Projeto transforma a vida de pessoas 60+ por meio da arte no DF
- há 45 minutos
- 3 min de leitura

Em Brasília, a arte tem se revelado um poderoso instrumento de transformação na vida de pessoas com mais de 60 anos. O projeto ARTEridade, realizado no Espaço Cultural Mapati, na 707 Norte, segue com inscrições abertas de forma contínua, oferecendo novas oportunidades de entrada para interessados e programação ativa até dezembro de 2026, incluindo oficinas de teatro, expressão corporal com circo, acrobacias com Fit Fly e atividades manuais.
Mais do que aulas, o ARTEridade se consolidou como um espaço de acolhimento, convivência e renovação. A cada encontro, participantes constroem vínculos, compartilham histórias e redescobrem o prazer de aprender, criando uma rede afetiva que fortalece autoestima, autonomia e o sentimento de pertencimento.
Os impactos vão além do campo artístico. As atividades têm contribuído diretamente para a saúde emocional e qualidade de vida dos alunos, trazendo mais disposição, alegria e sentido ao cotidiano. Em muitos casos, a arte tem atuado como um importante suporte em processos de enfrentamento de doenças e desafios pessoais.
É o caso de Cibele Martins Pinto, de 65 anos, moradora do Sudoeste e aluna das oficinas de expressão corporal e pintura. Em tratamento contra um câncer agressivo, ela encontrou no projeto um novo significado para sua rotina.
“Tive um câncer muito agressivo e ainda faço quimioterapia, tomo os remédios, pois estou em remissão, mas não quero ficar dentro de casa choramingando. Eu não tenho dinheiro para ficar pagando curso fora, pois a medicação é muito cara. Como eu conhecia o teatro há muitos anos, porque meus filhos sempre frequentaram o MAPATI desde a infância, vi o convite da Tereza para essas oficinas de 60+, me inscrevi e estou adorando. Estou viva, aproveitando tudo que posso”, relata.
Para a gestora cultural Tereza Padilha, fundadora do Espaço Cultural Mapati, iniciativas como essa reforçam o papel da cultura na promoção de bem-estar e conexão. “Quando as pessoas se encontram para criar, conversar e aprender juntas, surgem vínculos, amizades e uma energia muito positiva que transforma o ambiente, e a vida dessas pessoas”, afirma.
Oficinas que estimulam corpo, mente e convivência
Entre as atividades oferecidas está a oficina de expressão corporal com circo, conduzida por Tereza Padilha e Daiane Rocha, às sextas-feiras, das 10h30 às 12h30. A prática trabalha movimento, consciência corporal e liberdade criativa, promovendo bem-estar e expressão por meio da linguagem do corpo.
Já a oficina de teatro, ministrada por Francisco Rocha, acontece às terças- feiras, das 16h às 18h30, estimulando comunicação, criatividade e interação, além de fortalecer a expressão individual e o trabalho coletivo.
A programação inclui ainda a oficina de bordado, ministrada por Maria Fátima Rodrigues, da Brincando com Linhas. A atividade utiliza o fazer manual como
ferramenta de expressão e convivência, incentivando a troca de experiências e o desenvolvimento criativo, além de contribuir para o estímulo cognitivo e motor, trabalhando memória, concentração e coordenação motora fina.
Vale ressaltar ainda que a oficina de pintura integrou a programação em caráter pontual e não faz parte do cronograma atual de atividades.
Serviço:
Projeto: ARTEridade
Período: março a dezembro de 2026
Local: Espaço Cultural Mapati
Endereço: SHCGN 707 Norte, Bloco K, Casa 05 – Asa Norte, Brasília (DF)
Classificação: acima de 60 anos
Programação
Teatro:
Terças-feiras, das 16h às 18h30 Com Francisco Rocha
Bordado:
Quintas-feiras, das 14h às 17h
Com Maria Fátima Rodrigues, da Brincando com Linhas
Expressão corporal com circo: Sextas-feiras, das 10h30 às 12h30 Com Tereza Padilha e Daiane Rocha







Comentários