experimentar Música (Sesc Consolação). Colabora com o Coletivo Negro, Clarianas, Salloma Salomão e Sincrônica Al Andaluz, e prepara o lançamento de seu primeiro álbum solo.
DIA 11/11 - UBUNTU ENSEMBLE
O Ubuntu Ensemble é um coletivo formado por músicos e musicistas negros e pardos de diversas regiões do Brasil, que transita entre a música popular e erudita com uma proposta de destacar a diversidade e a excelência de artistas negros, desafiando estereótipos e promovendo mudanças significativas no cenário musical brasileiro.
Com excelência e sensibilidade, o grupo constrói um repertório que contempla obras de compositores brasileiros, peças consagradas da tradição europeia da música de concerto, além de criações de compositores e compositoras negros e negras, celebrando a diversidade e o diálogo entre diferentes heranças musicais.
Em formação de octeto para esta apresentação, o grupo reafirma a presença e o protagonismo negro na música de câmara brasileira, promovendo diversidade estética e novas leituras para o repertório clássico. Com Iberê Carvalho (viola, direção artística), Luan Costa (viola), Matheus Fernandes (violino), Verônica Lopes (violino), Luan Araújo (violino), Daiane Namen (violino), Jayaram Marcio (violoncelo) e Nathalia Sudario (violoncelo).
18/11 - JAZZ DAS MINAS & IFÁTÓKÍ MAÍRA FREITAS
O Jazz das Minas, do Rio de Janeiro (RJ), é música preta celebrada através da pluralidade de potências femininas. Uma roda de afro-samba-jazz só com mulheres. Musicalidade africana, samba e jazz trançados em arranjos inovadores. Costuras ancestrais em diálogo com o hoje. "Tocamos jazz porque é livre. Assim como nossos corpos, pele, sexo - e também som. Inventamos arranjos e subvertemos gêneros. Em nosso repertório, escolhemos músicas que nos tocam, libertam e refletem nosso lugar no mundo", diz a pianista, cantora, arranjadora e compositora Ifátóki Maíra Freitas, diretora musical do grupo.
A banda estreou em Luanda, em 2019. De lá pra cá vem ocupando os palcos brasileiros - Rio de Janeiro, Sãp Paulo, Espírito Santo, Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte. Em destaque, participações no festival Sesc Jazz, Circuito Sesc RJ, Circuito Sesc SP, Montreux Jazz Festival, FLUP, BRAJAZZ, Tendalab, vencedoras dos editais FOCA 2023 e Sesc RJ Pulsar 2023 e 2025.Com Ifátókí Maíra Freitas (piano e direção musical), Flavia Belchior (bateria), Sara Leite (trompete), Monica Avila (sax e flauta), Paula Pardon (contrabaixo), Samara Libano (violão), Katia Preta (trombone) e Rapha Morret (percussão).
Masterclass com Ifátókí Maíra Freitas
19/11. Quarta, 19h.
Centro de Música (Sesc Consolação)
A partir de 12 anos . Grátis
A pianista, compositora e cantora Maíra Freitas, à frente do Jazz das Minas, que se apresenta no Instrumental Sesc Brasil no dia anterior à masterclass, realiza uma formativa teórico-prática, em que ela fala sobre técnicas de composição e improvisação, além de promover uma prática de conjunto com quem quiser levar instrumentos.
DIA 25/11 - HERCULES GOMES
Reconhecido um dos mais representativos pianistas brasileiros da atualidade, Hercules Gomes apresenta um concerto inédito dedicado às suas composições, que transita entre piano solo, dois pianos, e dois pianos e quarteto ao lado da pianista russa Olga Kopylova e com o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, formado por Betina Stegmann (violino), Nelson Rios (violino), Marcelo Jaffé (viola) e Rafael Cesario (violoncelo). A apresentação revela novas sonoridades e estabelece pontes entre tradição e inovação na música instrumental.
Hercules Gomes nasceu em Vitória (ES) e é bacharel pela UNICAMP. Radicado em São Paulo, ele atua como solista em festivais nacionais e internacionais e já se apresentou com importantes orquestras, como OSESP, OSUSP e Orquestra Filarmônica de Montevidéu. Lançou quatro álbuns autorais — Pianismo (2013), No tempo da Chiquinha (2018), Tia Amélia para Sempre (2020) e Sarau Tupynambá (2022) — e se dedica também à composição para piano e grupos de câmara. Em 2025, estreou na Europa com o projeto Solo em Bremen e participou do programa Conexões Internacionais Brasil–França, no Club du Choro de Paris.
Transmissão ao vivo
Todas as apresentações contam com transmissão ao vivo no canal do YouTube do Instrumental Sesc Brasil (youtube.com/instrumentalsescbrasil).
Teatro Anchieta
Eleito pela segunda vez o melhor teatro de São Paulo pelo Guia Folha de S.Paulo, o Teatro Anchieta é um palco emblemático projetado pelo arquiteto Aldo Calvo, com cortina assinada pelo paisagista Roberto Burle Marx. Reconhecido por receber grandes nomes da música e das artes cênicas brasileiras, o teatro preserva sua vocação de espaço de experimentação e diálogo, oferecendo uma programação diversa e reafirmando seu papel de destaque no cenário artístico do país.
Serviço
Instrumental Sesc Brasil – Protagonismo negro na música instrumental Quando: terças, 19h – novembro de 2025Onde: Teatro Anchieta | Sesc Consolação (280 lugares)Ingressos gratuitos – retirada no app Credencial Sesc SP e na Central de Relacionamento Digital, às 12h, e nas bilheterias, às 14h, no dia da apresentação.
Transmissão: youtube.com/instrumentalsescbrasil
Sesc Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo
Informações: (11) 3234-3000
sescsp.org.br/consolacao | redes sociais: /consolacao
Transmissão ao vivo em: youtube.com/instrumentalsescbrasil
Horário de Funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados, 10h às 20h
Domingos e feriados, das 10h às 18h










Comentários