Ruff Ghanor, primeiro jogo do Jovem Nerd, já está disponível para os fãs de RPG
top of page

Ruff Ghanor, primeiro jogo do Jovem Nerd, já está disponível para os fãs de RPG



O Jovem Nerd e o Magalu Games, em parceria com o estúdio brasileiro DX Gameworks, lançaram na tarde desta quinta-feira, 22, o jogo Ruff Ghanor, adaptado do universo literário criado pelo escritor Leonel Caldela e do RPG de Alexandre Ottoni e Deive Pazos. O game, esperado por mais de 1 milhão de fãs da saga, já está disponível para PlayStation 4 e 5, Xbox One e Series X|S e PC, em português e inglês. O jogo estreou na lista de top 10 mais vendidos e novidades mais populares na Steam. 

Para adquirir:

Desenvolvido pela DX Gameworks e copublicado pela Nonsense Creations e Magalu Games, Ruff Ghanor é um jogo digital de cartas que adapta o primeiro livro da série A Lenda de Ruff Ghanor. O jogador estará no papel de Ruff Ghanor, um jovem clérigo destinado a enfrentar Zamir, um tirano Dragão Vermelho, e assim libertar o reino de seu domínio opressor.

“As mecânicas do game foram escolhidas com a intenção de engajar os jogadores e, ao mesmo tempo, aproveitar bem o enredo do material original”, afirma Alexandre Ottoni, criador do Jovem Nerd. “Como o livro tem esse elemento de treinar para ficar mais forte e enfrentar o dragão Zamir, achamos que um deckbuilder seria uma forma muito legal de trazer esses temas”.

“Um dos aspectos que mais chama atenção em Ruff Ghanor é que ele é bastante intuitivo”, diz Ottoni. “Então, mesmo que, no começo, o jogador seja apresentado aos diferentes conceitos de tipos de cartas e magias, com poucos minutos, já é possível aprender como funcionam as batalhas e o que deve ser priorizado no momento das lutas, promovendo “runs” excepcionais”.

Ruff Ghanor é um jogo de estratégia de cartas com elementos roguelite – sistema no qual quando o jogador “morre”, ele não perde o aprendizado e os recursos adquiridos ao recomeçar. A saga acompanha o herói que dá nome ao jogo, desde seu tempo como cuidador de cabras até sua épica transformação em um voraz guerreiro com sede de Justiça. Todo esse enredo é contado por meio de encontros como combates, exploração e narrativas, e são neles que o jogador utiliza suas cartas, fonte primordial do desenvolvimento da história.

Cada carta coletada representa uma ação crucial em sua jornada. O jogador precisará montar um baralho, planejar suas estratégias e criar sinergias poderosas à medida que avança para enfrentar o seu destino. A escolha das cartas que formarão o baralho não define somente o futuro das batalhas, mas também o rumo que a história segue. 

Camiseta temática

Junto com o game na rua, o time do Jovem Nerd também lançou dois modelos de camisetas inspiradas em Ruff Ghanor, em parceria com a Netshoes. Em edição limitada e já disponíveis com exclusividade no maior e-commerce esportivo e de lifestyle do Brasil, as peças trazem na estampa Artimus, Nilperto, Ruprest, Irmãos Cave e Feldon, personagens do jogo desenhados por Fred Rubin. Além disso, um card colecionável do universo Jovem Nerd e que retrata a cena em que os guerreiros enfrentam o dragão Zamir acompanha o produto. 

“Essa parceria representa um estreitamento dos laços entre a Netshoes e o mundo nerd e geek”, afirma Marcelo Chammas, diretor comercial da companhia. “É o primeiro produto inspirado neste vasto e divertido mundo criado pelo Ale Ottoni, o Jovem Nerd, e pelo Deive Pazzos, nosso Azaghal. Temos certeza de que será um sucesso e muitos outros ainda virão”.

Mercado aquecido

O desenvolvimento e lançamento de Ruff Ghanor mira um mercado aquecido no Brasil. Desde 2021, o país é considerado o maior mercado de videogames da América Latina, de acordo com o relatório de entretenimento e mídia da PwC 2022-2026. A previsão do estudo é que a receita do setor deve duplicar até 2026 e chegar a 2,8 bilhões de dólares. Segundo a consultoria Newzoo, atualmente, o Brasil é o décimo maior mercado de games do mundo, com mais de 100 milhões de jogadores.

Segundo o levantamento, o boom no setor começou em 2021, quando a área cresceu 27,4%. Os jogos para PC são os mais comuns no mercado e geraram uma receita de 256 milhões de dólares naquele ano, com previsão de crescer para 316 milhões em 2026, segundo a consultoria. 

A indústria de jogos no país é formada majoritariamente por pequenas e médias empresas, principalmente desenvolvedoras independentes, criadoras de jogos para plataformas móveis e PC. A Pesquisa da Indústria Brasileira de Games, realizada pela Abragames, estima que, entre 2014 e 2018, o número de desenvolvedoras cresceu por volta de 167%, e que, nos quatro anos seguintes, esse aumento tenha sido de 152%. Os gêneros mais populares no Brasil e que alimentam o setor, segundo a PwC, são os games de aventura, ação, RPG, esportes, simuladores e jogos casuais.

Segundo a última edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), lançada em 2023, 70,1% da população brasileira afirmam jogar algum tipo de game e 82,1% dos brasileiros consideram que os jogos eletrônicos são uma de suas principais formas de diversão. A Newzoo aponta que os gamers do Brasil gastaram cerca de 2,7 bilhões de dólares no setor em 2022.

Sobre o Jovem Nerd

O Jovem Nerd é um dos maiores hubs de conteúdo do Brasil, com podcasts e videocasts consagrados como o Nerdcast, Nerdoffice, Nerdplayer, Lá do Bunker, Mau Acompanhado, Caneca de Mamicas e Nerdologia. Além disso, possui o braço editorial NerdBunker, site que cobre notícias da cultura pop. O Jovem Nerd é uma parceria dos amigos Alexandre Ottoni, e Deive Pazos que, há 21 anos no mercado, criam conteúdo e uma aliança fiel com a audiência. A dupla ficou entre os Top 5 do ranking de personalidades web mais influentes de acordo com o IPSOS, um dos mais conceituados institutos de pesquisa de mercado e opinião pública do mundo. Alexandre Ottoni e Deive Pazos também são fundadores da Nonsense Creations, empresa que, assim como o Jovem Nerd, agora faz parte do grupo Magazine Luiza.

Sobre o Magalu Games

A produtora de jogos Magalu Games foi criada com o intuito de dar mais opções ao público em termos de jogos divertidos, aconchegantes e para fomentar aqueles momentos de desestressar. O projeto de construção e desenvolvimento da empresa começou em 2021 como publisher para alguns estúdios brasileiros e logo após, decidiram entrar com tudo na área de desenvolvimento de jogos. Apaixonados por jogos, o Magalu Games é uma empresa que convida ao novo, ao divertido e a tudo o que é mágico.

Sobre a DX Gameworks

A DX Gameworks é uma publicadora e desenvolvedora de jogos que ajuda os jogos a serem bem-sucedidos fornecendo estrutura, serviços de desenvolvimento, consultoria de design e muito mais. A empresa não recupera os custos para garantir que todos se beneficiem do sucesso de um jogo. Para saber mais sobre a DX Gameworks e seus títulos, visite DX Gameworks Website.

bottom of page