top of page

Japan House São Paulo celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com programação inspirada na natureza

  • 5 de jun.
  • 5 min de leitura

No mês em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Japan House São Paulo (JHSP) reúne atividades que convidam o público a refletir sobre suas relações entre natureza, cultura, arte e literatura, em diálogo com as exposições em cartaz. A programação livre e gratuita contempla oficinas, encontros literários, atividades infantis e experiências voltadas para ampliar o contato com saberes do Japão contemporâneo em plena Avenida Paulista. 

 

A partir da exposição “Imbuídos das forças das florestas do Japão – KIGUMI: revelando a carpintaria por trás da junta de madeira”, em cartaz no segundo andar da instituição, os visitantes podem conhecer mais sobre a tradição japonesa dos encaixes de madeira, técnica de construção e decoração que dispensa o uso de pregos ou parafusos, revelando conhecimentos processuais e filosóficos que atravessam séculos de história, durante as visitas mediadas pelo time do Educativo da JHSP, que acontecem todas às quartas-feiras de junho, nos dias 10, 17, 24, às 15h. 

 

Já às quintas-feiras do mês (dias 11, 18 e 25), sempre às 15h, o Educativo convida a refletir sobre a estética, a espiritualidade, e o cotidiano japonês a partir de outra exposição em cartaz: “Shiro: uma escala de nuances”, que explora os diferentes significados da cor branca na cultura japonesa a partir de elementos marcantes no país, como a neve, o papel, a seda e o sal. 

 

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Japan House São Paulo realiza atividades em parceria com a Trovão Tropical como uma forma de mergulhar em reflexões sobre a preservação ambiental. Nos dias 6 e 7 de junho, às 11h e às 15h, serão realizadas as “Oficinas de Nendo Dango: técnica de cultivo para reflorestamento”, em que os participantes aprenderão a técnica japonesa que consiste em envolver sementes em uma mistura de argila. A atividade é inspirada pela técnica japonesa de agricultura conhecida como “bombas de sementes”, utilizada em processos de reflorestamento e recuperação ambiental desde a década de 1970. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia pela Bilheteria Express. 

 

Também nos dias 6 e 7 de junho, às 12h30 e às 16h30, a parceria promove um Ponto de troca de sementes como uma forma de incentivar a circulação de espécies e de conhecimentos ligados ao cultivo e ao cuidado com o meio ambiente. Para participar, os interessados só precisam levar as sementes no local e compartilharem seus conhecimentos sobre as espécies cultivadas. 

 

Ainda inspirados pela exposição “Shiro: uma escala de nuances”, a JHSP convida as crianças a conhecer mais sobre os múltiplos significados da cor branca na oficina infantil “Composições em Branco”, no dia 14 de junho, às 11h e às 14h. A atividade propõe uma conversa sobre a presença da cor na cultura japonesa e estimula os participantes a criarem composições utilizando diferentes tonalidades de papéis brancos, exercitando a observação, a criatividade e a atenção às sutilezas visuais. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia pela Bilheteria Express

 

Já para os amantes da literatura japonesa, o Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um de junho discute sobre a obra vencedora do prêmio Nobel de Literatura de 2017 “Não me abandone jamais”, de Kazuo Ishiguro, no encontro do dia 25, a partir das 19h. Na história, acontecimentos de um internato inglês responsável por cuidar de clones humanos criados para doar órgãos são narrados por Kathy, uma das cuidadoras prestes a encerrar seu período no espaço. Durante o encontro virtual, a diretora cultural da JHSP, Natasha Barzaghi Geenen, o editor da revista literária Quatro Cinco Um, Paulo Werneck, conduzem a conversa sobre perda, solidão e identidade humana a partir de elementos da ficção científica. Para participar do Clube desta edição, é necessário realizar inscrição prévia pela plataforma Sympla. Os participantes podem adquirir a obra com 30% de desconto aplicando o cupom JHSP451JUN26 no site da editora Companhia das Letras

 

Encerrando a programação especial de junho, o Ciclo de Mangá promove um encontro presencial para debater um trecho da antologia “Witches”, de Daisuke Igarashi, no dia 27 de junho, às 15h. O encontro terá como foco o conto “Kuarupu”, que se passa na região amazônica e narra a história da xamã Cumari, sua relação com os espíritos da floresta e o conflito contra a invasão e o desmatamento. Para participar do bate-papo presencialmente, é necessária inscrição prévia pela Bilheteria Express.

 

Serviço: 

Japan House São Paulo Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h Entrada gratuita.  www.japanhousesp.com.br

Visitas mediadas à exposição Imbuídos das forças das florestas do Japão – KIGUMI: revelando a carpintaria por trás da junta de madeira Quando: 10, 17 e 24 de junho, às 15h Participação livre

Visitas mediadas à exposição Shiro: uma escala de nuances Quando: 11, 18 e 25 de junho, às 15h Participação livre

Oficina “Nendo Dango: técnica de cultivo para reflorestamento” Quando: 6 e 7 de junho, às 11h e 15h Duração: 90 minutos Participação mediante inscrição na Bilheteria Express.

Ponto de troca de sementes Quando: 6 e 7 de junho, às 12h30 e 16h30 Duração: 30 minutos Participação livre

Oficina infantil “Composições em branco” Quando: 14 de junho, às 11h e 14h Duração: 60 minutos Participação mediante inscrição na Bilheteria Express

Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um (online) “Não me abandone jamais”, de Kazuo Ishiguro Quando: 25 de junho, às 19h Duração: 90 minutos Participação mediante inscrição prévia via Sympla

Ciclo de Mangá “Witches”, de Daisuke Igarashi Quando: 27 de junho, às 15h Duração: 90 minutos Participação mediante inscrição na Bilheteria Express

 

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP) 

A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de 50 exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de 4,7 milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações.

Confira as mídias sociais da Japan House São Paulo 


Comentários


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page