Manchas na pele são comuns pós gravidez
top of page

Manchas na pele são comuns pós gravidez


Tratamento na maioria dos casos deve ser feito após a gestação

Durante o período de gestação, o corpo da mulher passa por diversas transformações, causadas por hormônios que estão contribuindo para gerar mais uma vida. Entre essas mudanças, na gestação, algumas mulheres sofrem com as manchas na pele chamadas de melasma ou cloasma. Sabemos também que algumas pessoas desenvolvem o melasma fora da gestação, principalmente, em virtude da exposição solar ao longo dos anos e por uma predisposição individual. Além do mais, é importante ressaltar que o uso de anticoncepcionais podem estimular o aparecimento de melasma.

A médica dermatologista Dra. Wanessa Simão, explica que na maioria das vezes o melasma surge na região das bochechas, testa e região supralabial. “Durante a gestação é possível usar o filtro solar e alguns clareadores mais suaves. Já após a gestação, podem ser utilizados os medicamentos clareadores mais potentes, como os ácidos glicólico e retinóico, a hidroquinona, antioxidantes orais e diversos peelings químicos, como os de cosmelan e dermamelan”, explica a médica.

Para quem ainda não tem manchas na pele, a orientação primordial é evitar a exposição à luz solar, à luz visível e ao calor, fazendo uso regular de protetores solares com fator de proteção FPS 30 ou superior, especialmente com cor de base. “Quando possível, evitar o uso de anticoncepcionais ou outros hormônios estrogênicos e progestagênicos, o que ajuda a evitar a piora de muitos casos”, completa a dra. Wanessa Simão.

Serviço:

Derma Prime – Dermatologia e Otorrinolaringologia

bottom of page