No Dia da Onça-Pintada, evento celebra protagonismo trans e travesti na cultura ballroom do DF
- Rodrigo Carvalho

- há 2 horas
- 2 min de leitura

No Dia Nacional de Proteção à Onça-Pintada (29/11), o Instituto No Setor recebe, a partir das 19h, a FelynaBall. O evento movimenta a cena ballroom do Distrito Federal, hoje reconhecida como uma das mais organizadas do país, e coloca em evidência a contribuição de pessoas trans e travestis nesse movimento.
Originada nas comunidades negras e latinas LGBTQIAPN+ de Nova York nos anos 1960, a cultura ballroom surgiu como um espaço de pertencimento e expressão artística. As chamadas balls reúnem competições de performance e estilo, divididas em categorias que avaliam presença cênica, moda, dança e criatividade.
Esse formato se espalhou pelo mundo e ganhou força no Brasil, especialmente no DF, onde já existem mais de 10 coletivos atuantes. A FelynaBall, por exemplo, é uma iniciativa organizada pela Casa de Abloh, fundada em 2022 e batizada em homenagem ao estilista Virgil Abloh. Além de Brasília, a Casa também mantém atuação em Minas Gerais, Pará, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo.
“Ao aproximarmos travestis e onças, escancaramos uma metáfora viva: ambas são feras noturnas, belas, marcantes, inteligentes, que carregam força e mistério. Ambas sofrem com a caça dos homens, uma pela arma, outra pela violência. Ambas aprendem a sobreviver em territórios hostis, sempre em alerta, sempre resilientes”, afirma Gabrielle Paju, liderança da Casa de Abloh.
As onças-pintadas estão ameaçadas de extinção em toda a América Latina. Assim como elas, pessoas trans e travestis seguem sendo alvo de ataques e, pelo 17º ano consecutivo, o Brasil permanece como o país que mais mata pessoas trans no mundo.
Dez categorias de batalha de vogue inspiradas no universo selvagem compõem a programação da celebração.
SERVIÇO
FelynaBall por Casa de Abloh
Data: 29 de novembro
Hora: a partir das 19h
Endereço: Instituto No Setor - SCS Qd. 5, Bl. C, Ed. José Haje
Ingressos: a partir de R$ 10 neste link
Classificação indicativa: 18 anos










Comentários