Torneio de futebol indígena reúne 16 delegações de povos originários
- há 30 minutos
- 2 min de leitura

Entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março, Belo Horizonte recebe a primeira edição do torneio Gol Pelo Clima, que vai reunir 16 delegações de povos originários em uma competição de futebol com equipes masculinas e femininas. Gratuito e aberto ao público, o evento será realizado no Estádio Mário Ferreira Guimarães, conhecido como Baleião - sujeito a lotação.
A competição, organizada pela SIFBA (Seleção Indígena de Futebol do Brasil e das Américas), tem como proposta fortalecer o protagonismo indígena na luta contra a crise climática, além de promover a igualdade de gênero e a inclusão por meio do esporte.
Ao todo, participam oito equipes masculinas e oito femininas. Dessas, há representantes dos povos Xakriabá, Pataxó, Pataxó Hã-Hãe, Xukuru Kariri, Krenak, Maxakali, de Minas Gerais. Assim como a delegação convidada Xunaty, de Brasília.
A programação inclui atividades noturnas, com apresentações que celebram a diversidade e a arte indígena, além de bandas periféricas e locais. Entre os convidados previstos estão a deputada Célia Xakriabá- uma das grandes apoiadoras do evento-, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, o DJ Alok e o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho.
O evento conta com a parceria do Etnias.site, uma rede social digital indígena, Instituto Alok, Museu da Pelada e Futverso.
Serviço:
Dia 1 (25 de fevereiro)
09h - Cerimônia de Abertura
11h - Início dos Jogos
Dias 2 e 3 (26 e 27 de fevereiro)
08 às 19h - Continuação dos jogos do torneio
Dia 4 (28 de fevereiro)
Disputas de terceiro e quarto lugar
Dia 5 (1º de março)
À tarde - Finais
Após as 18h - Cerimônia de Premiação (duração de 1h)
Programação noturna
A partir do dia 3 (27/02), haverá atividades culturais para celebrar a diversidade e a arte indígena regional, além de apresentações de bandas periféricas e locais, das 20h às 23h
Equipes confirmadas
Naô Xohã Arakuã FC, Índio Gavião, Deportivo Pataxó, Associação Atlética Indígena Krenak, Xucuru Kariri Caldas, Esporte Indígena Xakriabá, Renascer Wakonã FC, representantes dos povos Xakriabá, Pataxó, Pataxó Hã-Hãe, Xukuru Kariri, Krenak, Maxakali, de Minas Gerais. Assim como a equipe indígena Xunaty, de Brasília













Comentários