Projeto Arca Cultural desenvolve atividades artísticas em instituições do DF
- Rodrigo Carvalho
- há 2 dias
- 2 min de leitura

O projeto Arca Cultural tem como foco promover o acesso à arte e à cultura para crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Por meio da implementação de ambientes culturais nos abrigos, realização de oficinas artísticas, palestras e treinamentos, busca-se estimular a criatividade, autoestima e desenvolvimento social, cognitivo e emocional dos participantes. As ações terão início em agosto e seguirão por oito meses com gestão da Associação Cultural Beneficente Beit Chabad de Brasília
A Associação foi criada para integrar a capital federal a uma rede mundial de centros culturais e comunitários Chabad. Desde sua fundação, atua como referência no fortalecimento dos laços culturais, educacionais e sociais, especialmente com a comunidade judaica e o público em geral. Entre suas iniciativas, destacam-se projetos voltados à educação, cultura e assistência social, como a implantação de bibliotecas e a promoção de eventos e atividades abertas à comunidade. Sua filosofia se baseia no incentivo à cultura e ao aprendizado como ferramentas de transformação social, sempre pautada nos valores de respeito, inclusão e continuidade das tradições culturais.
Com diversas atividades artísticas e culturais, o projeto visa sensibilizar o público atendido por meio da ludicidade, jogos criativos e manifestações populares com um time responsável de professores e gestores. Tudo de graça para as instituições contempladas. Dentre os temas ofertados, estão:
*Musicalização;
*Corpo e Movimento;
Contação de Histórias;Palestras;
*Treinamento para Equipes das Instituições atendidas;
*Implementação de Equipamentos Culturais para realização de atividades.
A garantia do acesso à arte e à cultura faz com que crianças e jovens desenvolvam diferentes perspectivas sobre o mundo que os rodeia, percebendo-se como sujeitos de sua própria história. No que tange à cidadania cultural, essa garantia se estende à necessidade de existência de espaços que possibilitem sua manifestação nas diversas expressões artísticas. O projeto visa atuação não apenas no presente, mas também deixa um legado, permitindo que as instituições participantes deem continuidade ao processo cultural de forma autônoma e sustentável.
Nos meses de agosto e setembro, as cidades de Ceilândia, Samambaia e Park Way/ Núcleo Bandeirante receberão ações do projeto Arca Cultural. As atividades serão realizadas nas instituições Lar São José, Larzinho Chico Xavier e Instituto Social de Samambaia, contemplando crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional e participantes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
O grande diferencial da proposta é a intervenção realizada nos espaços e instituições que receberão o projeto. Será desenvolvida a criação de um ambiente acolhedor em cada instituição para que, nele, as atividades possam ser desenvolvidas com excelência técnica, operacional e pedagógica. As instituições serão instruídas quanto a participação em editais, sustentabilidade de ações culturais e mobilização comunitária. O objetivo, claro, é promover experiências transformadoras, fortalecendo vínculos e potencializando talentos e sonhos e seguir o projeto para outros rumos e em diversos formatos.
FICHA TÉCNICA
Sara Beila Rojtenberg - Coordenadora Geral
Leonardo Rojtenberg (Rabino Leib) - Coordenador de produção
Jeferson Rocha- Coordenação Pedagógica e Arte educador
Wesley Messias - Coordenação de Oficinas e Palestrante
Stefanie Chopard - Produtora Executiva e Arte educadora
PROGRAMAÇÃO
Agosto e setembro
Lar São José, Larzinho Chico Xavier e Instituto Social de Samambaia
A comunidade também pode indicar instituições para que sejam contempladas com o projeto Arca Cultural por meio dos seguintes canais de comunicação:
WhatsApp: 61 98532-9535
e-mail: projetoarcacultural@gmail.com
Comments