Trânsito será alterado para o Réveillon na Prainha e no Pontão do Lago Sul
- Rodrigo Carvalho
- há 2 horas
- 2 min de leitura

O trânsito nas imediações da Prainha (Praça dos Orixás) e do Pontão do Lago Sul terá alterações durante os eventos de Réveillon para garantir a segurança e a fluidez viária dos milhares de participantes que devem celebrar a virada do ano nesses pontos à beira do Lago Paranoá. As intervenções começam às 14h desta terça-feira (30) e seguem até a madrugada de quinta-feira (1º de janeiro).
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) coordenará o esquema especial, com apoio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e do 5º Batalhão da Polícia Militar. A ação inclui o controle do tráfego, bloqueios e orientação a motoristas e pedestres nas rotas de acesso aos locais dos eventos.
Alterações e pontos de controle
Para a Prainha, serão montados dois pontos de controle de trânsito (PCTrans) nos acessos à Praça dos Orixás vindos da Ponte Honestino Guimarães e da via L4 Sul. Nesses pontos, agentes vão impedir o acesso de veículos, orientar travessias de pedestres e coibir irregularidades, como estacionamento inadequado e direção sob influência de álcool.
Os agentes atuarão em diferentes frentes:
Das 14h de terça-feira às 3h de quarta-feira, com patrulhamentos e demonstrações;
Das 14h de quarta às 3h de quinta-feira, com controle efetivo do tráfego;
Das 3h às 15h de quinta-feira, com reforço de patrulhas.
Na área do Pontão do Lago Sul, o estacionamento será permitido ao longo do acostamento da via sentido Lago Sul, logo após a Ponte Honestino Guimarães, entre 16h de quarta e 4h de quinta-feira. Já o estacionamento no canteiro central está proibido, e veículos em desacordo com a sinalização podem ser multados ou removidos.
Segurança e fluxo
Para evitar formação de filas duplas e atropelos, serão implantadas travessias de pedestres sinalizadas e cercas que direcionam o fluxo de veículos nas áreas de acesso ao Pontão. Painéis de mensagem também serão colocados para orientar os motoristas sobre as regras de estacionamento e circulação.
A operação especial de trânsito integra as ações para garantir que os eventos de Réveillon ocorram com ordem e segurança, sem comprometer o fluxo nas principais vias de acesso às áreas de festejo.
—Com informações da Agência Brasília e Detran-DF.






