Senac em Minas participa da Semana da Gastronomia Regional, no Rio de Janeiro
- Rodrigo Carvalho

- há 3 dias
- 3 min de leitura

O Senac em Minas, que integra o Sistema Fecomércio MG, estará em destaque na Semana da Gastronomia Regional, realizada pelo Departamento Nacional do Senac, no Rio de Janeiro, no dia 26 de novembro, no Restaurante-Escola Senac Downtown. Neste ano, a participação dos mineiros terá como tema: Papel do Senac na construção do produto gastronômico Queijo Minas Artesanal (QMA).
Para promover a cozinha de Minas, o Senac preparou um cardápio especial com alguns dos sabores típicos, que estarão disponíveis para os convidados no serviço de buffet.
Para abrir o apetite, o menu começa com pão de queijo recheado de requeijão de raspa e chutney de pimenta biquinho, como Amuse bouche (mini-petisco). Em seguida, os participantes poderão se deliciar com quatro opções de entradas frias: salada de couve com abacaxi grelhado e alho crocante; curau salgado de milho verde com crispe de couve e bacon; mousse queijo fresco chutney de pimenta biquinho e maionese de batata com ovos.
Como pratos principais, os convidados poderão saborear: Tilápia no fubá, Galinhada, Rabada com agrião, Canjiquinha com costelinha, Frango com quiabo, Torresmo (de toucinho de barriga), Linguiça de pernil-da casa. Como guarnições, estarão disponíveis: Tutu bêbado com ovos, Guisado de legumes, Farofa de feijão andu, Macarronada da roça com queijo curado, Tropeiro caipira, Angu de fubá branco de Barbacena, Arroz marimbondo (prato completo que combina linguiça calabresa e bacon com arroz, feijão rajado e diversos vegetais refogados com ervas no azeite) e Puré de abobora tostada.
E para finalizar, os participantes poderão provar deliciosas opções de sobremesas tipicamente mineiras: Rocambole de doce de leite, Mineiro de botas (queijo mineiro com banana e calda de açúcar), Doce de queijo da canastra em calda, Doce de abóbora em calda, Doce de mamão (ou Cidra), Bolo curau, Compota de morango com creme de queijo, Canudinho com doce de leite, Doce de leite em pedaços, Romeu e Julieta (queijo com goiabada).
Aula-Show
Além das de opções de buffet, também no dia 26, das 19h às 21h, a equipe do Senac vai realizar a Aula-Show Degustação Guiada dos Queijos e vinhos mineiros. Na atividade, os participantes vão desvendar as transformações dos queijos conforme as regiões e os modos de fazer e ainda conhecer algumas das uvas mais emblemáticas de Minas. Serão preparadas para a degustação receitas de Esfera de queijo com tomate e manjericão, harmonizado com vinho Sauvion Blanc; Raclette com moranga caramelizada, quiabos tostados e picles de maxixe, harmonizado com vinho rosê e Fondue de Goiabada cascão com vinho acompanhado de Queijo curado, harmonizado com vinho de sobremesa.
Para preparar essas delícias na capital fluminense, compõem a equipe mineira Ronie Peterson Costa, Especialista de Gastronomia; Mauro Cesar de Paula, chef executivo do Hotel-Escola Senac Grogotó; Jefferson Souza, docente de Gastronomia, e Maria José da Silva, cozinheira do Hotel-Escola Senac Grogotó.
Sobre a Fecomércio MG e o Senac em Minas
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade, há 86 anos. Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários(as), empresários(as) e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
O Senac em Minas atua conectado às tendências globais para oferecer educação profissional de qualidade, orientada pelas demandas do comércio de bens, serviços e turismo, além dos princípios de inovação, inclusão e sustentabilidade. Seu portfólio de cursos – ágeis, técnicos, graduação e MBA – é desenvolvido com base em pesquisas e contatos diretos com o mercado, permitindo itinerários formativos flexíveis. Com 42 unidades físicas e 14 móveis que reproduzem ambientes de aprendizagem, o Senac atende diversos segmentos, como saúde, gastronomia, tecnologia, gestão, moda e turismo, garantindo uma formação diferenciada e alinhada às necessidades do mundo do trabalho.
A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.










Comentários