No Dia do Agronegócio, CIEE comemora com oportunidades para aprendizes atuarem no setor
top of page

No Dia do Agronegócio, CIEE comemora com oportunidades para aprendizes atuarem no setor


Programa de aprendizagem na área foi lançado em 2019; atualmente há 240 vagas para jovens no interior de SP, região Norte e Centro-Oeste

O Dia do Agronegócio (25 de fevereiro) é uma data chave para refletir sobre a importância do segmento para a economia brasileira. Segundo o boletim da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e do Abastecimento, a balança comercial das exportações brasileiras do agronegócio somou 100 bilhões de dólares em 2020, o que representa um crescimento de 4,1% em comparação com 2019.

Soja, carne e complexo sucroalcooleiro - que compreende os setores de cana, açúcar e álcool - são alguns dos principais responsáveis pelos bons números de 2020, ano que foi marcado pelo avanço da pandemia do novo coronavírus em todo planeta.

Desde 2019 o CIEE faz parte desta história. Com o programa de aprendizagem no Agronegócio, são desenvolvidas parcerias com empresas e órgãos públicos neste segmento. Atualmente, há 1.223 aprendizes em atuação em 306 empresas parceiras. Desde o início do programa, 285 jovens concluíram a formação. São 240 vagas para novos participantes, com oportunidades concentradas em empresas nas regiões de Bauru/SP, Barueri/SP, Belém/PA e Cuiabá/MT.

“A quantidade de vagas varia de acordo com a época do ano, e dessa forma pode haver ofertas em determinadas regiões do País. Observamos que o setor tem mostrado sua força diante da crise imposta pela pandemia. Além disso, nosso programa de aprendizagem é pautado principalmente pela agricultura 4.0 e as novas tecnologias. Assim, estamos alinhados com as demandas do mundo do trabalho, e oferecemos formação de qualidade aos aprendizes”, pontuou o supervisor de Agronegócio do CIEE, Mateus Rubiano.

bottom of page