Maria Quer Orquídeas ensina como cuidar corretamente da flor
top of page

Maria Quer Orquídeas ensina como cuidar corretamente da flor


Considerada uma das flores mais charmosas, empresa especializada dá dicas de como cuidar da sua orquídea

Estas dicas da Maria Quer Orquídeas são para as pessoas que apreciam orquídeas e desejam mantê-las saudáveis em casa. Obviamente, orquidários profissionais e colecionadores têm outros cuidados específicos para cada espécie e fase da orquídea. 


Orquídeas são plantas resistentes (e temperamentais) com flores frágeis. Na natureza, as orquídeas, normalmente agarradas a troncos de árvores (são plantas epífitas), aproveitam delas a proteção ao sol direto e à umidade. Suas raízes estão parte presas e parte soltas no ar. 


Pensando nisso, é preciso simular este ambiente dentro de casa. Primeiro cuidado importante é que ela receba luz e ventilação. Algumas horas de luz pela manhã são suficientes. O excesso de sol causará queimaduras nas folhas e flores (manchas amareladas aparecerão). Deixe-as em local ventilado. 


As orquídeas precisam de umidade (principalmente em Brasília). Se estão em vasos, deve-se regar regularmente, dependendo do clima. O ideal é que suas raízes estejam sempre úmidas. Mas nunca submersas em água. No fundo do vaso, deve-se sempre adicionar substratos que facilitem a drenagem da água, como cascalho, argila expandida, casca de pinus ou mesmo brita. 


Pode-se borrifar água na orquídea (menos nas flores) para amenizar os efeitos do clima seco do cerrado. As folhas precisam estar sempre limpas. Pode-se utilizar um pano úmido com sabão neutro. Há, no mercado, diversos tipos de adubos orgânicos ou químicos. Use-os com moderação. 


 O CEO da Maria Quer Orquídeas, Rafael Souza, explica que “é incrível ter orquídeas em casa, mas o melhor é deixá-las onde elas nasceram para estar: presas em árvores. Quando suas orquídeas perderam as flores, prenda-as a uma árvore. Assim ela terá abrigo, umidade e ventilação ideais. E voltará a florir, pelo menos uma vez ao ano”, conclui. 


As vendas são feitas no site ww.mariaquerorquideas.com.br, no instagram @mariaquerorquideas ou pelo whatsapp (61) 98249-5101

bottom of page