Vacinação contra Covid é liberada para crianças de 3 anos no DF
top of page

Vacinação contra Covid é liberada para crianças de 3 anos no DF


No início do mês de julho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a aplicação de CoronaVac em crianças de 3 a 4 anos. Desde o início da campanha, só foram vacinadas até hoje crianças de cinco anos ou mais com doses da Pfizer no DF.

Após a liberação da Anvisa e do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) confirmou que as doses de CoronaVac para esse público começaram a ser distribuídas em Brasília, nesta segunda-feira (18/7). Além do DF, outras capitais como a de Fortaleza (CE), Salvador (BA), São Luiz (MA), Boa Vista (RR), Belém (PA) e Manaus (AM) já iniciaram a campanha de imunização.

O pediatra Henrique Gomes alerta que toda campanha de vacina na faixa etária pediátrica deve ser acompanhada com atenção pelos pais e responsáveis, mesmo que a doença esteja com baixo índice de contaminação em crianças nos últimos meses. “Não há o que temer em relação aos efeitos colaterais nos pequenos, a formulação da vacina é a mesma tomada pelos adultos durante a pico de contaminação na pandemia. Quando há alguma reação, na maioria das vezes está relacionada à dor na região da picada, leve coriza e/ou dores no corpo”, afirma o pediatra.

Para a imunização dessa faixa etária, o esquema vacinal será de duas doses e terá um intervalo de 28 dias entre elas, conforme aprovação da Anvisa. Ao escolher o local mais próximo para ir tomar a dose, é necessário apresentar documento de identificação tanto dos pais ou responsáveis quanto da criança, além do cartão de vacinação do menor.

Abaixo, a lista de locais de vacinação contra a Covid-19 para crianças no DF:

Sobre o Dr. Henrique Gomes – Médico pediatra da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal desde 2008, Henrique é pós-graduado em Lato Sensu em Doenças Funcionais e Manometria do Aparelho Digestivo no Hospital Israelita Albert Einstein. Residência médica em pediatria pelo HMIB (2006 e 2007), além de atuação na área de gastropediatria pelo HBDF (2008 e 2009), o profissional atua na área de Gastroenterologia Pediátrica, especialidade que auxilia o pediatra na assistência de crianças e adolescentes portadoras de sintomas relacionados ao aparelho digestivo, como náuseas, vômitos, diarreias, alergias aos alimentos, dores abdominais, constipação intestinal, entre outros.

Atualmente é médico pediatra da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal desde 2008; médico pediatra do Grupo Santa (Hospital Santa Lúcia Sul e Taguatinga) e médico pediatra das clínicas PedCare e Le Petit.

Acompanhe o profissional no Instagram: https://www.instagram.com/meumedicopediatra/


bottom of page