Syrah, Shiraz, Sirah ou Sirac? O importante é comemorar o seu dia com uma boa taça na mão
top of page

Syrah, Shiraz, Sirah ou Sirac? O importante é comemorar o seu dia com uma boa taça na mão

Existem muitos mitos sobre a origem do Syrah (ou Shiraz). Alguns acreditam que foram os romanos que a levaram ao sul da França, mas outros afirmam que o berço do Syrah era a antiga Persa. Mas o que importa é que a uva Syrah obteve popularidade na França, particularmente no vale do Rhône, situado no sudeste da França. Após um longo período de incerteza, em 1999 uma análise de DNA da uva conferiu resultados sobre sua procedência. Assim, descobriu-se que ela provém de dois tipos de uva que nunca ficaram populares no universo do vinho: a Mondeuse Blanche e a Dureza.


Os principais países onde esta variedade é cultivada são a França, Austrália, Espanha, Argentina, África do Sul, Estados Unidos, Itália e Chile. A Syrah pode expressar diferentes características no aroma e no paladar, dependendo do terroir onde é cultivada, e também do objetivo do enólogo. Em sua maioria, gera vinhos de corpo médio a encorpado, com taninos perceptíveis, boa acidez, notas de frutas negras e pimenta.


E viva a aniversariante do dia!

Assim, deixo a sugestão de vinhos encontrados na loja Total Wine Sudoeste,

com diversos valores para brindar o dia!


Maray Gran Reserva Syrah é um vinho de cor vermelho rubi intenso, com aromas florais e toques de baunilha, especiarias como pimenta rosa, toques defumados e minerais. Na boca é redondo, com taninos sedosos, equilibrados e boa estrutura. Possui um equilíbrio perfeito entre acidez e fruta abundante.



Roxo profundo, com nuances púrpura e profunda. Aroma elegante, frutado e picante uma vez, que incluem amoras, cerejas e geléia de ameixa, misturados com aromas doces, maduros, com notas sutis de chocolate. Paladar de grande estrutura, complexo, corpo generoso bem equilíbrio e uma boa acidez, levemente fumado, mas, ao mesmo tempo, longo e muito persistente. Além disso, apresenta taninos maduros e suaves dando a redondeza do vinho. Pode ser bebido imediatamente ou armazenado por 5 a 8 anos.


O vinho Kumala shiraz apresenta notas de frutas vermelhas como cereja e framboesa.

Ideal na companhia de carnes vermelhas grelhadas e massas com molhos vermelhos.

No entorno da mais famosa e fotografada montanha da África do Sul, a Table Montain, na Cidade do Cabo, há terras e clima perfeitos para o cultivo da vitis-vinífera e para a produção de vinhos de alta qualidade.


Lá é a casa da Kumala, onde o famoso e premiado enólogo sul-africano Bruce Jack produz vinhos deliciosos e cheios de caráter, que conquistaram paladares mundo afora e hoje estão entre os mais exportados da África do Sul.


Bruce entende que o vinho deve ser algo simples, que proporcione prazer e encantamento aos momentos e às refeições da vida cotidiana. E, é com esse propósito que ele produz os vinhos Kumala.



Abrir um Yellow Tail Shiraz e se deliciar com um vinho tinto de cor rubi intenso. Seu aroma traz especiarias, alcaçuz e geleia de frutas vermelhas, que explodem na boca em sabores de frutas pretas, baunilha e doçura equilibrada com taninos suaves. Seu envelhecimento de 4 meses em carvalho dá ainda mais sabor ao vinho. Harmonize-o com carnes vermelhas, queijo e massas com molho vermelho. Proveniente da Austrália, na região South Eastern, o Yellow Tail Shiraz é a escolha perfeita para qualquer ocasião e um ótimo custo benefício.


Terrazas Reserva Syrah 2020. Frutas negras, ameixa, especiarias, amadeirado, toques terrosos e de baunilha. Encorpado, frutado com nuances de especiarias, elegante, taninos presentes, acidez média para alta, agradável frescor, final longo.


Opte por comidas mais estruturadas, carnes vermelhas assadas, ensopadas ou defumadas, molhos mais intensos, à base de tomate e/ou especiarias, e queijos duros. Dicas: costela ao molho barbecue, risoto abóbora com carne seca crocante, quibe de forno de berinjela com queijo e especiarias


Até a próxima sexta-feira!

bottom of page