top of page

Oficina de azulejaria na Embaixada de Portugal

Como parte da temporada da exposição "Joana Vasconcelos: Fascinação", que vai até dia 15 de agosto, a Embaixada de Portugal no Brasil tem o prazer de anunciar mais uma atividade do seu Programa Educativo, buscando aproximar o público da obra de Joana Vasconcelos. Neste sábado, 3 de maio será realizada um Oficina de Azulejaria, que irá percorrer desde as técnicas tradicionais de fabricação até a criação de padrões autorais. A atividade será ministrada pele artista visual e arte educador Luan Chaves e se insere na proposta de oferecer, todo primeiro sábado de cada mês, até agosto, quando a exposição se despede, atividades extras, sempre com entrada franca. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do formulário https://forms.gle/FJMUrdwKdHQt4bjk9. As vagas são limitadas. O dia todo será animado pela presença de food trucks.



O surgimento do azulejo remonta ao Egito Antigo e à Mesopotâmia, mas a técnica da azulejaria em Portugal foi introduzida pelos mouros, tornando-se uma tradição em terras portuguesas, quase um sinônimo de expressão artística do país. O azulejo tem mais 500 anos de tradição em Portugal e é um elemento decorativo e arquitetônico que reveste igrejas, palácios, comércios, ruas. A arte mudou a paisagem urbana lusitana e chegou no Brasil decorando vários edifícios e monumentos. Em Brasília, a azulejaria de Athos Bulcão está conjugada aos maiores e mais importantes prédios e palácios da cidade.



Joana Vasconcelos, uma das artistas contemporâneas mais conceituadas de Portugal, com grande prestígio em toda a Europa, também faz uso da azulejaria em seu trabalho. Vários de seus azulejos podem ser vistos na exposição "Joana Vasconcelos: Fascinação", montada na Embaixada de Portugal. Essas obras inspiram a Oficina de Azulejos.



Quem participar da oficina irá conhecer o processo artesanal de produção de azulejos, da moldagem da argila à pintura e queima; a criação de padrões, poderá experimentar o desenvolvimento de composições visuais autorais, com base em vivências e referências pessoais e dar asas à imaginação, criando seus próprios desenhos e motivos. Também será proposta uma reflexão sobre como contar suas histórias por meio da arte, conectando memórias individuais à tradição.



Ao final, cada participante levará consigo não apenas uma peça única, mas também uma experiência que aproxima o fazer artístico que permeia a cultura portuguesa e a história de Brasília.




Vagas limitadas




JOANA VASCONCELOS


Conhecida por suas esculturas monumentais e instalações imersivas, nas quais descontextualiza e subverte objetos do cotidiano, propondo um olhar crítico da sociedade contemporânea com humor e ironia, Joana Vasconcelos é a mais jovem artista e primeira mulher a expor numa individual no Palácio de Versalhes, atraindo 1 milhão e 600 mil visitantes. A mostra foi a mais visitada em 50 anos e é considerada um marco histórico na França. Sua exposição no Museu Guggenheim de Bilbao também foi a terceira mais visitada da história do museu e sedimentou o nome da artista como um talento sólido da arte contemporânea. Ela já participou de mais de 900 exposições – sendo 165 individuais – e autora de 1.759 obras de arte.




FICHA TÉCNICA


Coordenação de produção: Virginia Manfrinato


Idealização e concepção: Alexandra Pinho


Fotografia: Joana França


Gestão administrativa: Clarice Magalhães



APOIOS


A exposição é uma realização da Embaixada de Portugal no Brasil, através do Instituto Camões, com o patrocínio da EDP, uma das maiores empresas do setor elétrico no mundo, a partir dos incentivos da Lei Rouanet, e copatrocínio da TdP – Turismo de Portugal. Idealização e concepção de Alexandra Pinho, ex-adida cultural da Embaixada de Portugal no Brasil e diretora do Camões Brasil; coordenação do projeto de Virginia Manfrinato.



SERVIÇO


Joana Vasconcelos: Fascinação


Data: dia 3 de maio, a partir das 11h


Local: Embaixada de Portugal no Brasil (Avenida das Nações, lote 02)


Visitação: até 15 de agosto de 2025, às quintas e sextas-feiras, das 11h às 16h, e no primeiro sábado de cada mês, das 11h às 16h, a partir de 8 de março


ENTRADA FRANCA


Informações:



Instagram: @camoes_brasil


댓글


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page