top of page

Restaurante MEE, do Copacabana Palace, participa de edição especial do Fukasawa y Amigos no Chile

O Copacabana Palace, A Belmond Hotel, participa de uma edição especial do ciclo Fukasawa y Amigos com o restaurante pan-asiático MEE, que será realizada no dia 15 de janeiro de 2026, em Santiago do Chile. A experiência reúne o chef Alberto Morisawa, do MEE, e o chef Marcos Baeza, do restaurante Fukasawa, em um jantar colaborativo que conecta Brasil e Chile a partir da cozinha japonesa contemporânea. 

Para esta edição, o chef Alberto Morisawa viaja do Rio de Janeiro a Santiago para cozinhar ao lado de Marcos Baeza e de seus filhos, Lucas e Marcus Baeza, em um menu Omakase de oito tempos, concebido como uma experiência de intercâmbio e colaboração. As criações alternam assinaturas do MEE e do Fukasawa, refletindo as identidades de cada casa e suas interpretações autorais da técnica japonesa. 

A experiência se inicia com o Sashimi Sakidori, um tataki especial de salmão, peixe branco e polvo, acompanhado de massago, ikura, molho Fuka XO, salicórnia e caviar chileno. Em seguida, o MEE apresenta o Bluefin Tuna Harumaki, preparado com atum bluefin envolto em massa de harumaki, ovas de tobiko, sriracha e tamago miso. O percurso segue com o Bacalhau Caviar, que combina bacalhau austral, rabanete e caviar chileno, e com o Yakitori Mix, trazendo wagyu com ouriço-do-mar e barriga de porco com pimenta ají cristal. 

Na sequência, o Shake MEE apresenta salmão servido com butter sauce e kakiage, seguido pelo Mix Nigiri do Fukasawa, que reúne chutoro com shiso, sakana com piure, salmão spicy e enguia com ovo e katsuobushi. O sétimo tempo traz o Hong Kong Prawns, camarões salteados com nozes caramelizadas, antes da sobremesa, assinada pelo Fukasawa, que combina cremoso de gergelim, avelã e missô, encerrando a experiência com equilíbrio e elegância. 

A harmonização que acompanha o jantar foi cuidadosamente selecionada e inclui o Azur Espumante Brut, do Vale do Limarí, seguido pelo Terrunyo Sauvignon Blanc 2024, do vinhedo Los Boldos, no Vale de Casablanca. A sequência apresenta ainda o Amelia Chardonnay 2024 e o Amelia Pinot Noir 2023, ambos do vinhedo Quebrada Seca, no Vale do Limarí, culminando com o emblemático Don Melchor 2022.

 

Serviço:

Evento: Fukasawa y Amigos – Capítulo 3Data: Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026Horário: Das 13h às 15hLocal: Nueva Costanera 3900, Rooftop Mall Casa Costanera – Santiago, ChileValor: CLP $180.000 por pessoa (menu + harmonização)Reservas: WhatsApp +56 9 7141 1256

 

 

SOBRE O CHEF MARCOS BAEZA

Chef chileno considerado o principal itamae do país e uma figura de destaque na nova culinária nipo-chilena. Nascido em Lolol, descobriu sua vocação observando sua avó cozinhar, o que o levou a Santiago, onde iniciou sua carreira no restaurante Sakura. Sua trajetória tomou um rumo decisivo quando conheceu seu professor de japonês, Naoki Fukasawa, que influenciou profundamente sua

filosofia culinária e de vida. Após liderar projetos como Ichiban, Naoki e Empório Japonés. Em 2022, fundou o Fukasawa com seus filhos, consolidando um cardápio que funde a técnica japonesa com a identidade chilena e presta homenagem ao seu professor celebrando a pureza dos produtos chilenos.

 

SOBRE O FUKASAWA

Fundado em 2022 pelo chef Marcos Baeza junto aos filhos gêmeos, Marcus e Lucas, o Fukasawa é um restaurante de cozinha japonesa contemporânea que representa a nova gastronomia nipo-chilena — uma proposta em que a técnica japonesa se une à alma e aos ingredientes locais. Localizado no terraço do Mall Casa Costanera, em Santiago, o restaurante reflete a visão familiar de uma cozinha precisa e elegante, centrada na pureza dos produtos nacionais. Cada prato equilibra emoção e técnica, prestando homenagem ao legado de Naoki Fukasawa, mestre japonês de Marcos, cuja filosofia inspira cada detalhe. Com estética minimalista e uma barra como coração do espaço, o Fukasawa celebra a conexão, a técnica e a arte da culinária japonesa moderna no Chile.

 

SOBRE A BELMOND

A Belmond nasceu da paixão por conectar viajantes exigentes com as propriedades, destinos e jornadas mais extraordinárias do mundo. De hotéis e trens a cruzeiros fluviais e lodges de safári, o Slow Luxury da Belmond convida os hóspedes a descobrir um novo ritmo de viagem, onde podem desfrutar do tempo, se envolver com a cultura local e se conectar com a natureza e as pessoas ao redor por meio de experiências incomparáveis e histórias inesquecíveis. Com um legado de mais de 45 anos, desde a aquisição do Hotel Cipriani em Veneza, em 1976, a Belmond cresceu e se tornou uma coleção global de 44 propriedades distribuídas por 25 países e territórios. Destinos excepcionais conectados por jornadas lendárias são a essência da Belmond, onde o caminho para chegar a um lugar é tão importante quanto o próprio destino. Pioneira no conceito de slow travel, a Belmond opera o Venice Simplon-Orient-Express desde 1982. Ao longo dos anos, expandiu seu portfólio para incluir resorts à beira-mar intocados, como o Maroma, na Riviera Maya, refúgios históricos, como a Villa San Michele, aos pés das colinas de Florença, ícones urbanos, como o Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, e portais para Patrimônios Mundiais da UNESCO, como o Hotel das Cataratas, no Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil. Como guardiã de propriedades icônicas, a Belmond se compromete a preservar o passado para construir um novo legado: o patrimônio do futuro. Trabalhando em colaboração com comunidades locais, talentos regionais e alguns dos mais respeitados chefs, designers e artistas do mundo, a Belmond continua sua missão de perpetuar a lendária arte de viajar. Desde 2019, a Belmond faz parte do LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton), o maior grupo de luxo do mundo.

Siga a Belmond: InstagramYoutubeFacebook • Visite o Belmond Media Hub

Comentários


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page