Mercedes urquiza realiza tarde de autógrafos do seu segundo livro “A Nova Trilha do Jaguar: de Brasília Minhas Memórias”, sábado (27), na livraria Leitura do Taguatinga Shopping
top of page

Mercedes urquiza realiza tarde de autógrafos do seu segundo livro “A Nova Trilha do Jaguar: de Brasília Minhas Memórias”, sábado (27), na livraria Leitura do Taguatinga Shopping



Mercedes Urquiza é uma apaixonada por Brasília. Uma paixão que começou antes de a capital federal se tornar uma realidade e que a levou a mudar de país, e adotar o Brasil como nova pátria, depois de enfrentar uma aventura, que levou 48 dias, em uma viagem de jipe de Buenos Aires até o planalto central em 1957. Uma história que já foi contada no livro “A Trilha do Jaguar: na Alvorada de Brasília”, publicado em 2018 (Ed. Senac DF), em que Mercedes relata os primeiros mil dias da capital. Ilustrado com fotos do sueco Ake Borgulund, traduzido para o inglês e espanhol, o livro foi apresentado na Feira do Livro de Gotemburgo (Suécia), na Feira Internacional do Livro em Buenos Aires (Argentina) e no Palácio Pamphilli, sede da Embaixada do Brasil, em Roma (Itália), entre outros lugares.

Neste segundo livro “A Nova Trilha do Jaguar: De Brasília, Minhas Memórias” (Ed. Tagore), prefaciado pelo renomado escritor mineiro Lucas Figueiredo (autor de “O Tiradentes”), Mercedes nos brinda com relatos e narrativas que falam de momentos únicos, de sua vida na nova capital como jornalista, empresária de turismo e como mãe de uma família que formou em Brasília, com o nascimento de suas duas filhas, cinco netos e seis bisnetos. Histórias de uma mulher à frente de seu tempo e que pode ser considerada uma autêntica embaixadora não oficial da cidade que ao longo dos últimos vinte anos têm levado a história da maior saga do Século XX, através de exposições e palestras pelo Brasil e por cerca de 60 países. “Aos 64 anos de vida, Brasília é a cidade contemporânea mais admirada do planeta. O mundo se curva diante da saga de nosso povo que se deu as mãos para construir um futuro melhor. Nossas histórias, algumas reproduzidas em meus dois livros, estão gravadas para sempre em cada tijolo da capital da esperança”, afirma Mercedes.

Com uma narrativa intimista, permitida apenas aos que, junto com o presidente Juscelino Kubitschek viveram esse sonho, a pioneira nos coloca em contato com lugares que fizeram história na cidade como os restaurantes Chez Willy, a pizzaria Kazebre 13 e a boate Tendinha, entre outros. Relatos de festas de gala e visitas de figuras icônicas à nova capital do Brasil, como Che Guevara, rainha Elizabeth da Inglaterra e rainha Silvia da Suécia, além de artistas de fama internacional, que vieram conhecer a cidade modernista de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, complementam o relato; que incluiu também histórias de empreendedorismo pela vida afora. Ler o livro de Mercedes é ter o privilégio de ouvir a história contada por uma testemunha ocular presente em momentos únicos como o início da UnB com Darcy Ribeiro, a chegada dos primeiros imigrantes japoneses, a venda dos primeiros lotes no Plano Piloto e a entrada de Brasília na rota do turismo internacional. Papel, no qual a autora teve parte fundamental, como dona da primeira agência de turismo da cidade. Narrado de forma leve e descontraída, como uma conversa entre amigos, o livro é recheado de fotos raras que servem como documento de uma vida de alguém que escolheu se reinventar como candanga, colocando Brasília no seu destino e no seu coração.


Serviço:

Lançamento do livro de Mercedes Urquiza: “A Nova Trilha do Jaguar: De Brasília, Minhas Memórias”, Editora Tagore, com tarde de autógrafos.

Local: Livraria Leitura do Taguatinga Shopping

Data: Sábado (27)

Horário: 16h


bottom of page